" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Documentário: A guerra contra Democracia - (The War on Democracy)

Mais um fantástico e impressionante documentário de John Pilger, que nos "bombardeia" com informações que nos são omitidas o tempo todo.
 O documentário começa com os acontecimentos na Venezuela, seguindo a linha de "A revolução não será televisionada", "Puente Llaguno" e "Ao Sul da Fronteira", mostra a "guerra" que o presidente da Venezuela, comandante Hugo Chávez, e o povo venezuelano,  tiveram que vencer, disputando contra poderosos opositores como a imprensa nacional e internacional e a propaganda negativa e demonização de Chávez, derrotaram todos os adversários, principalmente a CIA e o governo dos EUA. O documentário mostra a união de um povo esclarecido, os feitos da Revolução e a derrota de todos os orquestrantes de todas as armações contra a democracia da Venezuela!

Na sequência o documentário traz uma verdadeira aula de história que nos foi escondida nas salas de aula, claro, trazendo fatos que revelam o que já estamos cansados de saber,(pelo menos eu estou, e você?) as garras do império agindo as escuras e orquestrando golpes de estados e muita desgraça no continente latino-americano.
O documentário traz uma lista com os cerca de 50 países invadidos ou que sofreram interferência dos EUA em seus governos.

Na Guatemala, , a participação da United Fruit na pobreza imposta ao país levou a vitória do então, "Hugo Chávez" da época, o presidente eleito,  Jacob Arbenz. O resultado milhares de mortos, bombardeios por aviões estadunidenses e a derrubada ao estilo conhecido até hoje,( humilhante) do então presidente em nome da "liberdade" do país.

Cuba e a revolução são abordadas assim como a influência e tentativa de desestabilização da revolução, e também a industria do medo criada pelos EUA.

Na sequencia destaque para o Chile e a queda do Presidente esquerdista eleito democraticamente Salvador Allende e a inclusão da ditadura sanguinário de Pinochet, e todos os acontecimentos macabros do Chile, com instrução direta da CIA, inclusive treinamentos de Torturas e etc. O que não foi diferente em outros países da América Latina na década de 70.

O documentário nos leva a uma viagem pelo país mais pobre da América do Sul, que ironicamente, foi um dos que possuíam mais riquezas. A pobre e explorada Bolívia, também teve seu passado sombrio, explorado pelos poderosos imperialistas, com a chegada de Evo Morales (que também sofre do mesmo problema de Chávez, a demonização midiática, e ataques e sabotagens da CIA) a esperança começa a brotar naquele país tão sofrido.

Fechando esta obscura aula de história, ainda passamos pela Nicarágua e voltamos para a Guatemala com mais algumas historias sombrias de torturas e acontecimentos.
O documentário trás ao longo de seu roteiro entrevistas com ex-agentes da CIA, mostrando algumas situações que são relevantes e contradizem aqueles que acham que quando falamos em obras da CIA, estamos promovendo "teorias da conspiração"...
Finalizando o documentário temos uma bela lição da "democracia" que eles impões a nós.
É um documentário realmente imperdível, super recomendo também...





Título Original: The War On Democracy
Em DVD - 21 de Maio de 2007 (Mundial) 94 min  -
Direção: Christopher Martin (VI), John Pilger, Sean Crotty
Roteiro: John Pilger
Produtores: Christopher Martin (VI), David Blake, Michael Watt, Scott Young, Wayne Young
Países de Origem: Austrália, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Estreia Mundial: 21 de Maio de 2007






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...