" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Exposição Instrumentos Medievais de Tortura - Período da Inquisição



Está em exposição em Curitiba, no Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão )  a exposição internacional Instrumentos Medievais de Tortura, Período da Inquisição. A esposição que já percorreu mais de 10 países e teve mais de um milhão de visitantes tem um acervo de mais de 50 peças entre as quais estão originais, réplicas e restaurações de instrumentos que eram utilizados para torturar pessoas do século XIII até o XVII.

Eu estive nos Museus da Inquisição de Lima, no Peru e de Cartagena, na Colômbia, algumas das peças eu já tinha visto nesses museus, mas essa exposição traz muitas outras que eu nunca tinha visto, eu achei realmente muito interessante a exposição, tanto que fiquei muito tempo dentro do museu, fotografando e lendo absolutamente tudo sobre as maquinas de tortura. No Peru fiz o mesmo e o segurança do museu já estava me cercando, como se me fala-se to te vendo, rsrs. Aqui em Curitiba, não foi diferente pelo tempo dentro da exposição fui abordado pela própria organizadora da exposição que me perguntou se eu era jornalista, eu respondi que tinha um blog e ela gentilmente mostrou e apresentou várias informações, curiosidades e características da exposição. Ainda me contou que a exposição teve diversas peças roubadas no transporte de Buenos Aires (último local da exposição) até Curitiba.
Eu realmente recomendo a visita que é muito interessante.

Trazida da Itália por um grupo de colecionadores europeus, a exposição é reconhecida pelo Ministério Cultural de Patrimônio Italiano e tem como objetivos passar ao público, como memória histórica, a extensão da crueldade institucionalizada e gerar conscientização contra a tortura e a favor da liberdade de pensamento.

A Inquisição foi uma instituição eclesiástica criada na Idade Média (século XIII) pela Igreja Católica. Era um sistema de controle social por meio de um policiamento organizado, especialmente criado para pesquisar e punir os indivíduos considerados ameaças às doutrinas e dogmas da instituição católica mediante um tribunal específico (Santo Ofício). Também impedia a difusão de novas ideias no âmbito científico e cultural, e era usado como instrumento de aniquilação dos adversários políticos.

Os suspeitos eram perseguidos, torturados cruelmente e condenados a diversas penas, desde prisão temporária, perpétua e, em casos extremos, com a decapitação e morte em fogueiras construídas em praças públicas.

A mostra, que passou por países como Rússia, Alemanha, Espanha, Polônia e Portugal, e recentemente esteve em Buenos Aires, na Argentina, também aborda grandes personagens da história, como Joana d’Arc, perseguida e morta em 1431, Nicolau Copérnico, censurado ao apresentar a teoria heliocêntrica, e Galileu Galilei, condenado à prisão e obrigado a reportar-se por sustentar a mesma teoria de Copérnico.

A “virgem de Nuremberg” ou “donzela de ferro”, o banco de estiramento, o triturador de cabeças e a cadeira inquisitória são alguns dos aparelhos criados com o objetivo de torturar, humilhar e conseguir confissões dos considerados hereges pela Santa Inquisição e que estarão expostos no MuMA.

Serviço:
Instrumentos Medievais de Tortura, Período da Inquisição
Local: Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMA – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430).
Data: 2 de julho a 6 de outubro de 2013
Horário: de terça a domingo, das 10h às 19h.
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada)
Informações: (41) 3329-2801 / Informações para a imprensa: Aurora Lopes – (41) 9776-7370


Deixo aqui alguns dos instrumentos de tortura:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...