Com 30 anos de estrada o Cólera é uma das bandas pioneiras do Punk Rock nacional, foi a primeira banda de rock a fazer uma tour pela Europa, fato que abriu as portas para outras grandes bandas fazerem sucesso no exterior, suas letras expressam mensagens sobre paz, meio ambiente e positivismo. Confira a entrevista que fiz com Redson Pozzi vocalista e guitarrista da banda!
-O Cólera foi criado no ano em que eu nasci, em 79, é uma das bandas pioneiras do punk no Brasil, qual a causa do surgimento do Cólera?
RÉDSON- Surgimos da vontade de fazer um som que nos empolgasse de verdade e a quem se identificasse também. Não começamos como banda punk, fazíamos um country rock, como é possível conferir no CD “Primeiro Sintomas” (2006-Devis Discos). Depois de ouvir The Clash, começamos entender melhor nossa postura.
-Como você conheceu o Punk?
RÉDSON- Escutei o álbum coletânea da revista Pop, com Ramones, Ultravox (meu preferido do álbum); London, The Jam, e muitas outras bandas legais.
-O que representava o movimento Punk em 79 e o que é o movimento hoje?
RÉDSON- Não sei se posso explicar isso sozinho. Mas posso dizer o que era e é pra mim;
No início foi a sintonia da idéia surgida no hemisfério norte, do FAÇA VOCE MESMO! O punk rock era uma atitude onde todo som, visual e ação voluntária de fazer um som, era válido. Bandas faziam desde letras falando suas idéias sobre a vida, a cidade, qualquer coisa; e ainda montavam seus próprios selos, lançando a própria banda e outras de colegas. Hoje, temos uma presença significativa do FAÇA VOCE MESMO por todo o Brasil. Estamos na Tour de 30 Anos por todo o país, e é isso que temos encontrado; muitas bandas, de vários gêneros de rock, no FVM. Hoje temos mais recursos, isso ajuda quando bem aproveitado.
-Vocês foram a primeira banda nacional de rock a fazer uma tour pela Europa, fato esse que abriu as portas para outras bandas do Brasil fazerem sucesso lá fora, como você descreve está experiência?
RÉDSON- Alucinante. Fizemos mesmo. Saímos em fevereiro de 1987 do Brasil com 18 shows marcados para 3 meses de tour. Terminamos com 56 shows realizados em 5 meses de tour por 10 países europeus. Hoje, as bandas de lá, só querem vir pra cá!!!
-Eu pessoalmente gosto muito do Cólera por suas músicas permitirem que se entendam as letras sem precisar pegar o encarte pra ler, somente ouvindo mesmo... Existe uma preocupação quanto a isso?
RÉDSON- Sim. Na hora de gravar ou de acertar o som ao vivo, isso pesa muito. Clareza em tudo.
-Um dos propósitos do Cólera é passar em suas letras mensagens positivas que falam principalmente sobre meio ambiente e paz no mundo, é uma tentativa de abrir a mente das pessoas e conscientizá-las sobre fatores de fundamentais importância, como você avalia o impacto da música sobre as pessoas?
RÉDSON- Positivo. Muitas bandas, zines, eventos, ativismo, acontecem e de alguma forma, a música influencia mesmo. Estamos em meio a uma cultural revolução.
-“Sua vida, minha vida, nossa vida dependem do verde”, mas mesmo assim as pessoas não adquirem consciência sobre isso, a situação do planeta fica mais critica a cada dia, com reações cada vez mais evidentes (enchentes, seca, terremotos, tsunamis, etc.) e a degradação ao meio ambiente feita pelo homem não diminui, qual sua opinião sobre isso?
RÉDSON- Acorde!!!
Viver cada segundo intensamente e não esperar nada dos outros e muito de si mesmo.
-Qual sua opinião sobre a política estadunidense?
RÉDSON- Doente.
-Qual a música que você mais gosta de tocar? Por quê?
RÉDSON- Depende da época. Atualmente tem sido Águia Filhote, porque a galera canta junto do início ao fim.
-Existe algum projeto novo?
RÉDSON- Um CD só de inéditas e com uma ópera, que vai se chamar: Acorde!Acorde!!Acorde!!!
DVD de 30 anos e falta ainda a tour de 30 anos passar pelo nordeste e centro-oeste.
-Quais os próximos show do Cólera?
RÉDSON- 05/12 = Sesc Pompéia
19/12- Festival Rock Humanitário em Cabo Frio-RJ
-Quer deixar algum recado praqueles que estiverem lendo esta entrevista neste blog aqui???
RÉDSON- Quando me perguntam, “o que é punk”, eu me sinto seguro em saber a resposta;
“Faça você mesmo!”
CÓLERA - “Deixe a Terra em Paz!” – Direção: Márcio Pulga / Luz: Lula Maluf)
Saiba mais sobre o CÓLERA:
SITE OFICIAL - www.colera.org
MYSPACE - myspace.com/coleraoficial
Poxa bem antigo o grupo, mas nunca ouvi falar n!
ResponderExcluirhttp://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/12/tall-man.html
que massa essa banda, gostei muito da música do video "deixe a terra em paz", muito bom ter bandas com letras inteligentes, que façam as pessoas pensarem sobre as coisas do nosso mundo, que esta indo pra fita! vou dar uma pesquisada melhor no material da banda!
ResponderExcluirabraço!
nunca tinha escutado, mas fiquei entrigado
ResponderExcluiracho q vou procurar mais
XD
se puder, passa lá
http://oarlecrim.blogspot.com
porra Cólera é do caralhooooooooo!!!!a melhor banda do Brasil!
ResponderExcluirJP_SP
parabéns pela entrevista! banda clássica
ResponderExcluirabraço
Nunca ouviram Cólera?? AAAAAAAAAAAAAA
ResponderExcluirporra, quem nunca ouviu Cólera tem que se enterrar vivo, a melhor banda de punkrock do Brasil!
ResponderExcluircólera é foda demais,"faça você mesmo" muito bem, façamos nossa parte!!!!!!!!
ResponderExcluirO verdadeiro punk nacional
ResponderExcluirValeu pela entrevista com essa banda clássica. Também fiz uma longa entrevista com eles. Confira em www.pervitinfilmes.blogspot.com. Parabéns!!
ResponderExcluirSandro Neiva
muito de fuder eu escutaav qdo era fitinhas aparecia em alagoinhas mas um salve libertario pra todos escutem o som as letras estao ai nos dias de hoje um vira volta
ResponderExcluiradolescentes fo massa o show palco do rock em salvador e simoes filho e valença
abraço pra todos.
acorde acorde acorde mundo animal no cd do colera
ResponderExcluirTinha um amigo meu que escutava muito Bad Religion e Sex Pistons. Já tinha ouvido ele falar do Colera, mas nunca tinha prestado atenção. Gostei muito também, bem original. E dá para entender as letras numa boa.
ResponderExcluir