" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

***COMPORTAMENTO: HAITI***---> Uma história que não começou agora!

OLÁ AMIGOS, ENCONTREI UM ARTIGO ESCRITO EM UM OUTRO BLOG QUE É DE FATO MUITO INTERESSANTE ESTOU POSTANDO AQUI NO LOCO MUNDO TAMBÉM! SE REFERE AO HAITI E UMA COISA QUE SEMPRE POSTO PORAQUI INTERESSES DO PAÍS LÁ DO NORTE...
RECOMENDO A LEITURA E UMA VISITA AO BLOG EM QUE SE ENCONTRA ESTE POST O BLOG DA CONVERGÊNCIA




O TÍTULO DO POST É: O Epicentro é Washington...



SEGUE O ÓTIMO POST

>>>
"
O mundo ficou perplexo com a declaração do presidente da Venezuela Hugo Chávez de que os Estados Unidos seriam os responsáveis pelo terremoto no Haiti. Não estou aqui fazendo defesa de Chávez, mas parei para pensar um pouco e descobri que ele não está tão louco assim.


É uma pena que o mundo só presta atenção em determinadas situações quando acontece uma desgraça, agora a atenção do mundo está focada no Haiti. Mas vamos fazer um resumo da história haitiana desde 1804 para vermos como realmente os Estados Unidos são o epicentro do terremoto político e econômico no Haiti.

Em 1804, houve a primeira e última revolução escrava vitoriosa da história, a primeira república negra do mundo, a primeira nação independente da América Latina, que se converteu em pedra angular de todas as outras revoluções. Mas precisou esperar 60 anos até que o governo de Abraham Lincoln a reconhecesse, depois da Guerra Civil nos EUA.

Em 1915, os Estados Unidos invadiram o país e se apoderaram do banco central e do governo. Passaram-se 19 anos até 1934; depois instalaram a Garde d'Haiti, a Guarda do Haiti, que funcionou como um braço, para proteger os interesses dos EUA no país. A ocupação levou, em 1957, à ditadura de François "Papa Doc" Duvalier que, quando morreu (em 1971), delegou seu título de presidente vitalício a seu filho, Jean-Claude Duvalier.

Os EUA sempre apoiaram a todos estes governos por razões geopolíticas. O Haiti se constituiu ponto estratégico contra o "expansionismo comunista" procedente da vizinha Cuba. Por isso os EUA sustentaram e apoiaram militar e economicamente aos regimes Duvalier, apesar da oposição do povo haitiano.

E, depois de 1986 (quando o regime dos Duvalier foi deposto por uma insurreição popular), os EUA se deram conta de que esse modelo estava criando diversas revoluções, na América Latina, e optaram por eleições de fachada para instalar dirigentes presumidamente mais democráticos, mas eram eleições compradas.

Porém o Haiti foi o primeiro país latino-americano a derrotar o sistema eleitoral imposto pelos estadunidenses e elegeram um padre pobre, Jean Bertrand Aristide. Que declarou a segunda independência do Haiti, por que o país queria se tornar independente do domínio dos Estados Unidos e da França. Depois de oito meses um golpe de estado o tirou do governo e o mandou para o exílio por três anos. Em 2004, Aristide foi eleito novamente e foi também seqüestrado pelas Forças Armadas e de espionagem dos Estados Unidos e enviado para um país do centro da África. Condolezza Rice já declarou que Aristide não pode sequer voltar ao hemisfério norte.

Enquanto tudo isso acontecia era fabricado um povo miserável, um terremoto político e econômico causado pelos norte-americanos. Como sempre gosto de deixar uma pergunta, lá vai: Será que não estão se aproveitando da situação do terremoto para uma nova invasão?


"
<<<

POIS É, DURANTE ANOS A POPULAÇÃO DO HAITI SOFREU COM A POBREZA CAUSADA POR INTERESSES DE ALGUNS,NUNCA NINGUEM DEU A MÍNIMA PARA O POVO, PELO CONTRARIO, DURANTE ANOS APÓS A INDEPENDENCIA O HAITI PAGOU POR TER SIDO O PRIMEIRO PAÍS NEGOR A SE DECLARAR INDEPENDENTE, ALÉM DE TUDO QUE FOI CITADO NO TEXTO ACIMA... AGORA COM ESTÁ TRAGÉDIA QUE PODE TER SIDO UMA CRIAÇÃO DELES -- SAIBA MAIS --- OU NÃO, ELES APROVEITAM PARA RETOMAR O CONTROLE DO PAÍS, COM LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA.
SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER...




DEPOIS EU E O CHAVEZ QUE SOMOS LOUCOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...