" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quinta-feira, 8 de abril de 2010

***INFORMAÇÃO: CURITIBA***--> A cidade mais sustentável do mundo!


Mais uma vez minha cidade querida me enche de orgulho, desta vez com um prêmio que sem dúvida é uma grande honra para a cidade, para o estado do Paraná e também para o Brasil!
Curitiba ganhou o prêmio Globe Award Sustainable City, que elege a cada ano a cidade mais sustentável do mundo. O prêmio é organizado pelo Globe Forum, da Suécia. “O desenvolvimento sustentável é um dos grandes desafios da atualidade e do futuro do planeta. Este prêmio é um reconhecimento internacional às ações de Curitiba em prol da sustentabilidade”, disse o prefeito Luciano Ducci, que receberá o prêmio no dia 29 de abril, em cerimônia no Museu Nórdico de Estocolmo. A eleição de Curitiba foi unanimidade entre os jurados.
O objetivo do prêmio é destacar cidades com excelência em desenvolvimento urbano sustentável e torná-las exemplos positivos para outras cidades. Além de Curitiba, as finalistas eram Sydney, na Austrália; Malmö, na Suécia; Murcia, na Espanha; Songpa, na Coreia do Sul; Stargard Szczecinski, na Polônia. Este é o segundo prêmio mundial vencido por Curitiba neste ano. Em janeiro, a cidade ganhou o Sustainable Transport Award, em Washington, pela implantação da Linha Verde.


“Eu parabenizo Curitiba por este prestigiado prêmio de cidade mais sustentável de 2010. É uma vencedora muito sólida, com um plano holístico que integra todos os recursos estratégicos conectados com inovação e sustentabilidade futura”, disse Jan Sturesson, presidente do comitê de jurados do Globe Award.
“O comitê reconhece, por unanimidade, que Curitiba demonstrou grande profundidade no nível de entendimento da essência para o desenvolvimento sustentável de uma cidade, nas políticas públicas e na implementação das ações”, afirmou em nota oficial o comitê de jurados.


Afirmou ainda o comitê: “Particularmente, a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade é bem delineada e gerenciada numa clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural, econômica e social.”
O júri avaliou itens como preservação de recursos naturais; bem-estar e relação social nas cidades; inteligência e inovação nos projetos e programas; cultura e lazer; transporte; confiança no setor público e gerenciamento financeiro e patrimonial. O carro-chefe do case apresentado por Curitiba ao comitê foi o programa Biocidade, que integra a questão ambiental a todas as ações do Município.
O júri é formado por Jan Sturesson, do World Economic Forum, na Suécia; Lawrence Bloom, membro do Programa Ambiental da ONU; Marilyn Hamilton, fundador da Integral City Meshworks Inc.; C. S. Kiang, professor da Universidade de Pequim; Carlos Arruda, diretor de realações internacionais Fundaçao Dom Cabral.


“O processo de seleção dos finalistas foi um momento fantástico, com projetos surpreendentes e muito profissionais, de vários lugares do mundo. Desenvolvimento sustentável, com inovação e uma abordagem holística, veio para ficar, em benefício dos cidadãos do futuro”, disse Jan Sturesson.
Além da premiação, Curitiba terá participação especial na Conferência Mundial de Sustentabilidade Globe Forum, que acontecerá em Estocolmo, nos dias 28 e 29 de abril. Curitiba terá um palestrante na sessão Inovação em Cidade Sustentável e um espaço para exibição de seus programas no salão de exposições da Conferência.
Curitiba também ganha dois anos como membro especial do Globe Forum, em 2010 e 2011, e destaque nas Conferências que acontecerão em Dublin, em novembro de 2010, e em Gdansk, em 2011.

fonte:Bem Paraná

28 comentários:

  1. Parabéns para Curitiba!

    Realmente o pessoal fala que Curitiba parece uma cidade européia, que quando vc chega aí, parece que vc n está no Brasil...

    Tinha vontade de conhecer a cidade... Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  2. sou de Curitiba, e reconheço os aspectos positivos da cidade, mas não gosto do termo "cidade mais européia" do Brasil, entendo até como pejorativo, pois somos brasileiros, e o que mais se encontra de europeu aqui são problemas, as qualidades são com características e necessidades brasileiras.
    E muito é propaganda, temos problemas como todas as outras, a diferença é que são na maioria das vezes mascarados pela mídia e pelos projetos que são apresentados.
    ps.:Sou daqui e não troco por nada!
    ahhahaahaha

    ResponderExcluir
  3. concordo com o amigo acima, temos muitos problemas, quem mora em outras cidade não pensem que aqui é o paraíso que não é não!
    de fato fizeram muita propaganda o que trouxe muita "desgraça" pra cá... mas

    por exemplo o trânsito e a segurança estão bem complicados!

    ResponderExcluir
  4. essa é minha cidade, te amo Curitiba
    Piá Loko?!?

    ResponderExcluir
  5. "disse o prefeito Luciano Ducci"... Beto Richa?

    ResponderExcluir
  6. opa, havia me esquecido do afastamento do Beto... desculpe!

    ResponderExcluir
  7. realmente acho que curitiba merece este premio, pois esta muito a frente em termos de projetos em prol da bicicleta como meio de transporte alternativo...

    moro em porto alegre e gosto muito, mas ainda quero conhecer ctba

    ResponderExcluir
  8. Tirando Rodrigo Ferraz, Curitiba deve ser bom mesmo! hehehe

    ResponderExcluir
  9. já andaram pela periferia de CTA? A curitiba que ganhoue o prêmio abrange usn 10% da cidade o resto é igual a qualquer cidade deste país cheio de corruptos. A assembléia legislativa do PR é pior que a do DF em corrupção, e está em Curitiba é claro.
    Tudo conversa!!!

    ResponderExcluir
  10. q coisa ridícula isso..!!
    sustentável?
    eu ando de bicicleta pela cidade como meio de transporte, não pra passear no Barigui. Tu tem ideia das condições das nossas ciclo-vias? E mais, elas foram feitas para passeio mesmo. Os carros não respeitam os ciclistas. E quando chove ando com o transporte público, perco mais tempo e dinheiro pra ficar igual sardinha enlatada.

    ResponderExcluir
  11. Mas não venham morar aqui...já tem gente demais !

    ResponderExcluir
  12. Parabéns...

    admiro muito essa cidade, com certeza merecido.

    ResponderExcluir
  13. sim concordo com os comentário, principalmente no que se refere a cidade estár lotada já!!!

    mas tenho que ressaltar uma coisa, nossa cidade está caótica, sim está, mas experimentem ir pra outras capitais poraí... aí a gente se conforma um pouco!

    ResponderExcluir
  14. Como curitibano, me orgulho dos pontos positivos da cidade, até por que ajudei Curitiba a ser reconhecida pelo que é.

    Mas se no mundo inteiro esta é a cidade mais sustentável que conseguiram encontrar, o mundo tá mais na merda do que eu pensava.

    ResponderExcluir
  15. Bom, toda cidade, por menor que seja tem seu problema, não existe cidade perfeita neste mundo... Mas con certeza se há a busca por melhorias e poder implantar projetos que beneficiam a população assim como é feito em Curitiba, ela já merece um destaque!!! Fui em Curitiba e me apaixonei por essa cidade, nem Brasília consegue superar!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela sua cidade e tenho até inveja, pois a minha (MACEIO) foi eleita a capital mais violenta do Brasil :O Que venha mais prêmios para Curitiba, pois ela merece. E parabéns pelo Blog :D

    ResponderExcluir
  17. Curitiba, a cidade mais sustentável do mundo?
    CLARO, COM CERTEZA!
    A cidade em que as ruas não tem zumbis atrás de crack
    A cidade em que o transporte público é perfeito
    A cidade em que todos se respeitam, independente da raça, credo, classe social
    A cidade em que você anda tranquilamente pelas ruas, sem medo de ser assaltado
    A cidade em que todos os bairros são lindos
    A cidade em que as calçadas são perfeitas.

    eu dou risada desses termos usados para descrever curitiba. A Capital ecológica? A Cidade mais sustentável do mundo? Cidade Modelo? Cidade de primeiro mundo?
    Temos problemas como quaisquer outras cidades. Claro que temos pontos positivos, mas colocar tais jargões em curitiba é pra matar.


    Ah, aliás...Projetos em prol da bicicleta como meio de transporte alternativo? Faça-me o favor... Ande de bicicleta no centro de curitiba para ver o quão a frente estamos.

    ResponderExcluir
  18. Que orgulho dessa minha cidade *-*

    ResponderExcluir
  19. ó pra deixar bem claro mais uma vez, na minha opinião pessoal Curitiba tem muiiiiitos problemas, muitos mesmo, mas como qualquer outro centro urbano, porém posso por experiência própria afirmar que em todas as capitais que estive a situação que vi foi muito pior.

    Bom, a frase que usaram acima nos comentário é perfeita para expressar o que sinto, como muitos aqui e da pra saber porque o mundo está como está...

    "Mas se no mundo inteiro esta é a cidade mais sustentável que conseguiram encontrar, o mundo tá mais na merda do que eu pensava."

    simples assim!

    ResponderExcluir
  20. Posso dizer o seguinte, Curitiba é uma cidade caótica! fizeram propaganda até não querer mais agora aguentem, encheu de maloqueiro e bandido de lá de cima,( está acontecendo em Floripa também, por exemplo), mas no que se refere à comprarar com outras cidades ainda está muito na frente!

    ResponderExcluir
  21. Falta ganhar o prêmio nacional pelas MAIS CHATAS MULHERES DO BRASIL. #prontofalei

    ResponderExcluir
  22. Sou curitibano e estou orgulhoso *-*

    Parabens Curitiba, amo essa cidade, apesar dos problemas, nem se compara as outras...Nao estou falando mal das outras, só to falando a real :D

    ResponderExcluir
  23. lol parabens ora curitiba e parabens pro dono do blog kii é atleticano como eu lol

    ResponderExcluir
  24. Essa gente chata que ta criticando Curitiba ai não deve nem saber oque é o prêmio nem os critérios que foram usados pra escolher as melhores cidades. Se Curitiba ganhou, não foi a toa, não foi por causa de propaganda e sim porque ela realmente está bem a frente da maioria das outras cidades. Qual outra cidade Brasileira que tem um sistema de transporte onde você pega onibus praticamente na frente de casa? Curitiba tem 800 postos de atendimento de saúde público pra 1.8 milhões de pessoas, São Paulo tem 1500 pra 11 milhões de pessoas. Enchentes em Curitiba? Quando acontece, são em pontos isolados e ninguém morre por causa disso. Sistema de coleta seletiva? Curitiba tem o melhor, a maioria das cidades Brasileiras nem tem isso.

    ResponderExcluir
  25. Porque vocês que falam mal de Curitiba, não vão morar em São Paulo, Rio de Janeiro, fiquem alguns meses nestas cidades.. que vocês vão ver porque Curitiba é a melhor cidade para se morar no Brasil !! Só reclamam das coisas.... Vazem da cidade seus manés !!!

    ResponderExcluir
  26. Sustentável o caralho!!!! Cada vez mais suja, violenta, om gente mesquinha e mal educada no transito!!!!
    Vai no PS dp Cajuru e me diz se lá tem algo sustentável!!!!

    ResponderExcluir
  27. curitiba e melhor sim do mundo talves mais o povo frio fexado e mal umorado fais ficar depresiva prefiro calor umano nessa nota curitiba e zero

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...