" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CUBA e EUA iniciam reaproximação, após os EUA reconhecerem derrota e fracasso do embargo.

Após cinco décadas de um cruel bloqueio contra a ilha de Cuba, o presidente dos EUA reconhece o fracasso do embargo econômico que perdura té hoje e inicia um processo de reaproximação de relações.

Obama e Raul Castro fizeram declarações simultâneas sobre a volta dos diálogos. O presidente dos EUA assumiu a derrota quando disse  "Poremos fim a uma abordagem antiquada que, por décadas, fracassou em avançar nossos interesses, e começaremos, em vez disso, a normalizar as relações entre os dois países" Obama reconheceu ainda que o embargo imposto não funcionou, apesar de pejudicar a vida de milhares de cubanos - "Esses 50 anos mostraram que o isolamento não funcionou. É tempo de uma nova abordagem."

Por outro lado Raul Castro, exaltou a garra e soberania cubana que nunca foram rompidas, mesmo com um embargo genocida "O heroico povo cubano demostrou, frente a grandes perigos, agressões, adversidades e sacrifícios, que é e será fiel a nossos ideais de independência e justiça social".

O prisioneiro americano Alan Gross (acima) foi libertado por Cuba, em troca dos três anti-terroristas cubanos presos na Flórida por espionagem.  Entre as medidas de reaproximação anunciadas, estão a abertura de uma embaixada dos EUA em Havana, o aumento das relações comerciais e das remessas que podem ser enviadas a Cuba, mais facilidades para viagens à ilha e a libertação, por parte de Cuba, de 53 prisioneiros. O embargo sobre Cuba, no entanto, é mantido, já que seu fim depende de aprovação do Congresso americano.

Cuba sai de cabeça erguida, já que não cedeu jamais! Apesar de todas as dificuldades impostas pelo bloqueio genocida, Cuba se manteve valente e guerreira! Hasta la Victória Siempre!!!

Data histórica para a humanidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...