" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

***OPINIÃO: TELEVISÃO***--> Aquela Máquina de Lavagem Cerebral


A influência exercida pela mídia, principalmente pelas redes de TV, muitas vezes nem é notada, muita gente nem imagina a forma com que suas vidas sofrem influências, a maneira com que determinadas redes de TV fazem suas programações influenciam e muito no comportamento da população.
A forma com que são colocadas informações em determinados telejornais, é extremamente tendenciosa a favorecer ou prejudicar certos interesses e quase sempre passam despercebidos pela maioria das pessoas, exceto para aquelas que tenham certo conhecimento sobre os assuntos abordados, muitas vezes as informações são mentirosas ou até mesmo inventadas. Alguns anos atrás um dos ancoras do jornal de maior audiência no país afirmou que fazia o jornal pra "pessoas como Homer Simpson", ora, o que quer dizer isso? Como exemplo, posso citar o ocorrido entre a rede globo (mais especificamente sua afiliada no Paraná a RPC) que em determinada data apresentou em uma matéria no Jornal Nacional uma reportagem trazendo uma fila de caminhões no porto de Paranaguá, onde segundo eles, existia uma fila com cerca de 80 km ou mais, diziam na matéria que o porto era o gargalo da safra de grãos e mais uma serie de acusações, porém as imagens que foram ao ar em rede nacional eram de anos atrás, no tempo que era outro governo, então usaram imagens antigas porque não existiam mais filas. Além de a matéria ser desmentida na TV educativa do Paraná, eu mesmo comprovei a realidade, pois a estrada do porto é a mesma que leva ao litoral do PR, que eu frequento bastante.
Coincidentemente ou não o governador do estado, antes desta matéria, quando assumiu, cortou as verbas destinadas a propagandas na rpc e outras emissoras (milhares de reais por mês segundo o mesmo), ele também disse abertamente em sua campanha que a emissora tinha prometido retaliações, já que alem de não gastar mais em propaganda, queimou o filme do governo anterior, pois era muito dinheiro gasto em propagandas. Logo depois que assumiu diversas matérias como as dos caminhões foram ao ar.
Não estou defendendo o governador ou algo assim, estou tentando dar um exemplo de que quando não se tem interesse em algo ou alguém é muito fácil destruir a imagem ou jogar a opinião pública contra, coloca-se no ar continuamente, por exemplo, que a pessoa é louca e em diversos canais diferentes (com interesses também) e logo grande parte das pessoas que assistem, vão acreditar nisso sem nem ao menos indagar se é a pessoa é louca ou não, pois se passou na TV então não pode ser mentira, não é mesmo? A cultura que boa parte da população tem é que se é exibido na TV indiscutivelmente é certo, mesmo que ninguém saiba a veracidade da informação!
Da mesma forma que a mídia tem o “poder de rebaixar” alguém ou algo por interesse, tem também, e faz com que algo ou alguém venha a ter uma notoriedade muito maior do que seria possível por capacidade própria. Exemplo disso são as bandas como tchan e calipso que chegam até nossas casas, com o titulo de “o maior sucesso do momento” e as pessoas acreditam que a música destas bandas é boa, repetindo se não todos, uma grande parte das pessoas.
Há alguns anos, um grande jogador acusou a maior rede de TV nacional de cobrar para que seu narrador principal ficasse paparicando e falando bem dele durante as transmissões, assim como não falar mal do mesmo. Ora se a TV é imparcial porque exige grana pra falar bem de alguém?
Algumas pessoas seguem a linha de raciocínio que só as pessoas mais sem cultura e mais “fracas” se deixam manipular pela mídia, mas ocorre que quando se tem um determinado conhecimento sobre algum assunto abordado, nem sempre a pessoa vai deixar se influenciar por algo que falem o contrário daquilo que se tem conhecimento, mas e quando não se tem nenhuma informação, quando se desconhece totalmente o assunto abordado, ou até mesmo quando se conhece o assunto, mas não se tenha o domínio suficiente sobre algo. Neste caso a tendência é que tudo o que quiserem que se acredite, será aceito pela maioria das pessoas, sem indagação sobre a verdade.

As novelas e seriados do tipo malhação são sem dúvidas um dos fatores com mais influência no comportamento das pessoas, basta o tema da novela de sucesso, geralmente a chamada “das oito”, vir à tona e logo o comércio já fatura em cima das pessoas com a “moda do momento”, até cito um fato que me chamou a atenção há dias atrás, quando na hora do intervalo comercial, vi três anúncios de produtos da cultura indiana em destaque na propaganda de três lojas de roupas diferentes, coincidência não?
Seriados como malhação, por exemplo, tem influência direta na formação de jovens adolescentes que tendem a agir como os atores tanto na forma de se vestir, falar e principalmente de se comportar.
A forma de alienação que em minha opinião é mais inútil e que faz as pessoas se tornarem mais burras e cegas pra realidade são os bbbs da vida agora fazenda, são programas que não merecem nem que eu perca tempo aqui escrevendo, mas resumo em um fato que ocorreu em meu serviço recentemente, as pessoas que trabalham comigo estavam naquele famoso papinho de quem vai ser eliminado e tals, eu perguntei se alguém sabia o que era n1h1, pasmem ninguém sabia, quem seria eliminado tava na ponta da língua,sem mais comentários.
Outro fator que causa muita polemica é a influência da TV no futebol, já andei postando antes sobre este assunto o que me rendeu desacordos em relação ao que penso, porém em minha opinião a TV e meios de comunicação são os grandes responsáveis pela “grandeza de certas equipes e por suas torcidas enormes fora de seus estados, seria, por exemplo, uma banda calipso em forma de time de futebol. Durante anos as TVs fizeram com estes times o que o Faustão faz com as bandas, exibem jogos de certas equipes pra todo Brasil quase todo domingo, às vezes não exibiam jogos dos times locais para exibirem jogos dos “grandes” times jogando, muitas vezes com equipes que nem se tem idéia de onde sejam, nos jornais e telejornais puxam o saco das equipes “da casa” e ignoram ou menosprezam as equipes de outros estados, lógico que a equipe da casa terá a maior torcida, lógico que dará mais ibope, dando mais ibope, iram atrair mais patrocinadores e assim vai, os outros que corram atrás, isso ocorreu durante décadas e ainda ocorre. As pessoas tendem então a torcer pra times que estão na mídia e às vezes nem sabem por que, já que acham tão normal torcer pra um time que sempre ta na TV, porque será? (me refiro mais a pessoas que moram em outros estados e nem sequer foram a um único jogo na vida toda da equipe pra que torcem).
Além disso, a TV influência no próprio andamento de certos campeonatos, tabelas, horários e quem sabe até quem deve vencer a competição (quem da mais audiência?)...

Mas não é só no futebol e no comportamento brasileiro que a TV tem influência e tenta manipular as idéias do povão eu recomendo a quem puder assistir ao filme de Michael Moore Fahrenheit 11 de setembro, que mostra a influência de uma pesquisa divulgada na principal rede de TV dos EUA (por interesses) na eleição do Bush. Também recomendo o filme "The revolution will not be televised" (A revolução não será televisionada) que mostra a maneira que a TV privada da Venezuela mostra as noticias e a realidade dos fatos sendo mostradas por documentaristas Irlandeses que estavam no país na época de certos fatos. (recomendadissimo), Sobre as TVs no Brasil recomendo que quem não acredite na influência da TV que assista o filme “Muito além do cidadão Kane” filme o qual mostra um pouco sobre a verdadeira face da toda poderosa brasileira.
Eu poderia escrever um livro sobre o que penso sobre a manipulação imposta pela maquina de lavagem cerebral, mas vou ficar por aqui. De qualquer forma espero que você que leu aqui não acredite em tudo o que vê na telinha ou pelo menos comece a pensar se de fato o que eles dizem é verdade.



---
estou acrescentando (agora 06/08/09-19hrs15min),este video que foi colocado em um debate sobre este post na conunidade do CAP do orkut por Caio...

31 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ae Japa, tinha feito um comentário antes.
    Mas decidi apagar, não vale a pena entrar em atrito por causa de um post.

    Continue com sua opinião.
    Mas você ta ligado que não penso assim né.
    Mas de boa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muiito bom seu blog. Me visiita

    ResponderExcluir
  4. Legal o seu blog, muito interessante...

    parabens!

    ResponderExcluir
  5. tbm acho ... sobre a parte de futebol .. ela manipula mesmoo

    http://entretidoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Japa, desculpe a demora.

    Vim retribuir seu comentário e seguir seu blog.

    Não concordo com vc plenamente. A Tv "pode" influenciar alguem, pode alienar, mas não determinar a pessoa. O senso crítico existe pra que? Sempre fui contra o Determinismo de Freud.

    Eu assisto TV com os meus Critérios, e eu a domino, não o contrário.

    Até mais

    ResponderExcluir
  7. Cara, concordo!
    A mídia tem um poder de manipulação indiscutível e não apenas a TV, mas também o Radio, jornais e revistas. Afinal, estão todos no mesmo barco rumando para a mesma direção.
    Engraçado que esta mesma midia gosta de criticar a falta de liberdade de expressão em alguns paises como Irã e Coréia do Norte, por exemplo.
    A falta de cultura e interesse da população em geral ajuda isso. As pessoas seguem a risca o que assistem e escutam na TV ou Rádio como se fosse uma regra indiscutivel a ser seguida.

    obs.: gostei dos desenhos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto amigão, a midia nacional tem um papel fundamental na formação da cultura e individualismo de cada pessoa, atua diretamente sobre o pensamento das pessoas tanto que ela mesma faz suas tendencias, dita as regras, e como está no texto as pessoas não se dão conta de que estão sendo manobradas a fazer o que os poderosos grupos que mandam no Brasil querem ...interesses como ta aqui...muito bom seu texto, estes filmes são muito uteis para que as pessoas se libertem da tradicional visão de que a tv é uma forma de informação indiscutivel.

    quanto ao futebol novemente concordo com vc pois as pessoas sofrem uma lavsagem cerebral com times do sudeste... durante anos isso fez suas torcidas e sempre ira fazer...prq times com grande tradição como gremio e cruzeiro, por exemplo, não tem o mesmo espaço dos times do sudeste? interesses!!!!

    muito boa reportegem estou adicionando sua pagina nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  9. Bom, nada como ter opinião formada e acesso diverso a informação! Sempre há uma valvula de escape!

    ResponderExcluir
  10. concerteza uma verdadeira uma maquina de lavagem cerebral

    ResponderExcluir
  11. Òtimo post!
    è por essas e outras que nem vejo TV. Não confio nesse meio de comunicação; Alias, costumo desconfiar de todo e qualquer formador de opnião!! A televisão já abduziu as pessoas, infelizmente!

    ResponderExcluir
  12. A mídia não é boa ou má. Boas ou más são as formas nas quais é utilizada. É preciso ficar atento no que absorvemos nos meios de comunicação, pois nem tudo é flor que se cheire.

    ResponderExcluir
  13. eu só tenho uma opinião sobre o assunto, nunca a tv vai ser um meio de comunicação onde as informações seram realidade ou mais especificamente informações que não tenham interesse!!!

    belo site!!Parabéns continue sua luta contra a alienação!

    ResponderExcluir
  14. pois é, meu caro...vc esta coberto de razão...

    sofremos com campeonato carioca e paulista durante a decada de 80 e 90 toda,isso explica porque de a torcida dos gambá ser grande!!!

    e ainda por cima tive em maringa estes dias tinha uns parentes lá que me imploraram pra levar uma camisa do atlético pra lá, pra eles pois não tina lá mesmo eles querendo encomendar com as lojas...

    fato!

    ResponderExcluir
  15. Belo texto.


    http://onoticia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. gostei! manipula os manipulaveis!

    ResponderExcluir
  17. Concordo na manipulação da TV mas... E por que não falar da Internet? Até o seu blog é um manipulador de informação =)

    A única maneira de se ter a informação verdadeira, é indo conferir por si mesmo. De nada adianta ler algo passado pelos outros, interesses externos nem sempre entram mas... O meio de informação irá passar algo da forma que aqueles que redigiram a notícia entenderam da situação. E nem sempre o que as pessoas entendem, é o que acontece de verdade.

    Uma vez teve um problema no CEFET-NI, por contaminação da sisterna, o que inviabilizou o funcionamento da escola. Os alunos se reuniram em protesto, os representantes falaram muito em frente as câmeras, aproveitando a oportunidade para denunciar outros problemas...

    Quando a matéria chegou no Jornal, apareceu UM representante, dizendo apenas : "E não pudemos ter aula". Ponto. Cortaram tudo que havia sido dito, deixand apenas o que era favorável a mídia.

    ResponderExcluir
  18. eu sempre tento me afastar da globo

    ResponderExcluir
  19. Belo texto, e é exatamente disso q a população brasileira precisa. Que alguém abra seus olhos.
    Eu mesmo considerava tudo o que via na televisão, certo e indiscutível, mais essa idéia foi mudando vendo primeiramente a "imparcialidade" da mídia esportiva e depois do documentário -Muito além do cidadão Kane- a ficha caiu de vez.
    E pensar que eu chegava ao ponto de torcer pela Globo e contra o sucesso das outras emissoras.

    ResponderExcluir
  20. posso acrescentar a influência que a tv tem na politica, com fatos que ocorreram na eleição aqui em Sc, eu fico revoltada com a idiotice que exite em pessoas que seguem as tendencias impostas pela midia, principalmente politica, me embrulha o estomago...
    em relação ao futebol é triste mesmo aqui em Sc tem muito torcedor de time carioca (que eram os campeonatos que a globo exibiam antes) lamentavel..

    Amei este blog to seguindo!

    ResponderExcluir
  21. Ola ..gostei muitO dO seu Blog, achei tudO muitO interessante, depois que li seu post comecei a pensar seriamente se vale a pena continuar a gastar horas do meu dia na frente de uma televisão ao invés de ler um livrO ou qualquer outra coisa.
    Estou fazendO um trabalhO de filosofia sobre esse tema..adorei mesmO seu Post..tme uma musica que eue acharia interessante vcs escutarem que fala exatamente sobre issO...TELEVISÃO(TITÃS)
    BJô

    ResponderExcluir
  22. só tenho uma palavra= PARABÉNS



    ---------
    FATO!

    MUITO BOM TEXTO!

    ResponderExcluir
  23. Concordo com vc sobre o post da mídia. Ela manipula sim a sociedade.

    ISSO É FATO!

    NO FUTEBOL ELA FAZ A MESMA COISA. EXEMPLO DESSA SEMANA FLAMENGO NA TV QUE ESTÁ ACONTECENDO!!!!

    ABRAÇOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  24. Meu amigo, primeiramente parabens pelo exelente blog, e pelo exelente post !!!
    Continue com esse trabalho....

    A minha opinião é exatamente a mesma...
    por tanto, não tenho muito o q acresentar...

    Só gostaria de dizer q é incrivel como a grande maioria das pessoas axa q "se passou no jornal da globo é verdade e se passou na novela das "oito" é moda !!!" ¬¬'

    enfim....

    Exelente post !! concordo e assino embaixo !!!

    ResponderExcluir
  25. concordo em gênero numero e grau

    ResponderExcluir
  26. XOU DE BOLA OTIMO TEXTO.

    CHEGA DE LAVAGEM CEREBRAL EM GRANDES MASSAS E LAVAGEM CEREBRAL EM CULTOS RELIGIOSOS ONDE PROMETEM MUNDOS E FUNDOS, MAIS NA VERDADE ENGANAM A POPULAÇÃO COM MUITA FORÇA DE PERSUASÃO E AUTO CONTROLE APLICANDO TECNICAS QUE DEIXAM O INDIVIDUO
    EM ESTADO ALTERADO PARA QUE ACHE QUE TEM QUE FAZER QUE VOCÊ VAI SE DAR BEM !!!
    TE ROUBAM SEU DINHEIRO E MUDA SUA FORMA DE PENSAR POR ACHAR QUE È A COISA CERTA A SER FEITA.

    SE VOCE NÃO CONCORDA COM O QUE ESTOU DIZENDO COM
    CERTEZA VOCÊ JÁ ESTÀ AFETADO POR ELA, FIZERAM LAVAGEM CEREBRAL EM VOCÊ !!!!

    CUIDADO COM A LAVAGEM CEREBRAL !!!!

    Dá UMA FORÇA na minha comunidade (Chega de lavagem Cerebral ->

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=119553669

    Não IREI TENTAR TE VENDER NENHUM LIVRO NEM CARTÃO.

    Apenas Resolvi expressar minhas ideias...

    ResponderExcluir
  27. Valew, amigo... concordo plenamente, pode deixar que vou entrar na comunidade tbm... abraço

    ResponderExcluir
  28. Caro blogueiro a cor da fonte do blog com esse fundo irritam as vistas ao ler, tenta por uma cor tipo o cinza ou chumbo, uma cor de fonte um pouco mais escura vai ficar mais agradável a leitura, obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...