" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quinta-feira, 30 de julho de 2009

***CONSCIENTIZAÇÃO: MEIO AMBIENTE***-->Recuse sacolas plásticas!!!

A sacola plástica foi uma invenção criada para nos trazer conforto e praticidade, mas hoje é uma grande ameaça ao futuro do planeta.
A sacola foi inventada aproximadamente por volta de 1862 e foi uma grande revolução ao comércio facilitando e baixando custos, no Brasil chegou pelos anos 80.
Estima-se que no Brasil sejam consumidas cerca de 35 mil sacolas por minuto, dois milhões por hora, segundo estudos cada pessoas consome em média, mais de 66 pessoas por mês, em 2007 estimava-se que o consumo anual era de 18bilhões de sacolas...

Razões para recusar sacolas plásticas.

- As sacolas plásticas são feitas em sua maioria de um derivado do petróleo chamado polietileno de baixa densidade (PEBD), sua decomposição pode demoras até mais de cinco séculos, o que significa que uma sacola que você dispense hoje, poderá ser encontrada por seu tataraneto.



-A manufatura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fosseis e acarreta a emissão de gases poluentes e quando incineradas as sacolas liberam toxinas nocivas a saúde.



-As sacolas quando chegam ao mar ou rios são responsáveis pela morte de diversos tipos de animais marinhos, são cerca de 200 diferentes tipos de animais, entre eles golfinhos, peixes, baleias, focas e principalmente tartarugas (que confundem as sacolas com águas vivas um de seus alimentos) além de várias espécies de aves marinhas.



-As sacolas plásticas em sua maioria acabam indo pra lixões (cerca de 80% são usados apenas uma vez depois descartados) e não são recicladas, degradando o meio ambiente. No Brasil é responsável por cerca de 10% de todo o lixo.



-Sua produção também é nociva ao meio ambiente, pois para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos resultantes.



-Grande parte das sacolas acaba indo para bueiros e redes de esgoto, são responsáveis pelo acumulo de mais lixo causando entupimento dos canais, sendo assim responsável por enchentes e inundações em diversas cidades.



-As sacolas geram mais custo ao comércio, o que poderia ser repassado ao consumidor em forma de preço mais baixo.



Na Europa em alguns países os mercados cobram pelas sacolas plásticas descartáveis, no Japão também é assim. Na China é proibido mercados distribuírem de graça sacolas. Em algumas localidades como em Bangladesh já é proibida a utilização de sacolas plásticas. Algumas redes de supermercados disponibilizam sacolas biodegradáveis, que são consumidas por microorganismos não prejudicando o meio ambiente, porém algumas redes distribuem sacolas oxi-biodegradáveis, que se decompõe mais rápido, porém se utilizam de componentes químicos nocivos ao meio ambiente para se decompor então continuam poluindo só não se podem ser vistas.
Em um formigueiro cada formiga é responsável por uma atividade para que o formigueiro e as formigas habitantes no formigueiro sobrevivam.
Em nosso planeta somos nós os responsáveis pela nossa sobrevivência e pequenas atitudes feitas por nós, fazem grande diferença para evitar a destruição de nosso “grande formigueiro”.
Eu como um “formigo” muito preocupado com o futuro de minha espécie e de meu “formigueiro”, estou fazendo minha pequena tarefa de recusar sacolas plásticas e tentar conscientizar você que está lendo este texto, que eu consiga de forma definitiva colocar o mesmo sentimento de consciência que eu tenho em mais uma pessoa já me sentirei grato e valeu toda minha dedicação em escrever este texto. Se forem 10, 100, 1000 pessoas muito melhor, se cada pessoa que entender o recado conseguir trazer mais uma outra pessoa pra esse lado e assim por diante, imagina o bem que estarei fazendo no resultado final.


Não estou sendo hipócrita de dizer não aceite “sacola plástica” e ai você vai comprar uma dúzia de laranja e carrega tudo na mão, claro que não, digo que a atitude mais correta é evitar ao máximo as sacolas, eu que trabalho no comércio muitas vezes vejo pessoas que pegam sacolas saem da loja e jogam no lixo da frente, ou cansei de ver pessoas que exigem sacolas para colocar uma caixa de fósforo por exemplo, nestes casos é estupidez demais.
Existem situações em que não é necessário sacolas, às vezes se a quantidade de compras for muito grande podem-se pedir caixas de papelão e uma das formas mais inteligentes de não usar sacolas plásticas é o uso daquela velha sacola retornável de pano, você pode achar “isso é coisa de tiozinho”, mas é uma atitude que talvez ajude seu tataraneto chegar a ser um tiozinho em um mundo melhor!!!
Assim estaremos fazendo nossa parte para o bem de nossa futura geração e de nosso “grande formigueiro”, ainda que “grandes formigueiros” como os EUA não façam sua parte nem assinando tratados importantes como Kyoto, por exemplo, ESTAREMOS FAZENDO NOSSA PARTE, NOSSA PEQUENA TAREFA DENTRO DESTE FORMIGUEIRÃO CHAMADO TERRA!



Ainda não está convencido, veja pra crêr!!!


Faça sua parte!!!

49 comentários:

  1. Pô, ficou muito bom esse texto cara!
    Não sabia que sacolinhas plásticas fazia tudo isso.
    Como vc disse, dá pra evitar bastante isso. Creio que 40% desse total da pra ser evitado, exatamente como vc disse, evitando elas.
    Colocar uma caixa de fósforo em uma sacola é brincadeira mesmo..

    Mas o problema é que são poucos supermercados que disponibilizam caixas para serem levadas as compras, e outra coisa, eu faço uma comprinha, e to a pé, levarei a caixa até em casa nas costas? É algo para se pensar.

    Aqui em Sampa mesmo é raro algum mercado distribuir caixas, são todos mesquinhos cara, não sei como é ai no Pr, mas aqui é FODA!

    Mas creio que isso não irá acabar, esta em nossa cultura as sacolinhas, a não ser que seje completamente proibida a distribuição gratuita delas, ai o povo inventa algo, o povo brasileiro é criativo, sempre iventa algo.

    Só não sei se conseguimos inventar alguma coisa que não prejudique o nosso meio ambiente.

    Velho, escrevi 2 livros aqui, agora chega! kkkk

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. AQUI EM CASA NEM USAMOS MAIS...

    É...SÓ QUEM NÃO SABE ONDE TÁ, E ACEITA O QUE VEM QUE É ALIENADO POR TUDO.

    ResponderExcluir
  3. “Olá Loco Mundo,

    Sua mobilização "Recuse sacolas plásticas!!!" já está na lista de links do blogagemcoletiva.org.

    Agora você pode contaminar a blogosfera divulgando o link (http://blogagemcoletiva.org/2009/07/recuse-sacolas-plasticas/). Você pode acessá-la também da nossa home ( www.blogagemcoletiva.org).

    Muito obrigado e não pare de colaborar com a gente.


    Equipe Blogagem Coletiva.org

    ResponderExcluir
  4. olá amigo, sua missão ta cumprida voc~e conseguiu mais um adepto ao recuse sacolas....vou angariar mais adeptos...

    muito bom blog!

    ResponderExcluir
  5. Muitas campanhas em prol do meio-ambiente estão sendo feitas, inclusive quanto ao uso (ou não) das sacolas descartáveis. Certamente será um grande avanço a eliminação do uso das mesmas!

    _______________________________

    www.descargapublica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo blog
    é preciso se concentizar mesmo

    ResponderExcluir
  7. Muitos acham que sozinhos não resolvem nada, mas é por isso que o brasil não vai pra frente, e continua essa desgraça que existe..

    ResponderExcluir
  8. As sacolas plásticas trazem diversos
    prejuízos não somente para o meio ambiente
    como também para a sociedade de modo geral.

    www.arthurmelo92.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. este video é forte eim, da vontade de sair catando sacola na rua pra mandar pra reciclagem!!


    ótimo post parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Pois bem... Com menos de 5 reais qualquer supermercado vende sacolas retornáveis e muito mais práticas.
    Vale a pena a troca

    ResponderExcluir
  11. QUE FODA ...TO VENDO AQUI OS ANUNCIOS DO GOOGLE, E OS CARAS TÃO ANUNCIANDO SACOLAS PLÁSTICAS, VO TER Q BLOQUEAR ..HAHA QUE IRONIA!!!

    ResponderExcluir
  12. Alguns supermercados já disponibilizam sacolas retornáveis...
    Eu já faço a minha parte e levo a minha sacola quando vou fazer compras.


    http://mediskina.blogspot.com
    Mediskina-Aqui a gente brinca mas ensina Medicina.

    ResponderExcluir
  13. é tarde...
    http://www.maquinazero.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  14. Muito boa sua postagem! Eu adoro as sacolas de papel porque geralmente são chiques! =P As sacolas de pano são legais e podem ser fashion agora com os furoshiki que podem serem feitas a partir de panos quadrados e é uma tendência oriental! =) Salve Made In Japan que foi onde eu li! Gostei muito da sua postagem, e das fotos tbm!!!

    Sucesso! Visite meu blog!
    http://neowellblog.wordpress.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post!

    Do que adianta usufruir do meio ambiente inconsequentemente pensando só no hoje e mais tarde não termos do que recorrer! Não é verdade?

    Conscientização ecológica é o que há!!

    Ta aí uma ótima situação para se dizer: 'SAQUEENHO'!! HAHA

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a postagem !
    Devemos mesmo rejeitar as sacolas plasticas !
    O Brasil ja deveria possuir as sacolas recicladas !

    ResponderExcluir
  17. Em casa nós usamos muito sacolas plásticas,ela são úteis principalmente para jogar lixo. Seria bom se as sacolas naturias fossem se expandindo para nós comerçar-mos a usá-las.

    ResponderExcluir
  18. TEnho 10 sacolas retornáveis, como não tenho carro, no final do mes pareço um burro de carga com as compras de casa...

    e ela é bem baratinha aqui, cerca de uns 2 reais, dá pra comprar bastante, eu sempre quero levar as coisas sem sacolas plásticas


    infelizmente tem gente que não conhece sacos de lixo.

    Abraço amigo!

    ResponderExcluir
  19. Bom saber que existe alguém ainda que está atento ao que é e não é bom a nossa natureza, e até a nós mesmos! Belo texto, sem contar as fotos né? rs.. parabéns! Espero sua visita

    ResponderExcluir
  20. mtooooooooooooo massa o texto brother
    tah de parabens!!!!

    http://kurubacobaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. se cada um fizer sua parte podemos melhorar o mundo, mas se cada um não fazer ai colocaremos um fim em tudo e pronto!!! se é que deu pra entender!!!!!

    ótimo blog! ótimas idéias!

    ResponderExcluir
  23. Bom, em primeiro lugar, Parabéns pelo texto e principalmente pela iniciativa. Infelizmente são poucas as pessoas que tem consciência para se preocupar com o Planeta; com o Meio Ambiênte; com o futuro de seus filhos e netos; enfim, com a herança que vamos deixar para a vida futura do planeta. Vou, com certeza, aderir ao novo hábito de evitar o uso exagerado de sacolas plásticas, até que por fim, eu possa deixar de uma vez com este hábito em minha vida. E além de aderir a este GRANDE projeto, vou repassar o recado, ou melhor, o ALERTA a todos os meus amigos através de e-mails, pessoalmente e por todos os meios que dispuser.
    Fico muito feliz em saber que existem pessoas como você, que se preocupam com a vida. Mais uma vez, Parabéns, e que esta jornada nos traga muitos e muitos formigões a este enorme formigueiro.
    Um forte abraço.
    Elídio Carlos Vecchione

    ResponderExcluir
  24. Opa, sobre meu blog ele é pessoal, eu não tenho um tema fixo, gosto muito de escreve poemas, mas também conto de alguns cursos ou eventos que participo!
    ;) Depois da uma conferida no blog por completo!
    E estou aqui para falar sobre seu post hehe... adorei sua proposta, as vezes não pensamentos nas consequencias que uma simples sacola plastica pode causar ao meu ambiente, é realmente temos que abrir mais nossos olhos e parar de enxergar apenas o que queremos.
    E podemos melhorar de uma forma tão singela! Ainda tenho fé no mundo.

    :**
    Beijos


    http://wanessalins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Dessse geito logo nos não teremos m ais onde viver o planeta vai se tornar inabitavel
    se cada um não fizer sua parte

    ResponderExcluir
  26. O erro da humanidade é ver que os recursos naturais estão acabando e fingir que não é com eles.
    Assim como a indiferença é individual e depois torna-se grupal a conscientização também.
    Bom post, espero que cada vez mais pessoas se conscientizem que pequenos atos podem mudar, sim, o mundo;

    ResponderExcluir
  27. Interessante a sua matéria,como sugestão,peço que faça uma visita ao meu blog http://bioplasticnews.blogspot.com , onde posto matérias sobre bioplásticos,plásticos biodegradáveis e compostáveis, produzidos apartir de fontes renováveis e não alimentícias,uma alternativa para os plásticos petróleo baseados.
    ABraços.....

    ResponderExcluir
  28. C ra desse geito o mundo vai morrer é nos também

    ResponderExcluir
  29. Intelectual ^^
    www.downlodano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Muito legal sua preocupação com o meio-ambiente. alias nem deveriamos nos surpriender afinal é um bem de todos e fonte vida, mas atualment na nossa sociedade... VIXE! Legal seu post e tbm seu blog.
    comente no meu blog vc tbm!
    http://www.babloguices.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Não sabia que sacolas plásticas existiam há tanto tempo. Sabia de alguns dpos problemas que causavam, mas não imaginava que era tanta coisa. Bom, sei lá, eu até que faço minha parte e esse é o discurso que todos dizem, mas enquanto as pessoas pensarem, "Ah, só mais um não vai ter problema" e continuarem poluindo, a coisa não vai mudar. Só vão acordar quando for tarde demais...

    ResponderExcluir
  32. Eu estou achando que o mundo vai acabar em plastico... kkkk

    ResponderExcluir
  33. afinal, dá pra evitarmos muito em casa!

    ResponderExcluir
  34. hoje em dia nas principais rede de mercado ja é vendida, dependendo do valor da conta dão de brinde, sacolas que você usa várias vezes e tudo mais, fica ai a dica

    valeu pelo "tudo mais" haha
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  35. isso ai!
    cada um tem q fazer sua parte!

    http://resenhasdefilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. q coisa mais meiga a tartaruguinha comendoplástiko.

    *-*

    parabens aos seres "fétidos" humanos...


    e pro post tbm claro
    o//

    óia eu ake de novo..
    boa semanaa.
    abraço
    e feliz dia da fita mini DV

    www.bocadekabide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. hoje existem as sacolas biodegradáveis... o único jeito de parar de usar sacola plástica é todo mundo aderir ao costume de carregar a própria sacola pra ir ao supermercado... sei lá

    www.opiniaoinutil.blogspot.com
    www.opiniaoinutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Concordo plenamente com o que escreveu faço minha as suas palavras. Realmente falta as pessoas terem noção de certas atitudes que tomam e acredito sim que mostrando fatos reais como esses citados a cima aos poucos vem a mudança de hábito pois não é possível que num mundo fantástico como esse no qual dependemos completamente as pessoas não se preocupem nenhum um pouco em mantê-lo vivo e produtivo por várias gerações, somos tão mesquinhos a ponto de só pensarmos no presente?!! É como você disse e nossos tataranetos??
    Assino embaixo do seu texto e admiro sua persistência, pois são pessoas como você que fazem a diferença e não desistem de mudar a opinião dessas pessoas tão fúteis e intocáveis. Tomara sim que consigamos obter resultados satisfatórios futuramente pois se continuarmos assim a Terra é um planeta que passará a existir apenas nos livros.

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Muito original e criativo o blog, gostei bastante.
    O assunto é realmente complicado devido a falta de vontade da população, dos mercados, supermercados, hortifrutis, etc.
    Em algumas lojas vejo a substituição da sacola de plástico pela sacola de papel, mas é extremamente raro.
    Gostei da iniciativa.
    Gostaria de convidá-lo a participar do meu blog, escrevendo um texto sobre o tela da semana (Televisão - vi pelo layout que não gosta da Rede Globo! xD) e o enviando para nosso e-mail. Ele poderá ser escolhido e postado com os devidos créditos.

    Abraços fraternos,
    www.descargapublica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Bom, antes de qualquer coisa, quem teria q se concientizar primeiro seria o comércio, até pq qd compramos alguma coisa não dá pra carregar nas sem sacolas.
    Acho que isso deveria virar lei, fazem leis pra tanta coisa "banal" e pro que realmente precisa fazem vista grossa.

    Parabéns pela iniciativa.
    BjOs^^

    ResponderExcluir
  41. Bacanérrimo o post, você fez uma pesquisa e tanto heim!!
    Bem, vou repensar as sacolas!!=]

    Sucesso ae pro teu blog, e pra campanha tbm, gostei muito!!!!
    =]

    ResponderExcluir
  42. Caro Japa,
    não vim aqui em retribuição,vim apenas por uma mera curiosidade.Sou do Blog "paginas em branco" que você postou recentemente,e adorei sua notícia.
    Muito interessante,nos informa e nos ajuda a entender o meio ambiente.
    Parabéns pelo seu Blog!
    Abraço

    ResponderExcluir
  43. Parabéns cara, seu post está perfeito.

    Ja tinha visto um documentário sobre o assunto. E hoje tenho um uso mais racional da sacola.

    Esperar do Brasil uma posição como a da China, ou dos países Europeus é pedir muito. O povo pouco se preocupa com aquilo que a primeira estância nao é necessário para a sua sobrevivência.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  44. Realmente a consciência ambiental deve ser cada vez mais estimulada.
    Já faço a minha parte e substituo as sacolas de plástico por sacolas recicláveis.
    Mas acho que a campanha deveria ser bem maior.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  45. Ae velho!
    Tem selo pra você em meu blog!
    Pega lá.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  46. UAHUAHA, Meiio ambiente em primeiro lugar

    ResponderExcluir
  47. Oi!
    Sou o CorVo do Tudo é História, estou com este perfil de divulgação. Legal ler sua postagem, realmente coincidencias existem! Além de vc outro leitor disse ter postado sobre sacolas plasticas, e o interessante são as diferenças em cada opinião. Como vc disse mto bem, e eu tbem não deixei de ressaltar é importante a questão das sacolas, mas aqui na minha cidade, com varios outros problemas acho que deveriam dar prioridade a outras coisas.
    Parabéns pelo blog!!!
    abç

    ResponderExcluir
  48. O grande problema é o uso desnecessário, aonde as pessosas das grandes cidades vão colocar seu lixo organico e lixo contaminado( papel higienico)?

    ResponderExcluir
  49. Aqui em casa ja estamos usando a um bom tempo a sacola retornavel, e as redes que atuam na regiao estao sempre com suas ecobags a disposiçao dos consumidores. Parabens pela postagem

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...