" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

domingo, 12 de julho de 2009

***HOMENAGEM: ROCK*** ---> Dia Mundial do Rock



Hoje dia 13/07 é comemorado o DIA MUNDIAL DO ROCK, mas esse dia é um dia pra se comemorar e não é uma data capitalista como citei aqui a alguns dias em datas do capitalismo é um dia pra comemorar, mas ninguém é obrigado a comprar nada pra tentar agradar ninguém conforme as regras do capitalismo, é um simples dia onde apenas comemoramos a existência da forma de maior atitude musical, o ROCK N´ROLL...
O ROCK surgiu segundo diz a lenda na década de 40, da junção do blues e da contry-music nos EUA, com influência do gospel, do jazz e raízes de músicas afro-americanas...
Elvis Presley foi um dos maiores responsáveis pelo estouro do ROCK para o mundo juntamente com outros lendários como Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent.
Na década de 60 o rock não era apenas um estilo musical, mas influenciou toda uma geração no mundo todo, se transformou em um estilo de vida, surgiam bandas como Beatles, Rolling Stones, The Who, entre muitas outras...
Ainda na década de 60 a música ROCK era uma forma de protestar contra a Guerra do Vietnã, e muitas bandas utilizavam a música pra mandarem mensagens de Paz e amor.
Em agosto de 1969 o maior festival de ROCK de todos os tempos contou com a presença das maiores bandas do estilo da época, estou neste momento vendo o quadro na parede da casa do meu sogro, com o cartaz emoldurado do WOODSTOCK "music & art fair" *3 days of Peace & Music* tem umas fotos de Jimmy Hendrix Janis e Grateful Dead, custava $7,00 pra um dia $13,00 pra dois e $18,00 pra três dias, massa eim...
No inicio da década de 70 várias das mais poderosas bandas de ROCK mundial como Deep Purple, Aerosmith, AC/DC, Black Sabbath, Judas Priest, Kiss, entre outras se tornavam tops ganhando popularidade e milhares de fans pelo mundo, nesta década, mais precisamente no final de 69 com o Black Sabbath, surgia o Heavy Metal que depois teria muitas variações também, nos meados da década de 70 surgia o Punk Rock, que tinha letras que refletiam a questões políticas e problemas socias, uma forma mais agressiva de protesto surgia para mudar a história do Rock.
Na década de 80 surgia o New wave of Britsh Heavy Metal com uma nova geração de super bandas surgindo, como Iron Maiden, Van Haley e Deff Leppard, por exemplo, além das famosas bandas “posers” tipo Twisted Sister, WASP, Motley Crue, Ratt, Sweet, etc... Também na década de 80 surgiria a mais famosa variação do Heavy Metal, o Thrash Metal, com bandas como Metallica, Slayer, Megadeth, Sepultura entre outras.
Na década de 90 surgiu o estilo grunge com bandas como Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam puxando a frente, também foi o ano em que uma banda brasileira foi considerada a melhor banda do mundo em seu estilo, até hoje metaleiro no exterior conhece o Brasil não por Pelé, futebol ou algo assim, mas sim por ser a terra do Sepultura!!!
E por falar em Brasil, (não esqueci o novo século 2000, é que acho que daí pra frente é tudo meio cópia de tudo que já existe), voltando ao Brasil, a maior personalidade ROCK nacional sem dúvida nenhuma foi Raul Seixas o famoso “Rauzito” que até hoje tem suas canções lembradas em qualquer lugar que se tenha ROCK nacional, porém os pioneiros do ROCK foram o pessoal da Jovem Guarda, depois teve Mutantes, Secos e molhados que impulsionaram o estilo no Brasil, na década de 80 surgiram muitas bandas de ROCK de qualidade, como Titãs, Engenheiros do Havaí, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana (uma das mais influentes), RPM, Ultraje a Rigor.
Na década de 90 Sepultura e Angra se destacaram internacionalmente levando o nome do Brasil com muita qualidade, e por falar em exterior a primeira banda nacional a se apresentar na Europa foi o Cólera, uma das mais antigas bandas punks do Brasil, assim como RDP, Replicantes, Olho Seco e muitas outras bandas que representam a cena punk nacional.
Não posso esquecer-me de citar Cazuza e Supla que tem grande participação dentro do ROCK nacional...
O ROCK sempre foi um estilo de música desaprovado pela sociedade, isso até mesmo nos dias atuais, fazer o que esse é o sistema!!!

Este é um resumo do ROCK que fiz pra comemorar este dia tão importante, espero que gostem, saudações roqueiras!!!

FOR THOSE ABOUT TO ROCKI SALUTE YOU!!!!!!!!

23 comentários:

  1. OTIMO POST!!
    VIVA O ROCK!!
    ROCK MEU VICIO!!

    PARBÉNS PELO BLOG!

    FLW

    ResponderExcluir
  2. Viva o rock... vamo ouvir, e tocar muito rock!

    ResponderExcluir
  3. AE PESSOAL FOI MAL AÍ, UM ERRO AÍ NO POST, NÃO SEI SE ALGUÉM CHEGOU A NOTAR É QUE APRESSEI O POST PRA POSTAR 0:00 HRS DO DIA 13 E ACABEI MARCANDO TOCA, SE NINGUÉM NOTOU MELHOR, JÁ FOI CORRIGIDO!!!
    VIVA O DIA MUNDIAL DO ROCK!!!

    ResponderExcluir
  4. Salve Salve o bom e velho Rock'n Roll!!!

    ResponderExcluir
  5. Viva o bom rock'n roll, abaixo às modinhas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo blog. Amo rock. Obrigado pelo comentário no blog. Continue acompanhando. Eu torço para time tb, mas não jogo nada, rs.

    http://umprincipeapaixonado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eh rock na véia hAUhaUhauhuAH
    parabens pelo blog aih!!

    ResponderExcluir
  8. Atitude roquenrou de bancar um texto falando sobre tantas décadas de história!

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post! Adorei seu resumo, tinha coisas que eu realmente não sabia! Vou procurar me aprofundar mais no assunto.
    Vamos comemorar agora esse dia tão importante \o/ Ouvindo muito rock! Dês dos "velhos" até os "novos"

    ResponderExcluir
  10. rock é bom e nada mais! :)

    ResponderExcluir
  11. viva o rock!

    sempre influenciou muitas bandas e vem influenciado hoje.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post.

    só uma correção. Segundo vários historiadores do Rock, o rock não surgiu da fusão do country e do blues. Esse foi um mito criado nos EUA para representar o Rock como uma união de raças (coutry=branca, blues=negra). Na verdade (e segundo o próprio Elvis), o Rock é um ritmo originalmente negro, feito da junção do Blues com o Gospel (sendo o country uma influência posterior).

    ResponderExcluir
  13. EXCELENTE POST!
    VIVA O ROCK! ...SEMPRE NÉ!
    O melhor estilo musical que há! YEAH!

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que existia o dia do Rock!

    Viva

    ResponderExcluir
  15. ae, blog bem louco & da hora, parabééns' ^^

    ResponderExcluir
  16. Uau, ótimo resumo sobre o rock.
    Eu amo rock, mas por ser da geração do Emocore e do Indie Rock não sabia muito da história.
    Viva o rock, o melhor ritmo!
    www.percatempolendoisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Itamar.
    A coisa toda no meu blog a respeito das inclusões e exclusões sociais tomou uma proporção maior do que esperava. A Martha encaminhou uma resposta ao seu comentario lá.
    Se quiser dar uma olhada, passe lá.
    Obrigada mais uma vez por participar.
    Abços

    ResponderExcluir
  18. Sensacional maluco!
    Muito bom o texto!
    Eu que nem curto muito rock, pirei.
    Pô, gostava pra caralho de KISS, a uns 4 anos, agora to mais suave, até pagode ouço huauhahua.
    Ae mano, teu blog tá bem louco!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. sou um cara bastante ecletico em relação à musica, e acho que esta homenagem vai muito mais pros gênios do rock de antigamente do que pra esses atuais, que acreditam que usar uma franja na cara e fazer cara de tristeza vale como rebeldia...

    queríamos mais KISS, QUEEN, LED ZEPLIN, IRON MAIDEN, dentre outros novamente... pena que essas épocas áureas não voltam, temos que nos contentar em ouvi-los em cds e dvds...

    otima homenagem

    ResponderExcluir
  20. pois é parceiro, nem citei esta tal geração ai das franjaas, prq na minha humilde opinião, nem vale a pena ser citada dentro da história tão grandiosa do ROCK!

    ResponderExcluir
  21. rock?
    falar de raimundos, titãs, paralamas, rpm, barão vermelho, legião...
    é muito fácil.

    difícil é viver sem esse tipo de música.
    no lugar onde eu trampo, só tem velho, só toca sertanojo no radinho, é um tédio total
    mas quando eu chego em cada. aí eu estou melhor. ligo o pc e mando um bom e velho rock'n roll e tudo se ajeita

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...