" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

terça-feira, 15 de setembro de 2009

***OPINIÃO: MUNDO***-->"Clima de guerra" inexistente! * Buenos Aires - 1ªparte.



Nesta semana que passou tive o prazer de conhecer uma das maiores cidades do mundo e sem dúvidas uma das mais importantes da América do Sul, Buenos Aires capital da Argentina.

Buenos Aires é um espetáculo de cidade, repleta de atrações onde o moderno se mistura ao antigo e faz da cidade um show, mas sem dúvida o fato que mais me chamou atenção foi a cultura e boa educação do povo portenho e principalmente a inexistência da rivalidade que a globo criou aqui no Brasil.
Antes de viajar eu estava um pouco receoso, já que era a semana de um jogo entre Brasil e Argentina, imaginava eu talvez um clima meio hostil por ser brasileiro, mas depois que cheguei lá vi que a rivalidade existe, mas não é da mesma forma que certos narradores de determinadas redes de TV fazem questão de difundir, criando um clima de guerra entre o povo de dois países irmãos.
Fui muito bem tratado por todos os Argentinos com que tive contato, fiquei quase uma semana andando pra tudo que é canto lá, e não vi sequer um ato que pudesse ser considerado como hostilidade, muito pelo contrário em todos os lugares em que estive recebi elogios a meu país, muitas pessoas me parabenizavam pelo futebol do Brasil, em alguns lugares em que eu e meus amigos conversávamos em português, logo se aproximava alguém e perguntava - brasileño? – sim – Ah...Me gusta mucho Brasil... bla bla bla...


Antes de eu ter ido pra lá eu ouvia meu amigo, Otavio me dizer que o povo de lá, não tinha o povo brasileiro como “inimigo” (coisa que de certa forma acontece aqui) e que eles gostavam muito do Brasil e tals, ele admira muito a argentina e até então eu não entendia por que... Eu que já vi diversas vezes brasileiros tratando mal Argentinos em SC, nas praias e tals e não foi uma nem duas vezes, foram muitas, inclusive em uma determinada vez eu e outro amigo estávamos indo pra praia quando ao avistar um carro argentino ao lado meu amigo sem mais e sem menos abriu a janela e gritou, “o Argentino FDP, aqui é Brasil!!!” e mostrou a camisa do Brasil para os caras que estavam no carro do lado na estrada, na hora eu ri, mas agora depois de ter voltado e ser muito bem tratado lá, fico pensando o que levou meu amigo a fazer isso? O Gavião Bueno e suas idéias furadas “pró guerra” e rivalidade entre povos!?
Quando eu andava com a camisa de meu time por lá (andei quase todos os dias na verdade), logo alguém vinha - El Paranaense bla bla bla... Em um momento um piazão com a camisa do River Plate, venho até mim, isto no domingo um dia após o jogo do Brasil, me parabenizou pelo futebol da seleção do Brasil e disse “Brasil es siempre mejor” ai falou algumas coisas sobre futebol que não entendi direito e mencionou El Paranaense, eu disse eliminamos vocês – “sí sí, me recordo”, muita gente vinha até mim, perguntar “Cómo está el Paranaense en el campeonato brasileño” . Alegrou-me bastante saber como é bem conhecido meu Furacão lá, já nosso rival ninguém sabe que existe!
Depois fiquei sabendo que o jogo do Atlético PARANAENSE x Botafogo pela Sulamericana passou ao vivo lá em Buenos Aires.


Quando assisti Brasil x Chile, em nenhum momento ouvi o narrador local falar um A que fosse, tentando criar uma rivalidade conosco, pelo contrário foi uma imensidade de elogios ao futebol brasileiro, lembro de uma das frases que ele colocou que foi “é sempre bom ver o Brasil jogar, é um colosso, nos enche os olhos o futebol apresentado pela seleção brasileira” ou mais ou menos isso(foi o que entendi do espanhol dele), assim como pude comprovar pessoalmente, foram muitos elogios ao Brasil e nenhuma hostilidade.
Enquanto escrevo este post estou vendo o CQC, pensar que semana passada eu estava vendo “El CQC” o original, na Argentina, é idêntico, todos os barulinhos, os efeitos, o cq teste (que tem outro nome lá), o top five da tele argentina, mas a diferença é que ancora do programa é uma mulher ao invés de um carequinha (se bem que tem um repórter careca lá), só pra mencionar...
Quando estava me despedindo do pessoal do hotel, o “tiozinho” que era o recepcionista me viu com a toca da Argentina (uma das peças portenhas que comprei, assim como calça, camisa oficial entre outras coisas) me disse pra eu tirar a toca quando chegar ao Brasil, pra não apanhar... - eu disse pra ele que justamente, vou usar a toca pra o primeiro idiota que vir se engraçar comigo escutar umas argumentações boas sobre como fui recebido na Argentina e como pude comprovar o carinho que eles têm pelo nosso país e nosso povo, é outra idéia, posso crer que eles entendem melhor, que uma integração sul americana é muito melhor do que criar uma antipatia por piadas idiotas e insinuações hostis feitas por determinados formadores de opiniões, que tem o poder de ter um microfone e uma câmera direcionada a milhões de pessoas que nem sempre se preocupam em pensar se o que alguns querem que as pessoas acreditem e absorvam é realmente certo. Logo que cheguei em Curitiba no aeroporto já vi uns boca de burro olhando torto, e em um posto de gasolina um frentista resmungou não sei o que para o outro mas depois que ouviu eu falar em português ficou um tanto perdido, pois acredito que achou que eu era argentino.


Logo postarei mais sobre Buenos Aires, mas espero que possa ter passado a idéia principal deste post, que a imagem que tentam colocar pra nós que “los hermanos” são rivais, inimigos ou sei lá o que, é invenção da mídia nacional e sei que muita gente absorveu isso, lamentavelmente. Pelo menos em todos os dias em que estive lá não notei nem vestígio desta tal rivalidade tão enfatizada por aqui, mesmo em uma semana de eliminatória de copa do mundo e a Argentina passando por um momento complicado. Portanto espero que quem tenha lido este texto saiba que os Argentinos não são o que “alguns” dizem, transformando-os em “inimigos” ou “rivais”, rivalidade existe, mas não sai de dentro dos campos de futebol, como acontece aqui. Mas sei lá cada um acredita no que quer, uns acreditam na TV outros não.




58 comentários:

  1. Belas fotos, essa cidade é maravilhosa e encantadora. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Ual, sempre achei a Argentina DE MAIS... Amo os teatros e musicais deles, pessoas, cidades, etc. Como eu não gostod e futebol não tenho nada contra... e acho ridícula essa briguinha no futebol ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Mto legal...! Odeio a argentina.. :D

    ResponderExcluir
  4. Que legal cara. Tambem fui muito bem recebido em bariloche quando estiv lá(la tem até muitos brasileiros). Tudo bem a rivalidade no futebol, nas piadinhas e talz. Mas tem um certo ponto que passa de brincadeira, e ai, não é legal.

    ResponderExcluir
  5. Tb sempre gostei da Argentina e não entendo pq certas emissoras de tv adoram fomentar esse clima de guerra. Muito bom o seu depoimento.

    ResponderExcluir
  6. parabens pelo blog !
    gostei muito :D
    www.downloadsnanetx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. opaa bora la...
    de qual blog seu??
    abraçao

    ResponderExcluir
  8. é lamentável a forma que a rede globo utiliza para se referir aos argentinos.
    o galvão bueno chega feder de burro, e realmente eu mesmo já vi brasileiros tratando mal os argentinos em uma praia catarinense,
    gente idiota, os argentinos são muito mal recebidos em santa catarina e mesmo assim todo ano eles desembarcam aos milhares nas praias do litoral catarinense,
    é muito triste saber que ainda existe essa cultura idiota.
    esse povo mesmo sendo mal tratado,continua vindo pro brasil gastar seu dinheiro.

    ResponderExcluir
  9. VLWsss o seu tbm ta la no meu jahh
    forte abraço

    ResponderExcluir
  10. Retribuindo a visita no blog!

    A idéia e que a galera realmente conheça os cantores pq ultimamente não se canta mais nos hits da rádio por ai! vlw pela visita e sucesso para o seu blog.

    ResponderExcluir
  11. Salve salve!
    Pô, da hora a história do jogo hahaha.
    Não tenho muita vontade de viajar para a Argentina, vejo esse país com uma imagem de como se fosse o Brasil, acho que para mim não seria tão proveitoso.
    Bacana as fotos.
    Aê, tá com grana hein? Fazendo viajens internacionais! hahahhahahaha.

    E hoje os coxinha branca vão apanhar! hahaha
    Abração.

    ResponderExcluir
  12. simplesmente..como argentino morando no Brasil faz 10 anos posso te falar...gracias ,japa

    ResponderExcluir
  13. Que bom que alguém concorda comigo rs
    amo a Argentina, e meus amigos babacas sempre me criticam!
    seja bem vindo a Argentina quando quiera!

    ResponderExcluir
  14. isso ai japa as pessoas precisam ver as coisas in loco pra acreditar infelizmente outra coisa q vc nao colocou e que tanto asp pessoas de direita qto as de esquerda falaram bem do lula coisa q brasileiro boca de burro sick of mind nao percebe e o momento q passamos de revoluçao em nosso pais.
    imagine o q as pessoas pensam da venezuela e nem sabem pra q lado do continente ela fica...ignorancia é mato!!

    ResponderExcluir
  15. que ótimo texto, muito legal ver alguem expondo o mesmo sentimento que tenho, já fui diversas vezes para Argentina em diversas cidades. Também sabia desta coisa que a Imprensa brasileira inventou, não sei porque, lá na Argentina o Brasil é muito apreciado e eles gostam muito de nós, infelismente os brasileiros absorvem a cultura ridicula que emissoras de tv teimam em criar, não sei porque razão!
    Excelente idéia mostrar ao nosso povo o que só quem já foi pra Argentina conhece, só fala mal da Argentina quem nunca foi pra lá.

    Grande abraço - Eugenio Pereira SP Brasil

    ResponderExcluir
  16. Deve ser louco o estádio do Boca! Pow deve ter sido mto foda a sua viajem hein? AAAAAAAAAAAAa como eu queria poder ir... rsrsrsrs

    O Blog se Eu Adoro o Litoral Catarinense vai voltar naum mestre?

    Abraçosssssssss

    Abraços

    http://publicidadesportiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Muito bom, japa. Que legal que você descobriu a Argentina e desvendou o preconceito que a mídia obtusa introjetou no senso comum do brasileiro.

    Parabéns pelas suas descobertas e já aviso. O que você viu é só o começo, a Argentina é vasta e você nem faz idéia de com são os habitantes das províncias, precisa conhecer.

    Mandou bem.

    ResponderExcluir
  18. Muito legal, Japa. Em troca, com o passar do tempo, cada vez somos mais que espalhamos uma outra mensagem. Já está ficando melhor. Sou argentino, morei no Rio cinco anos. Posso te garantir que essa ignorância, essa falta de conhecimento do outro (de ambas partes) era bem pior há um tempo.
    Venceremos!
    abração

    ResponderExcluir
  19. eu posso dizer uma coisa, a globo é a pior forma de conduzir o povo brasileiro a burrice!!!

    é uma idiotice realmente essa "guerra" criada por essa tv, porem o povo deve aprender com pessoas mais esclarecidas que isso não leva a nada, deviam se preocupar com americanos colocando bases na colombia e paraguay... e não perder tempo com briguinhas bobas inventadas pela dona globo..

    muito bom o blog!

    ResponderExcluir
  20. E ae Japa! Entao eu vivo faz quase dois anos na argentina. Ja vivi em Buenos Aires e agora eu estou em Cordoba. Entao... Futebol aqui é o assunto que evito comentar, porque a rivalidade existe. Talvez a sua visao de turista seja muito diferente da condiçao de um residente. Voce chegou a perceber que o argentino tem o costume de ser exageradamente grande( somos os melhores)? Se ficasse uma semana mais voce perceberia! Minha postura sempre foi de apaziguar ou nao me meter aonde nao me deve! Sem duvida o Brasil esta sendo o espelho no ambito politico e economico para a atual Argentina. Talvez voce nao deva ter escutado coisas como: Nao é possivel que vendemos nossas grandes industrias a esse negros de merda. Outra; Essa saiu no jornal de maior circulaçao da argentina. O titulo: la Revancha Argentina. Essa materia tratava que muitos agricultores estavam comprando terras no oeste da Bahia pra Plantar algodao. Sem nenhuma duvida a revalidade existe pelo os dois lados! Te conta outra historia. Vivia com uma norte americana afrodescente que foi a restaurante comprar o equivalente do nosso pao de queijo ai no brasil...e o gerente percebeu que ela nao era argentina e no final lhe falou. Muito obrigado, volte sempre. Ou seja, so pelo fato de ser negra ja a vinculou como brasileira! Tenho inumeras historias a conta. Entao é isso. Te parabenizo por sua inicitiva. Sorte!!!

    ResponderExcluir
  21. Amigo vivo a 5 anos em Rosario, nunca tive nem um problema em ser brasileiro, também não noto a rivalidade (fora do futbol), o que existe talvez um certo racismo a negros porém, não especificamente a brasileiros, mas estoy muito tranquilo aqui onde moro e nunca tive nem um problema. O que disse o amigo a cima, é certo que em qualquer parte do mundo vão ter fatos desagradaveis.
    Gosto muito das pessoas daqui e acredito pelo que sinto que eles gostam dos brasileiros também, sem duvidas gostam muito do Brasil

    sucesso.

    ResponderExcluir
  22. bom, pelo que li entendo que no texto e tbm aqui nos comentarios entendo que a sitação é no geral, lógico que sempre vão exisitir casos isolados, assim como lá tem os radicais aqui tem os cabeça aberta!

    rivalidade idiota somos todos irmãos!

    ResponderExcluir
  23. cara muito bom post, eu ja viajei pra varios lugares do mundo nunca tive nem um problema na Argentina, e fui assim como você muito bem tratado pelos portenhos, porem em viagens para a Espanha e Inglaterra simplesmente fui visto como um ser desprezivel, isso pelo simples fato de minha nacionalidade, Brasil, tenho alguns amigos Argentinos e considero muito eles, nunca vi nada que pudesse dizer que existe esta rivalidade animal lá, fiquei em Buenos Aires 2 meses em uma de minhas viagens, conheço varias provincias também.
    Espero que todos se concientizem que não vale a pena nunca ter inimigos, principalmente quando NÃO EXISTE INIMIGOS E SIM IRMÃOS!

    ResponderExcluir
  24. Ótimo texto. Concordo com tudo. Nunca vi um argentino cuzão, mas brasileiros, ah, isso tem de monte!

    ResponderExcluir
  25. Os argentinos se acham sim, vc quer o q vc estava com turista na capital do pais, vc queria que eles te tratassem mal ?? querem seu dinheiro (e pelo visto vc deixou um bucado lá) Lembro muito bem do Ceara do panico entrando no meio de uma pelada com a camisa do brasil lá na Argentina, foram 3 voadoras que ele sofreu , por "sorte" ele só quebrou o braço.....
    Argentino = "Arrogância"

    ResponderExcluir
  26. olha eu aqui de novo marvando presença.
    esta postagem merece um selo.

    então passa no marmanjjus pra pegar o seu...

    ResponderExcluir
  27. top fut, bom como turista em toda semana que fiquei lá não vi nada como citei, mas é minha humilde opinião, não morei lá pra saber como é, estou passando além do que vi, relatos de pessoas que foram pra lá muito mais que eu, também pessoas que moram lá, além de amigos argentinos que conheço... simples assim... minha opinião é esta até que se prove ao contrário...

    quanto aos atos racistas citados isso acontece aqui no Brasil também, infelismente acontece no mundo todo e não se trata do fato de ser "Brasileiro"...

    quanto ao cara do pãnico, ir jogar lá com a camisa do Brasil, isso se chama provocação e quem pede leva!

    e quanto a gastar,não gastei muito não pode ter certeza, e conversei com pessoas nas ruas, nos bares, metro etc, acho que estes não tinha nem um interesse financeiro não..


    valew!

    ResponderExcluir
  28. Certa vez estive em São Borja, fronteira com a cidade de San Tome na Argentina, como eu estava com um carro alugado e não tinha uma procuração do proprietário que autorizava a saída do mesmo do nosso país, eu não poderia cruzar a fronteira. O que eu achei engraçado é que o oficial da aduana prontamente se ofereceu para chamar um taxi para que eu pudesse conhecer a cidade...A motorista também foi super simpática. Então pude perceber que essa rixa que existe é um pouco de ignorância de nossa parte.
    Não sei como é para um brasileiro morar na Argentina, mas o turista brasileiro recebe um tratamento melhor, do que um turista argentino.

    ResponderExcluir
  29. eu tomei a liberdade de colocar um link do marmanjjus para a sua postagem.
    dá umaolhada assim que sobrar um minuto.

    ResponderExcluir
  30. Lidia disse: Eu como argentina, morando em Brasil há muitos anos, me sinto muito lisonjeada com suas palavras e essa é também minha opinião. Muitos se iludem com a propaganda anti-argentina, mais vale apena conhecer Argentina e seu povo e terão outra impresão de nós, argentinos. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Pois é Japa essa viagem foi demais, tivemos o prazer de presenciar tudo isso que você postou. Realmente essa rivalidade é algo medíocre de vivenciar, o povo de lá muito pelo contrário parece que até curte mais o Brasil do que o próprio povo daqui, sempre elogiando o futebol, o Lula, os lugares enfim sempre somos bem vistos. Pena que não sabemos retribuir quando os mesmos vem para cá. É foda esse tipo de coisa,mas fazer o que como você mesmo disse e é a mais pura verdade a TV faz a cabeça dos mais fracos e infelizmente essa massa é a que predomina!!
    Mas por fim Buenos Aires é um lugar fantástico, lindo, as arquiteturas antigas, ver a paixão com que o povo sente pelo próprio país, esse patriotismo em manter viva a história que hoje lhe deram todos os direitos e marcaram a vida de muitos, isso é muito presente em cada esquina lá, em cada rosto, é motivo de orgulho coisa que aqui no Brasil nãO existe, ou não é tão forte como lá. Simplesmente foi uma experiência maravilhosa!!!

    Viva a Argentina!
    Viva o Brasil!

    SOMOS TODOS "LOS HERMANOS"...

    ResponderExcluir
  32. eu pessoalmente não tenho nada contra Argentinos, muito menos contra o país Argentina, tenho muitos amigos aqui onde moro em Balneário, que são Argentinos. Na temporada aqui fica repleto de Argentinos, as pessoas que moram aqui aprenderam a conviver pacificamente com os Argentinos, porém os turistas brasileiros acham que são superiores aos Argentinos (acredito que pensam no futebol) e existe muitas tiradinhas de sarro e coisas do genero, acho ridiculo mesmo!
    espero ter a oportunidade de ir a Argentina, mas nem precisei ir pra lá pra saber que essa rivalidade como foi dito aqui é coisa da imprensa - pra variar - já que a midia só proporciona coisas ruins!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Em SC e RS os argentinos tbm sao mto bem tratados,
    tanto q quase sempre voltam pra passar as ferias ou entao ficam por aki mesmo.
    Rivalidade mais no futebol mesmo...

    ResponderExcluir
  34. Trabalhei com um chefe argentino...

    E o que dizem deles é pouco, vc ir a passeio é uma coisa, conviver...

    São arrogantes sim! hj tratam bem aos "hermanos" brazucas, pq precisam de nosso turismo, estão sim falidos, sempre se acharam "Europeus" e diferente do que possam pensar não é invenção da midia não, tenho amigos chilenos, peruanos, da venezuela, e todos tem a mesma visão, todos veem a argentina como ela é.

    Quem mora em floripa sabe bem como eles são e o que fazem por lá, trazem $$ mas a esculhambação e a arrogância tbm.

    é uma pena ver por aqui alguns idiotas com camisas da seleção deles, por lá vc não vai achar ninguém com a camisa da seleção brasileira.

    em uma coisa concordo, nós brasileiros não damos mesmo valor ao nosso país...

    ResponderExcluir
  35. Viajo muito a trabalho pela América Latina e posso te afirmar que o tratamento e o carinho do povo de língua hispânica pelo Brasil é enorme.
    Na Argentina (onde já perdi as contas de quantas vezes visitei) sempre fui muito bem tratado.
    Já passou da hora do brasileiro sair um pouco da frente da tv para poder fazer seus próprios conceitos ... isso se tiver capacidade para tanto.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  36. CAra tem uma coisa....

    Exite uma frase, de um argentino, o qual infelizmente não lembro o nome, que resume o que acontece:

    "OS ARGENTINOS ODEIAM AMAR OS BRASILEIROS E OS BRASILEIROS AMAM ODIAR OS ARGENTINOS"

    Deu para etender

    ResponderExcluir
  37. Na verdade a rivalidade já existiu, mas ficou um tanto no passado. O porque dessa rivalidade é muito óbvio... Argentina e Brasil são disparados os dois países mais desenvolvidos da América do Sul, estou falando em todos os sentidos e antigamente a rivalidade existiu de maneira muito mais forte, em uma tentativa de ver quem era o melhor da américa.
    Recentemente, o Brasil tem dominado com larga vantagem em todas as áreas, inclusive o futebol, grande paixão de ambos os povos e essa rivalidade e pra não serem zombados, os argentinos tem nos tratado com admiração. Não se engane, eles não são tão fãs assim, mas sempre nos tratam com muito respeito. Já visitei a Argentina três vezes, sendo a primeira logo após a final que o Adriano marcou um gol aos 47 e nós fomos campeões. Não perdi a chance de ir com a camisa do Brasil, ela foi motivo de um péssimo tratamento no aeroporto, onde tentaram me impedir de entrar no país com o argumento de que não me reconheciam na foto do RG (que havia sido feito em 2001, três anos antes) e foi inutil mostrar as dezenas de documentos com fotos que eu tinha... Ah se não fosse o consulado brasileiro em Buenos Aires para me salvar. Nas outras vezes não tive nenhum destrato e realmente adoro visitar a argentina.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns cara ... sei muito bem o que tu diz. Fui para a Aragentina e fui muito bem recebido. Sou casado com uma argentina e posso te dizer que é lamentável essa rivalidade.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  39. Sim , é assim mesmo , trabalhei na Argentina , fui por muitos anos la , e comprovo , a rivalidade e a arrogancia é muito maior NOSSA , nao tenho vergonha de falar , é fato . nao sou hipocrita , meu time e minha torcida admira o futebol deles e a torcida ( Inter - Popular) , imitamos eles sim , é uma forma de elogio ....sou Brasileiro , me orgulho da minha terra , mas o que o amigo escreveu é verdade , fato

    ResponderExcluir
  40. "trabalhei com um chefe argentino"

    1 chefe argentino arrogante... de uma pessoa se da pra tirar a conclusão de toda uma população????

    acho que não, assim como tem chefe arrogante argentino, tem chefe arrogante brasileiro...

    e será que não vai achar ninguem com a camisa da seleção lá mesmo??????

    sei lá vai que acha né pela admiração ao nosso país que vi lá é bem capaz de achar eim ...valew!

    acho que seu parametro para tirar conclusões está errado amigo, mas valew pela opinião...

    ResponderExcluir
  41. Não estou aqui pra defender a imprensa mas esse lance de rivalidade tb existe do outro lado sim!
    Quando a nossa seleção se dá mal, é capa de jornais esportivos como o Clarín e outros mais e acho o seguinte, eles lá e nós cá!

    ResponderExcluir
  42. mto legal o post. Moro na Argentina há 4 anos e posso confirmar tudo oq o Japa falou acima!

    Eles amam o brasil, são mto simpáticos e dá vergonha de voltar pro Brasil (sou de Floripa) e ver os hermanos sendo mau tratados no meu país.!

    ResponderExcluir
  43. Nossa cara gostei muito do teu blog, é bem eclético, há espaço para tudo, política, opinião, loucuras, belissimas imagens e experiências como esta que só enriquecem nosso conhecimento.....passarei mais vezes por aqui.

    Meu blog também está aberto para ti e teus leitores... www.buenosairesdicas.com

    ResponderExcluir
  44. Soy Argentino...adoro o brasil, é tenho muitos amigos la!

    ...."que os irmãos sejam unidos, porque essa é a lei primeira, tenham união verdadeira, em qualquer tempo que seja, porque se entre eles brigam, devoram-nos os de fora".
    "Martin fierro"
    Da pra entender???

    ResponderExcluir
  45. olá, encontrei seu blog no site Mochileiros.com, achei muito boa seus relatos de viagem, venho somar algumas informações...

    Posso dizer o seguinte:

    Viajei por vários países do mundo entre eles ARGENTINA, EUA e Espanha...

    posso afirmar que nos EUA não somos brasileiros somos LATINOS, por tanto para eles é tudo a mesma coisa desde mexicano, cubano, portoriquenho, peruano, argentino e brasileiro e o tratsamento também é o mesmo somos um subpovo, somos lixo para eles! Quando eu dizia ser do Brasil, me perguntavam se eu estava procurando emprego lá, com aquele olhar de mais um imigrante desprezivel...portanto não consigo entender como as pessoas daqui puxam o saco daqueles caras.

    Na Espanha fiquei 5 horas detido na imigração, sem comer, em uma sala que estava com 35º de temperatura, quando pedi água me trouxeram um copo de agua quente(ambiente) e me disseram pra eu me contentar com isso... porque? simplesmente porque sou do Brasil.

    Em outros países da Europa também não é muito diferenteo tratamento, mas pelo menos não fui detido na imigração...

    Na Argentina (assim como em outros países latinos) nunca presenciei um ato hostil, sempre fui muito bem tratado, principalmente após me identificar como brasileiro, um verdadeiro contraste do tratamento recebido lá fora...

    Disto tudo posso confirmar e assinar em baixo, seu relato..

    os meios de comunicação do Brasil conseguiram criar esta rivalidade para o povão, porém só tem este sentimento quem não colocou o pé pra lá da fronteira!

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  46. pois é cara já passou da hora de alguem fazer algo antes que isso vire alguma coisa diplomatica e é justamente isso que os causadores de tudo isso (as globos da vida) querem ver o circo pegar fogo entre nós.
    nunca fui pra Argentina mas não tenho nada contra eles, não me deixo levar por piadinhas na tv.

    ResponderExcluir
  47. "Astro do futebol argentino, Lionel Messi escolheu o arqui-inimigo Brasil para relaxar, após ser eliminado da Copa do Mundo."

    noticia publicada na globo .com destque para a frase: Arqui-inimigo Brasil -> LAMENTÁVEL!

    ResponderExcluir
  48. Oi amigos! Sou argentino,meu nome é Félix e moro na Cidade de Córdoba, eu viajei pelo Brasil 7 vezes! amei o Brasil! entao estudei uns anos lingua portuguesa na universidade de Córdoba, eu acho que a rivalidade Argentina/Brasil e uma porcaria, tudos, sim TUDOS os brasileiros que conheci (Rio,SP, Bahia, Floripa, Ubatuba, Morro de Sao Paulo, Itacare, etc) sempre nos trataram muito bem, fizemos amizade con muitos tambem, jogamos partidas de futebol mas como tudo nesta vida , sempre tivermos RESPEITO! no meu pais um brasileiro é sinonimo de alegria, festa, praia, caipirinha,etc e sempre temos um sorriso para voces! meus amigos brasileiros diziam para nos que o Sr Galvao Bueno sempre falaba m... da argentina, eu nao sei quem é Galvao! nem porque fala assim do meu pais! eu lutarei por sempre pela uniao nao somente de Brasil/Argentina sinao tambem pela uniao latinoamericana, un abrazo grande amigos brasileros! Viva Brasil! Viva Argentina!

    ResponderExcluir
  49. gracias amigo argentino, saludos desde Brasil! Viva nosotros, Viva Sudamerica!

    ResponderExcluir
  50. Ola amigo sou Argentino , e gostei muito do seu comentario, eu moro no Brasil a 10 anos, gosto muito daqui, e já me acostumei com as brincadeiras kkkk, e bom como vc disse a tv, a globo, e outros medios sempre criam esa rivalidade, eu sempre digo, que a gente (Argentinos) gostamos do povo brasileiro, é claro sempre tem uma ovelha preta, bom meu amigo um abraço , Hermano!! fuiiiiiii

    ResponderExcluir
  51. isso aí, agradeço pela visita! como vc disse sempre terão ovelhas negras... lutemos para que pelo menos a grande massa não se deixe influenciar sem mesmo saber porque! Abraços! saludos de Loco MUndo!

    ResponderExcluir
  52. Entrei neste blog não para falar sobre a Argentina, Mas para tentar saber noticias do MEU AMIGO ARGENTINO DE NOME CARLOS, sei que sera uma tarefa dificil devido ao tempo!!de qualquer forma vou tentar, deixando aqui algumas pouquissimas informações: Bem CONHECI MEU AMIGO ARGENTINO DE NOME CARLOS(infelizmente não sei seu sobrenome) proximo ao predio em que morava no viaduto 9 de julho centro de SP, em 1974!!!! Eu tinha 17 anos, ELE CARLOS 26, ELE morava na rua santo amaro tambem no centro de SP, juntamente com sua irmã dentista, ELE trabalhava em uma ótica na rua dom jose gaspar, tambem no centro de SP, Ele tinha estatura mediana acho 1,66 altura, pele clara, cabelos pretos(tipico homem argentino)disse-me que havia estudado medicina na Argentina, mas acho que não chegou a concluir, (uma particularidade que me recordo) que ELE dizia ter muito medo de avião(não sei se ainda tem) portanto concluo que ELE chegou ao brasil via terrestre, acho que ELE era natural de Buenos aires..ELE era super atencioso e amavel, as vezes a noite ia me buscar na escola onde eu estudava na escola SENAC, na rua galvão bueno no bairro da liberdade em SP, as vezes aos domingos a tarde íamos ao cinema.Certa vez nos encontramos proximo ao predio em que morava ELE estava com seu irmão que era estudante de arquitetura e comentou que o irmão pretendia terminar o curso na universidade mackenzie, (neste dia como ELE estava com o irmão eu me senti deslocada e não conversei muito, pura TIMIDEZ)Infelizmente a ultima vez que nos encontramos foi na feira hippie que acontecia todos os domingos na praça da republica em SP, ELE estava um pouco indiferente comigo, porque na época eu era muito IMATURA, TIMIDA, DESLIGADA, e quando estavámos juntos eu não demonstrava muito entusiasmo, acho que isso o fez se afastar....Hoje sei que ELE deve ter sua vida toda definida(como a minha) e NÃO quero ATRAPALHAR EM NADA!! so gostaria de noticias, saber se ELE ainda esta entre nós, se ainda mora em SP, se retornou a Argentina, foi uma pessoas ESPECIAL e gostaria muito de ter noticias...Se esta historia for do conhecimento de algum seu parente ou mesmo ELE CARLOS se identificar-se, Mande noticias, para tanto deixo aqui meu email elianaclara@msn.com

    ResponderExcluir
  53. Eliana, boa sorte em sua procura... que encontre o Carlos, apesar de que seria mais facil se vc tivesse o nome completo dele... mas de qualquer forma, boa sorte...

    ResponderExcluir
  54. When you travel it is important to have a place where you could stay when you visit Argentina.


    Hostels in Huaco

    ResponderExcluir
  55. Olá gostaria de saber qnt vc gastou para ir em buenos,sera que vale a pena estudar la??
    Eu e meu marido estamos querendo estudar la..
    seu blog é muito bom....

    ResponderExcluir
  56. Olá Enigmatica Gothic, costumo gastar muito pouco em minhas viajens, quanto a estudar lá, eu sei que existem muitos brasileiros indo estudar lá, mas pessoalmente não sei muito sobre estudos lá....

    De qualquer forma da uma olhada aqui ó:
    http://www.mochileiros.com/estudar-na-argentina-perguntas-e-respostas-t27733.html

    tenho certeza que suas dúvidas serão quitadas...

    bjos!

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde!
    É verdade que é melhor comprar dolares no Brasil e lá em Buenos Aires trocar por peso? É melhor trocar é no aerporto daqui ou de lá?

    ResponderExcluir
  58. olá amigo, o melhor a fazer é trocar o real direto por pesos argentinos, já que se você for trocar o real por dólar e depois o dólar por peso, vai perder 2 vezes (taxas, lucro casa de cambio, etc)...
    Ainda te recomendo o seguinte, a melhor alternativa é trocar o real por pesos lá na Argentina, vão te pagar melhor lá do que aqui no Brasil... não sei exatamente quanto está a cotação hoje, mas acredito que você vá ganhar 30 centavos de pesos por cada real se deixar pra trocar lá...

    Se seu voo for aterrizar em Ezeiza troque na agencia do Banco de La Nacion que tem lá no aeroporto de Ezeiza mesmo. É uma taxa boa uma das melhores taxas da cidade.
    Se for para o Aeroparque, troque só o suficiente para pagar o táxi, ônibus e etc, deixe pra trocar no centro, prq a taxa já não é tão boa...

    espero que tenha te ajudado...

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...