" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

***INFORMAÇÃO: MEIO AMBIENTE***---> 22 Carros menos poluentes.


Lista do governo coloca 22 carros como menos poluentes



O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta terça-feira, 1º de dezembro, a nova versão da Nota Verde, que classifica os carros de passeio que circulam no País, fabricados em 2009, de acordo com suas emissões de CO2 e outros poluentes - substâncias que favorecem o aquecimento global e afetam a saúde humana.

Diferentemente da primeira versão, que atribuiu notas numéricas aos modelos, desta vez são utilizadas estrelas - de uma a cinco - para demonstrar os níveis de emissões de gases poluentes e do efeito estufa. Quanto maior o número de estrelas, mais eficiente é o veículo. Ou seja, menor o índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.

“O objetivo da Nota Verde é orientar o consumidor. Queremos que o consumo consciente cresça cada vez mais, e que assim seja criada uma concorrência positiva entre as montadoras, para que produzam carros mais eficientes”, disse Carlos Minc. De acordo com o ministro, a nova forma de classificação dos veículos foi “bastante debatida” em um grupo de trabalho que reuniu, além do MMA, o Ibama, Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) e Petrobras. Segundo ele, o ranking atual obteve mais consenso que o primeiro e “está mais claro para o consumidor”. Outra vantagem do novo sistema, para o ministro, é que ele facilita a categorização dos veículos.



A lista reúne cerca de 400 modelos de veículos de passeio fabricados no ano de 2009 - inclusive alguns importados. Vinte e dois modelos ganharam cinco estrelas, todos eles com motores flex (movidos tanto a álcool quanto a gasolina). O primeiro lugar ficou com o Fiat Idea Adventure Dualogic 1.8 8v hv flex. Os piores colocados são modelos a gasolina e com motores mais potentes, acima de 2.0. O último lugar é ocupado pelo Jetta Variant 2.5 a gasolina, da Volkswaguen.

No critério adotado para classificar os veículos, 3 estrelas são relativas aos poluentes CO, NMHC e NOx, e 2 relativas ao CO2. “Os carros que utilizam álcool já ganham automaticamente uma estrela, porque o CO2 liberado é absorvido no processo de cultivo da cana”, explicou o ministro. Para Paulo Macedo, coordenador do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve/Ibama), a nova forma de classificação se tornou “mais rigorosa e justa”.

O ministro acredita que a Nota Verde terá reflexos na saúde, no clima e também no bolso do consumidor, que, guiado pelo ranking, poderá optar por adquirir veículos mais eficientes, que consomem menos combustíveis e poluem menos. “Essas estrelinhas vão pegar!”, comemorou. Segundo Minc, em 2010 ainda devem ser feitos outros aprimoramentos ao instrumento, como a inclusão de motos, ônibus e caminhões.

Para a secretária de Mudanças Climáticas do MMA, Suzana Kahn, que também participou da coletiva, a Nota Verde é uma forma de a população se engajar na questão do clima, que será discutida em Copenhague (Dinamarca), mês que vem, na Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP-15.

Os modelos que receberam nota máxima são:

-FIAT = Idea Adventure Duoalogic 1.8, Palio ELX 1.8, Siena HLX 1.8, Stillo Flex Dualogic 1.8, Stilo Blackmotion e Stilo Sport Dualogic 1.8.

-GM = Prisma Max 1.0, Celta duas portas Life 1.0, Celta duas portas Sprit 1.0, Celta duas portas Super 1.0, Celta 4 portas Life 1.0, Celta 4 portas Spirit 1.0 e Celta 4 portas Super 1.0.

-VOLKS = Fox 1.6 Plus, Fox 1.6 Route, Space Fox 1.6, Space Fox Sport Line 1.6 e Space Fox Route 1.6.

-CITROEN = C3 EXCL 1.4, C3 GLX 1.4 e C3 XPL 1.4

-FORD = K 1.0.


Diante das críticas de fabricantes de automóveis e de combustíveis sobre o critério de classificação utilizado no ano passado, quando os carros receberam uma nota por emissão, a pasta resolveu criar um grupo de trabalho, formado por montadoras, pela Petrobras, pelo Ibama e por fabricantes de álcool para a criação de um conceito único de classificação, com base na soma dos poluentes com o emissores.

fonte: Ibama

---
Pra quem tá em duvida com o carro novo que vai comprar, ta aí uma boa chance de escolher algo que faça um pouquinho de diferença para o bem de todos, todo pouco é válido!

3 comentários:

  1. muito bom cara vc e criativo obg pelo comentario no meu blog tbm

    adm www.metalsr.co.cc

    ResponderExcluir
  2. Acho bastante importante vc divulgar notícias sobre o meio ambiente no blog.Louvável isso.Bom,a maioria das pessoas prefere o carro ao invés da bike (que além de ser mais saudável,é bem mais barata) :O

    ResponderExcluir
  3. Luizinho - Rio de Janeiro5 de dezembro de 2009 às 10:59

    mais um pequeno detalhe que pode significar muito, se as pessoas derem preferência a veiculos que poluam menos as industrais vão perceber esta necessidade e investirem mais neste ponto, ao invés de design, conforto, etc...

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...