" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

***COMPORTAMENTO: CULTURA: Bolívia lança bebida energética à base de folha de coca


Presidente Evo Morales quer descriminalizar o uso do vegetal e faz consulta à ONU

Evo em ritual andino com folhas de coca


Com o apoio do presidente Evo Morales, empresários bolivianos lançaram nesta quarta-feira (19) uma bebida energética elaborada com folhas de coca, em uma nova tentativa de esvaziar a investida do governo dos Estados Unidos para retirar a planta da lista de substâncias entorpecentes.

A apresentação da bebida Coca Brynco ocorreu faltando apenas duas semanas para a conclusão do processo de consulta solicitado por Evo junto à ONU (Organização das Nações Unidas) para descriminalizar o uso tradicional da coca.

A planta, que é sagrada para a comunidade indígena boliviana e usada pela população em infusão medicinal, mastigação e cerimônias religiosas andinas, é a principal matéria-prima para a elaboração da cocaína.

A defesa também foi feita, durante o lançamento, pela ministra de Desenvolvimento Rural, Nemesia Achacollo.

- Com este produto, queremos reafirmar que a folha de coca é saudável e queremos informar no âmbito internacional que esta folha é sagrada e não daninha. Devemos defender que nossa coca não é droga.

EUA é contra descriminalização

O gerente de produção da empresa que fabrica Coca Brynco, Johnny Vargas, disse que o grupo investiu R$ 1,68 milhão (US$ 1 milhão) na nova indústria. A capacidade de produção é de 5.000 litros diários da bebida.

A Bolívia é o terceiro produtor mundial de folhas de coca, depois da Colômbia e do Peru. Praticamente toda a população indígena vive do trabalho nas lavouras. Quando foi eleito presidente, em 2005, Morales assumiu o compromisso de lutar pela descriminalização da planta.

Mas a diplomacia americana se opõe e prepara uma apresentação, junto à ONU, contra a iniciativa de Morales de terminar com a proibição do cultivo e uso das folhas de coca.

O governo dos EUA argumenta que, se o plantio for liberado, abrirá um precedente para que qualquer outro país tente excluir alguma das 119 substâncias classificadas como narcóticos.

A Casa Branca considera que isso seria perigoso e atentaria contra os esforços mundiais de combate ao uso de drogas. As autoridades brasileiras também se preocupam com as plantações de coca na Bolívia. A Polícia Federal estima que 80% da pasta de cocaína que entra no Brasil seja de origem boliviana.


Fonte: R7.com

5 comentários:

  1. 1.Pare a Diretiva sobre produtos tradicionais à base de plantas. Salve o seu direito às ervas medicinais!

    Petição:

    Solicitamos à União Europeia que ponha fim à directiva sobre produtos medicinais tradicionais e de origem vegetal (sigla inglesa ‘THMPD'), Directiva 2004/24/EC, que se prepara para remover o acesso à grande maioria de produtos à base de plantas a partir de 30 de Abril de 2011.

    A 'THMPD' reduz os direitos de auto-determinação na gerência de saúde de cada cidadão europeu. Ultrapassa os controlos razoáveis sobre produtos perigosos, e entra na dimensão de coerção ao limitar as opções para tratamento de problemas de saúde.

    O acesso do público a produtos à base de plantas medicinais que tradicionalmente têm estado livremente à disposição tem de continuar ininterrupto.

    http://www.gopetition.com/petition/39757/sign.html

    Salientamos que a UE requere moradas e datas de nascimento válidas. Se não incluir a sua morada ou a sua data de nascimento, a sua assinatura não será incluída. Toda a informação é sujeita a privacidade. As moradas e datas de nascimento não são visíveis ao público, e pode também escolher manter o seu nome oculto.

    Todas as assinaturas são bem-vindas, todavia, as que não incluírem toda a informação necessária podem não ser contadas e todas as assinaturas de fora da UE não serão incluídas Não obstante, agradecemos todas as assinaturas que apoiam esta causa.

    2.Referendum for Natural Remedies

    http://www.eu-referendum.org/english/petitions/natural_remedies_info.html

    ResponderExcluir
  2. eim anonimo, poderia explicar um pouco melhor, mas valew!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que a folha de coca é milenar e nao é nenhum tipo de droga, existe uma imensa diferensa da folha de coca e da COCAÍNA, que é droga e para seu consumo passa por um processo químico, aliás vale lembrar que quem "inventou" a cocaína foram os Estados Unidos para outros fins.
    Quem conhece a cultura andina sabe o que representa a coca e sabe que esta planta esta longe de ser droga é só não deixar chegar aos gringos. abraço, gostei muito de seu blog.

    Luciano Gonçales

    ResponderExcluir
  4. Por supuesto, quando estive no museu da coca em La Paz, vi a história da coca e quando inventaram a cocaína, com certeza não foram os indigenas...

    valew Luciano

    ResponderExcluir
  5. evo morales e o maior leder cocaleiro da bolivia,um dos maiores plantadores de coca do pais,esta pleiteando em causa propria.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...