" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quarta-feira, 20 de maio de 2009

***SHOWS*** --->Nereu in Rock 3 (Jaraguá do sul)


Neste sábado 16-05-09 foi realizado o 3º Nereu in Rock na cidade de Jaraguá do sul -SC. O festival que contou com apresentações de várias bandas em sua maioria de SC, também contou com grandes bandas do punk/hardcore nacional.





O festival contou com o TAKE 5 (cada banda toca 5 musicas), das bandas:


• CADEIRAS QUEBRADAS - [Jaraguá do Sul/SC]
• STALLONES - [Florianópolis
/SC]
• VINIL DE BOLSO - [Jaraguá do Sul/SC]
• CONDENADOS AO CAOS - [Jaraguá do Sul/SC]

Em sequência as bandas prin
cipais:

• INDIGENTES - [Garuva/SC]
• MERCURIO CROMO - [Itajaí/SC]
• REJECTS - [São Bento do Sul/SC]
• LUZ VERMELHA - [Guaratuba/PR]
• CHOKE - [ Curitiba/PR]
• OVOS PRESLEY - [ Curitiba/PR]
• GRITANDO HC- [São Paulo/SP]
• CÓLERA - [São Paulo/SP]


Depois de um aquece na casa do ex-guitarrista da banda C.H.O.K.E, o Guilherme que atualmente mora em Joinvile, cheguei e já estava rolando a sonzeira da banda de guará, LUZ VERMELHA, tive oportunidade de estar vendo o Luz Vermelha em um show com o Lobotomia lá em guará mesmo. Daquele show pra este pude observar uma melhora em relação à banda a começar com o vocalista novo que em minha opinião canta mais do que quer aparecer (o caso do antigo vocal que no show de guará armou o maior barraco, inclusive brigando com membros da própria banda e brigando na roda do pogo também, resultado teve que sair vazado se não apanhava!), também no show de guará não se pode ter uma real da banda porque o baixista tava muito loco! Mas no Nereu 3 tava firme e da parte do show em que vi a banda fez uma ótima apresentação...


Após o Luz Vermelha, chegou a hora da banda curitibana C.H.O.K.E entrar em cena, logo no inicio alguns problemas com a voltagem local e fonte do pedal da guitarra do Fausto, deixaram o público a esperar um pouquinho mais, precisou-se do empréstimo de uma outra fonte que venho a queimar também na sequência e assim uma outra fonte apareceu... Mas nada que atrapalhasse o som pesado da banda, que começou destruindo já de início com "Zero Future". A banda com influência do Metal foi observada no início de uma forma um pouco mais tímida pelo público que se caracterizava em sua maioria pela cena Punk, logo o vocalista Otávio incendiou e ganhou força no pogo com discursos anti-imperialistas e também sobre as letras das músicas da banda que tem uma grande identificação com a cultura e revolução da América do Sul, (sendo a banda paranaense que mais fez turnês por cidades da América do Sul). Em meio a incitações contra a política do governo estadunidense e a favor do povo do sul, venho a participação especial dos integrantes da banda MOCAMBO também de Curitiba que fizeram uma integração de estilos no palco do Nereu 3, derrepente os acordes das pesadíssimas e clássicas músicas do álbum "Slum Radio" que fora produzido por João Gordo do RDP botaram o público pra agitar muito, os clássicos da banda animaram ainda mais a roda do pogo e o bicho pegou ainda mais nervoso quando a banda fez covers de Brujeria e Sepultura, contando com participação da plateia nos vocais, logo a banda finalizou seu show com outras músicas de seu novo álbum que esta sendo gravado, assim mais um show que foi "do caralho" como sempre o C.H.O.K.E destruiu!


Mais uma banda curitibana subiu ao palco do nereu 3 logo em seguida, o OVOS PRESLEY que trouxe de Curitiba um psychobilly/punk de qualidade inestimável. A banda que venho vestida caracterizada de "ovos zumbis", como é de tradição em sua performance, sempre bom humor e irreverência, trouxe em seu repertório diversas músicas que não deixaram a roda do pogo descansar em nenhum momento. Ademir o vocalista em seu tradicional performance rolava ao chão levando o público de Jaraguá a loucura. Assim como no show do Choke, um problema técnico aconteceu, também na guitarra desta vez de Wallace, porém a banda tocou com baixo e bateria e vocal até que a guitarra voltasse ao normal, já que isso durou apenas meia música. Clássicos como "p.q.p.", "cadillac podreira","papai um morto vivo", "cão sarnento" entre outras fizeram estrago pros lados de Jaraguá.


Depois das bandas curitibanas foi a vez dos paulistas subirem ao palco, venho então a banda GRITANDO HC que pelo próprio nome já diz é um espetáculo a parte em termos de hardcore, nestas alturas do campeonato ao redor da pista já se encontravam numerosos corpos estendidos ao chão já que dês das 16:00 hrs o pau tava comendo, eu que estava achando que o pessoal descansava pra ver as principais bandas da noite pude perceber que estavam em game over ali nos cantos mesmo, a banda a qual já presenciei em sua formação anterior com os vocais do Donald (que infelizmente venho a falecer) e a Lê fazendo os backing vocais. agora sendo ela a vocal principal da banda o gritando hc traz o seu tradicional som agressivo (que me pareceu ainda mais agressiva de outra hora que vi), forte e alucinado, muito peso na batida das músicas marcaram mais esta apresentação da banda que em terras catarinenses proporcionou ao público um show de gala, aos gritos de Lê o show venho ao auge com a classissima "Velho Punk", a banda também teve alguns problemas técnicos que interromperam o show por alguns minutos, mas logo um animado fan subiu ao palco e contagiou o público aos gritos de "Gritandoooooo Hcccccccccc"...isso até o show recomeçar e o bicho pegar de novo e foi assim até a ultima música o bicho pegando!

Finalmente pra fechar a noite com chave de ouro, quando eu já estava cansado depois da viagem de ctba até Jaraguá, algumas cervejas e várias bandas, venho a lendária banda CÓLERA, eu que estava nos bastidores junto com o pessoal das bandas ouvi a introdução de "Qual violência" logo catei minha mulher, que já estava mais pra lá do que pra cá de sono, e fui mais uma vez apreciar esta que pra mim é uma das melhores bandas que já vi, a roda de pogo ferveu e eu desta vez fiquei de longe observando todos os detalhes e claro cantando hinos do punk nacional. O Cólera é uma banda que gosto muito, tanto que este deve ser o sétimo ou oitavo show que estive, é uma banda que dispensa comentários e o que mais me agrada é o fato de suas letras passam mensagens muito positivas e estas mensagens podem-se captar simplesmente ouvindo, não é necessário pegar o encarte pra ver o que está escrito pra entender a letra, o Cólera passa suas mensagens na música mesmo, fato que é muito importante.
Assim o Nereu Rock 3 foi encerrado com uma das mais importantes bandas punks do Brasil e do mundo, juntamente com outras bandas de qualidade! Tenho a dizer que foi muito bom! Parabéns a Jaraguá do SUL!

***OPINIÃO: FUTEBOL *** --->Eixo rio-saopaulo vergonha do futebol!


Câmeras por todos os lados estão presentes hoje nos mais importantes estádios de futebol no Brasil, principalmente em campeonatos de destaque como Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, etc...
Mas se nos jogos mais importantes as
câmeras estão lá pra observar todos os detalhes, como os detalhes mais decisivos não são observados? Ou melhor como detalhes que não sejam de interesse de alguns não são destacados, pois observado na verdade são.

Então nos tempos de hoje que existem
câmeras pra todo lado, todos tem acesso a informações mais rapidamente, Internet, radio, etc e tals... Imagino como seria antigamente onde não se existia Internet, informações morriam na casca, a TV podia mostrar somente o que lhe interessava, ou nos tempos de hoje, como ainda continua sendo o que lhe interessa. Imagine como seria um jogo de futebol onde o juiz podia meter a mão de forma ainda mais prejudicial do que acontece hoje, não que hoje eles não prejudiquem, mas repito prejudicar ainda mais que hoje... Me pergunto e não devo ser o único, o que seria do futebol do eixo rio-sãopaulo se eles não tivessem o apoio incondicional da arbitragem, da TV, da cbf e assim por diante.

Vejo o
ranking da cbf e ali está o estado de SP liderando, seguido pelo estado do RJ, imagino quantos gols impedidos foram confirmados, quantos penaltis foram marcados, quantos penaltis não foram marcados e quantos gols foram anulados, sem falar em faltas, expulsões, cartões entre muitas outras arregalias que os "grandes" tiveram, ou melhor tem! Sim, os times do RJ e SP são cheio de títulos mas me pergunto quantos títulos eles realmente teriam se tivessem que apenas jogar futebol, sem ajuda, sem roubo, sem "equívocos" ou seja na raça mesmo...

Citando exemplos recentes como o
time dos bambis fazendo gol impedido, com direito a ajeitada com a mão no mesmo lance, juiz não marcando penalti, etc... os gambas contando com ajuda do juiz tiveram aquela forcinha também, não tendo penalti pro CAP, mas tendo porém pro Ronaldo, dentinho que seria expulso 2x e nem cartão amarelo levou e mais e mais e mais... na copa são paulo também 2 pesos duas medidas, e sempre é assim times do eixão sempre tem vantagens, e isso até parece normal, mas não é!

Citei exemplos somente deste ano e somente do CAP, mas outros
times de fora do eixo também são corriqueira mente passados pra trás por parte lá dos lados do RJ e SP, poderia ficar escrevendo muitos e muitos casos mas ia faltar espaço aqui, vamos lembrar somente um caso que foi uma falta de vergonha na cara mesmo, e a própria torcida se intilou "campeão moral" que de fato é, quando o Inter em 2005 foi escandalosamente roubado em prol dos gambas e que fim deu, ficou por isso mesmo, assim como tantos outros clubes foram passado pra trás por aqueles que se dizem grandes e tudo fica como está.

Um caso que não posso esquecer de citar é o tal do
Flumerdense que por acaso é o maior freguês do CAP, que foi "salvo" subindo da terceira divisão e juntamente com o Bahia (que na verdade entrou no bolo) entrou direto pra primeira divisão, lamentavél, mas também ficou porai na lamentações mesmo.

Mas pra não ficar citando toda ajuda extra que eles tem, fatos estes que não iam faltar e cada torcedor de um
time de fora do eixo deve ter muitos casos pra contar, me pergunto qual a moral que eles realmente tem? Como pseudojornalistas podem se achar tão poderosos com seus times falsos campeões? O que me deixa mais revoltado é o fato de que o bairrismo por parte da imprensa de lá chega a dar nojo, mais nojo até do que eles roubando na cara dura... aos torcedores dos times de lá que fique a pergunta seria seu time o que é se jogasse de igual pra igual? Sem ajuda da midia, sem ajuda de juiz, enfim sem ajuda dos fatores externos...?

acho que não
eim, a história realmente seria diferente!!!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

***HISTÓRIA : ATLÉTICO*** --> O início de uma paixão eterna!!!


Quando em uma tarde de domingo, 30/07/1988, surge um convite pelo primo mais velho à sair de fininho sem avisar ninguém e deixar suas tradicionais brincadeiras na rua de casa para ir até um estádio de futebol, que não era perto de casa, mas sabia-se que estava acontecendo um jogo de futebol, fato até então inédito, não se pensa 2 vezes, é uma aventura e uma grande emoção quando se tem 9 anos, assim o convite foi aceito.

Aceitei o convite que meu primo
Duda fez, convite este que nem me dava ideia de quanto influenciaria em minha vida.

Assim depois de decidirmos e confirmarmos a "aventura", fomos em
direção ao tal estádio do Pinheirão em busca do tal jogo de futebol que acontecia naquele dia e de onde estávamos (no meio do bairro alto) ouvíamos uma gritaria em couro que não se dava pra entender muita coisa, mas aquilo parecia ser e na verdade era uma grande loucura, festa ou sei lá o que, não se tinha ideia.

Meu primo tinha 11 anos entendia um pouco mais de futebol, me convidou porque sabia que estava acontecendo a final do campeonato, eu nem imaginava o que era mas estava ansioso pra chegar ao local de onde vinham aqueles gritos que em muitos domingos eu escutava da janela de minha casa.

Apuramos o passo e seguimos o longo trecho até o
tarumã, quanto mais se aproximávamos do estádio o som da torcida aumentava mais eu entendia o que significava os gritos, começava a ficar claro as palavras que eram entoadas.

Ao chegar na Victor Ferreira, já deu pra ter um ideia do que me esperava muitos ambulantes vendiam camisas, bandeiras, etc...
pipoqueiros, churrasquinho de gato e muitos outros faziam eu me perguntar o que um simples jogo de futebol leva a movimentar toda essa muvuca?

Assim, já estávamos praticamente no estádio, pra ser
exato estávamos na entrada la de baixo do pinheirão (primeira entrada sentido bairro-centro), os gritos da torcida já eram como um som ambiente alto e alucinado eu estava ansioso e logo estaria la dentro!

Naquele tempo se entrava no segundo tempo de graça e meu primo já sabia disso, o portão já estava liberado, entramos eu cada vez mais impressionado com um mar de gente uniformizada com a mesma cor, pessoas gritando como loucos, estava concretizando-se o inicio de tudo uma paixão eterna, um verdadeiro caso de amor, naquele momento virei
ATLETICANO!!!

O som da bateria batia forte, assim como meu coração emocionado, assustado, empolgado. Eu não entendia direito o que estava acontecendo mas ali no meio daquele mar vermelho e preto estava eu, observando a todos os detalhes.

Não tinha nem condições de saber que tempo em que estava o jogo, sabia eu que era segundo tempo, pois entramos "de graça" depois do intervalo. Sei também que foi depois dos 22' pois não vi o
gol do manguinha que foi marcado aos 22' , como sei?- devido a internet dos tempos de hoje. Lembro e nunca mais esqueço da torcida gritando alucinada "É CAMPEÃO!!" O grito era inenterrupito e se prolongava por muito tempo, lembro que devia estar no final do jogo, pois o jogo acabou rápido.

Saímos do estádio em meio aquele mar de pessoas alucinadas gritando sem parar "É campeão!!!"

do lado de fora do Pinheirão os gritos não paravam e juntamente com carros buzinando a festa era geral, eu em clima de festa não queria mais saber de nada, daquele dia em diante as cores vermelho e preto estavam presentes em minha vida, os gritos de campeão, daquela torcida vibrante e alucinada que gritava alto sem parar, daquela festa, daquelas bandeiras, da bateria, dos fogos, das buzinas ... aquele dia mudou minha vida... agradeço meu primo pelo convite...

Daquele dia em diante como
frisei minha vida mudou, alguns anos depois fiz minha carteirinha da federação e virei piolho de pinheirão, este foi o primeiro de muitos e muitos jogos do meu time do coração ...ATLÉTICO ATÉ A MORTE!

PS: minha mão quase me matou quando cheguei em casa, ainda mais que meu primo e eu levamos um monte de lata de óleo dos carrinhos de pipoca que tinham na frente do estádio pra jogar bets, o que lambuzou as camisas de uma tal forma... haha!!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...