As 8h15 (horário local) na segunda feira, de 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos da América com ordens de seu presidente Harry S. Truman, lançavam sobre a cidade de Hiroshima, a bomba atômica chamada “Little Boy”, matando de à 140 mil e 220 mil pessoas, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à. Radiação. Mais de 90% dos mortos eram civis.
Três dias depois seria a vez de Nagasaki sofrer com a explosão de outra bomba. Às 11h02(horário local) a arma apelidada de “Fat man”, contendo um núcleo de aproximadamente 6,4 kg de plutônio-239, foi largada sobre o vale industrial da cidade. Explodiu 469 metros sobre o solo, matando cerca de 80 mil pessoas.O Japão assinou sua rendição em 15 de agosto de 1945, colocando fim à Segunda Guerra Mundial. O governo japonês reconhece mais de 260.000 pessoas mortas pelas duas bombas, entre aquelas que perderam a vida na hora e as que faleceram tempos depois em decorrência de complicações derivadas da radiação emitida pelas explosões.
Além dos mortos e da destruição das cidades, a radiatividade trouxe posteriormente mortes entre os sobreviventes devido aos efeitos da radiação que também causou o nascimento de bebês com má formação.
Pergunto-me, todas estas vidas tiradas e as consequências radiativas que prevalecem até os dias de hoje, valeram a pena?
Que deus ilumine a cabeça, das pessoas pra que a guerra não seja nunca necessária, principalmente a cabeça dos "imperialistas do norte"...
Esta é uma singela homenagem a todas as vitimas inocentes que morreram por interesses de quem estava no poder e suas ganâncias...
é realmente uma covardia o que os americanos fizeram e continuam a fazer até hoe.
ResponderExcluirnão havia a necessidade da invasão no iraque, depois de uma fracassada caçada ao terrorista binladen os americanos mostraram de novo ao mundo o tamanho da sua burrice,
covardes, só por que eles detém o maior centro de negócios do mundo, eles se acham no direito de matar pessoas por uma 'suposta' paz.
évergonhoso.
Admiro muito a nação japonesa por ter se reerguido fantasticamente, décadas depois, de uma tentativa covarde de dizimação.
ResponderExcluirUm salve à cultura oriental!
Justamente, o que eu iria comentar, além das mortes instantâneas, a radioatividade ainda trouxe inúmeras consequências... Nossa, eu fico tão triste quando penso nisso.
ResponderExcluirLembrei da Rosa de Hiroshima agora, a canção de Vinícius de Moraes/Gerson Conrad, interpretada por Ney MAtogrosso
Meu blog:
letraetela.blogspot.com
Concordo contigo! Grande absurdo essas guerras que acontecem, não entendo. Eu amaria tanto viver em um mundo de PAZ - que palavra mágica. Interessante relembrar isso, há 64 anos atrás...
ResponderExcluirMas, além dessas tragédias, as duas bombas, acredito que a tragédia maior da Segunda Grande Guerra tenha sido o Holocausto, em relação aos judeus. Muitos judeus morreram, simplesmente por serem judeus, o que é um absurdo.
Tche, por que o humano tem que utilizar as tecnologias também para o mal?
Bom o post, é importante relembrar esse tipo de coisa para que nunca acontecça novamente. Boa noite.
aho que nem mesmo souberam se valeu a pena. muito bom vc relembra este fato vergonhoso.
ResponderExcluirCovardia é muito pouco.
ResponderExcluirE sofrem até hj com a radiação.
Como a Aline disse no comentário dela, o massacre dos Judeus tbm foi tenebrosa, milhões de pessoas morreram sem ao menos poderem se defender.
Sucesso com blog.
BjOs^^
Aeee cara sou do Paraná tbm Curitiba e pah!!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog...
muito interessante o post ai.
Abraço!
É isso ae amigo, PAZ sempre!
ResponderExcluirTem que começar fazendo nossa parte, quem dera as pessoas percebessem que a gente nao precisa de guerra pra resolver as coisas...
tá ótimo o blog e foi legal vc ter escrito sobre isso (:
beijos
http://rocknaveiaaa.blogspot.com/
É importante lembrar em memória daqueles que morreram inocentemente.
ResponderExcluiro problema é que a única nação que caça terroristas é a única e a primeira "nação" a "pensar" que deve proibir os outros países de usar armas de destruição em massa!! ô medo danado de levar o troco hein??
ResponderExcluirDepois de todos os relatos, não só o seu, mas de toda a História, percebemos o quanto a guerra é injusta: como os EUA venceram a guerra, todos passaram as mãos em sua cabeça. Quem vence a guerra é que conta a história.
ResponderExcluirAbraços, Japa!
Realmente não existe palavras para tamanha covardia. Mas, o mais terrivel, é que passam a sensação que os Estados Unidos terminou (venceu) a guerra, mas, as custas de milhares de vidas. E, quando os EUA são o alvo, se colocam como vitimas, "os coitados". No fim, o que fica é o sangue derramado de milhares de inocentes.
ResponderExcluirRetribuindo visita ao meu blog! Parabéns! Ja estou seguindo!
Adorei o conteudo do seu blog!
ResponderExcluirBelo texto, foi muito bem escrito ^^
ResponderExcluirÉ um absurdo, um genocídio idiota, apenas para conquistar alguns territórios e amedrontar inimigos, estas bombas foram lançadas em cima dos inocentes...
pior que isso é insistirem em repetir ;/
ResponderExcluirparabéns pelo blog
É lamentável cara!
ResponderExcluirDe lá pra cá o Mundo melhorou um pouco, não muito, mas um pouco.
E o povo em geral tem a consciencia de que isso não leva a nada.
O que fizeram com o Japão realmente foi a maior covardia de todos os tempos, e isso ficará marcado para toda a eternidade.
Eu nem sabia que tinha sido cerca de 260 mil pessoas mortas nisso, puts, chega a dar raiva.
Mas fazer o que, eram outros tempos, e era GUERRA né, vencia o melhor.
Pô, valeu por ler e entender minha postagem Japa, tô em choque do povo não lê e achar que sou um vagal..
E a cena é engraçada agora mesmo, mas tomei um coro mano! kkkkk
Abraço.
Maravilhoso post,me emocionou,sou muito ligada a causas sociais e revendo casos como esses volto a pensar até aonde o ser humano é capaz de chegar, e se será que ele ñ pensa q apaz é o mais importante e q temos q lutar mais para te-la devolta.
ResponderExcluircomo mensagem as pessoas deixo o trecho de uma música do Michael Jackson chamada we are the world
"Nós não podemos continuar fingindo todos os dias
Que alguém, em algum lugar irá mudar
Todos nós somos parte da grande família de Deus
É a verdade
Você sabe que o amor é tudo que nós precisamos"
huumm sinceramente gosto das guerras mais existem muitas covardias
ResponderExcluirpode min xmar de tolo por gostar de guerras etc mais depois da guerra vem muitas revolucoes bom ta ae
www.downlodano.blogspot.com
[red]Tema que deve ser lembrado sempre para evitar que episódios grotescos como esses não aconteçam mais. Uma demonstração insana de poder bélico, uma demonstração clara de falta de amor ao humano, à vida.
ResponderExcluirMeus parabéns por seu post!
Interessante, mesmo. Desculpe a demora, eu tava procurando um blog pra te mostrar, com um texto interessantissimo inspirando em um depoimento de uma sobrevivente. Um ótimo texto que contribuiria. Bom, o assunto tem um 'quê' a mais pra mim, ja que eu sou descendente de Japoneses, e, bom, algum bisavo meu, algum colega da minha familia, se não varos, foram afetados... Lastimavel. É isso, bom blog.
ResponderExcluirAhh.. ja comentei nesse post!
ResponderExcluirMas então, ainda bem que não estamos mais vivendo em guerras neh, não tão próximos pelo menos..
isso acontece por canancia de poer..talvez eu quero estar encanata e errada,mas tenho medo do nosso planeta..nosso lar ser destruido por essas pessoas que somente vê a si mesmas..não pensam na conseguencia a seguir de seus atos.. ;(
ResponderExcluiré uma das maiores vergonhas da historia da humanidade
ResponderExcluire ainda continuamos nesse pé d guerra...
ResponderExcluirmais uma história q faz uma vergonha ao mundo e a história claro kkkkkk
abraço
ótima semana
e "o campeão voltooou...o campeão voltoooou...."
feliz dia do controle remoto de ar condicionado.
www.bocadekabide.blogspot.com
Sim, como se o japão fosse se render se não ouvesse uma catastrofe, olha o total de mortes da segunda guerra, o povo fica só comentando aqui falando mal dos outros paises por que são um bando de filhinho de papai criado a leite com pêra, fala sério, se tu tivesse uma arma capaz de acabar com a porra de uma guerra, salvar MILHÕES de vidas das pessoas do SEU pais tu não ia fazer o mesmo?
ResponderExcluirO povo curte falar mal dos outros paises por inveja, agora pensa em cada pessoa que morreu lutando numa guerra, guerra é injusta? É, dá pra ficar criticando as decisões de outra pessoa sem nunca ter estado na pressão de estar no comando, de mandar jovens que poderiam ter um futuro brilhante pra a morte certa, ah fala sério tambem.
pelo que entendi o recado que se está passando é sobre a bomba atômica... acho q ambos os lados estão errados, acho que o texto se refere a bomba e não quanto a país, aliás então o Brasil que vá fazendo uma bomba então, prq os Estados Unidos tão fazendo base na Colombia pra dominar a América do Sul. Vamos ficara atentos!!!
ResponderExcluirGuerra nunca é boa!
Lembro quando completou 60 anos e tive a oportuniade de ler depoimentos de sobreviventes...o contar dos fatos são amis que angustiantes.
ResponderExcluirO "poder" sempre mostra sua ignorância quando tem chances.
Imagens impressionantes... Triste essa lembrança na história do planeta....
ResponderExcluirParabéns pelo post e espaço do blog em geral, muito interessante.
ResponderExcluirExcelente semana a todos.
Esse fato realmente faz-nos pensar de como o ser humano por vaidade ou muito menos pode cometer horrores irreversíveis