" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Racha no Garotos Podres? Será o fim de uma das maiores bandas Punks do Brasil?

O portal UOL, noticiou hoje um suposto fim aos Garotos Podres, em uma entrevista com integrantes da banda, é revelado um racha na banda e um suposto fim... Que seja só uma briguinha, afinal de contas seria muito foda ver os Garotos Podres chegarem ao fim... (coincidentemente as duas últimas edições da Quinta Rock foram dos Garotos Podres - rolou  A Internacional e Yankess Go Home! )


Formação do Garotos Podres, da esquerda para a direita: Mao, Mauro, Sukata e Caverna

Compartilho com vocês a matéria:


"Uma das principais bandas punk do Brasil, com mais de 30 anos de história, o Garotos Podres está envolvido em uma disputa entre os integrantes do grupo, conhecido por músicas como "Papai Noel Velho Batuta", "Vou Fazer Cocô" e "Anarquia Oi".

Com o nome Garotos Podres congelado para uso, o baixista Michel Stamatopoulos e o baterista Leandro Ciorra, conhecidos como Sukata e Caverna no meio musical punk, travam uma batalha na Justiça com o vocalista Mao. Enquanto isso, a dupla se apresenta sob o nome Garotos ao lado do vocalista Gildo Constantino, conhecido pelo trabalho anterior na banda Pátria Armada.


Em entrevista ao UOL, Mao apresentou sua versão dos fatos. Segundo o cantor, os problemas começaram durante a passagem da banda pelo Araraquara Rock 2012, evento realizado na cidade paulista entre 12 e 15 de julho. O Garotos Podres foi uma das atrações que encerraram o festival, ao lado do CPM 22.

Mao conta ter desconfiado dos valores de cachê para a banda, maiores que o de costume, e também das empresas envolvidas no evento. Ao pedir explicações sobre a natureza dos contratos, Mao diz não ter recebido resposta de Ricardo Prates, empresário da banda. Na sequência, o cantor diz que foi abandonado pelos membros da banda na cidade, sem transporte e dinheiro, a 300 quilômetros de distância de sua casa, em São Bernardo do Campo.

Incomodado, Mao decidiu registrar o nome Garotos Podres junto ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em julho de 2012. O músico não comunicou a decisão aos demais integrantes. "Meu objetivo não era me aproveitar disso. Era só o de me resguardar", conta o cantor.

Com a passagem dos meses, Mao cortou relações com Sukata, Caverna e Prates. O vocalista chegou a forçar o cancelamento de um show da banda previsto para Cascavel, em setembro de 2012, depois de ter avisado ao contratante de que não participaria. "Depois de Araraquara, rompeu-se um vínculo de confiança. Como que eu iria viajar até o Paraná com uns caras desses?", questiona Mao.


Em seguida, o cantor relata ter recebido ameaças de processo por parte de Sukata, que dizia a amigos em comum que o cantor deveria cumprir a agenda da banda para não precisar responder na justiça. "Eles queriam me obrigar a tocar. Quero distância disso. Sou mão de obra livre, não sou escravo", diz.

Estremecida, a relação entre os músicos acabou de vez quando Sukata tentou, em março de 2013, registrar o nome do grupo junto ao Inpi e descobriu que Mao tinha se adiantado. O baixista então enviou uma notificação extrajudicial a Mao, propondo um acordo no qual os direitos sobre a marca seriam distribuídos entre os demais integrantes do Garotos Podres ou que o nome fosse liberado para uso livre. Caso Mao se negasse ou deixasse de responder, a notificação alertava sobre ações possíveis por danos morais e materiais e por impedimento de registro do nome Garotos Podres junto ao Inpi.

Mao respondeu à notificação, alegando que não havia abandonado a banda como a notificação havia proposto, e citou o ocorrido em Araraquara. Em seguida, Mao enviou novas notificações ao empresário Ricardo Prates e os músicos Sukata e Caverna. Nos três documentos, o cantor reforçou o direito à marca Garotos Podres e negou autorização para o uso do nome em situações como lançamentos de discos e shows.

Todos os documentos foram disponibilizados pelo cantor em sua página no Facebook. O uso da rede social foi outro motivo de discórdia entre os integrantes, com Mao relatando ter sofrido bloqueios por conta da ação de seus ex-colegas de banda, incluindo Gildo Constantino. Gildo, Sukata e Caverna aparecem em apresentação recente do Garotos – já sem Mao e com o nome reduzido – ao lado do duo Brothers of Brazil, de Supla e João Suplicy, durante a comemoração do aniversário da cidade de Santo André em 8 de abril de 2013.


Fim da banda

Com os problemas de relacionamento e a disputa judicial em andamento, Mao afirma que a história do grupo criado em 1982, um dos principais nomes do punk brasileiro ao lado de Ratos de Porão, Cólera e Inocentes, chegou ao fim. "Aquela banda chamada Garotos Podres acabou. Não existe uma continuidade da banda", diz Mao. "O que eles [Sukata e Caverna] vão fazer, não é mais problema meu. Nem vou me manifestar mais. Já cumpri o meu papel de alertar as pessoas. O Garotos Podres acabou, ponto."

Já o Garotos tem apresentação marcada ao lado do Inocentes para abrir o show de CJ Ramone em São Paulo, a ser realizado em julho de 2013 na casa Hangar 110.

Mao confirma que vai tocar um novo projeto musical ao lado de Cacá Saffiotti, guitarrista que tocava com o Garotos Podres e também está em pé de guerra com Sukata e Caverna. O grupo ainda não tem nome ou data para ser lançado. "A gente não está com muita pressa, é um projeto novo, está no começo. Até o fim do ano, eu creio que a gente tenha algo", conta o cantor, que deverá permanecer no mundo do punk. "Será fincado naquilo que a gente gosta. Um nome novo, com novas músicas. Não será esse oportunismo de querer se apropriar indevidamente de algo."

O repertório tradicional dos shows do Garotos Podres no passado, que reúne músicas como "Rock de Subúrbio", "Ainda Vamos Tocar Bossa Nova" e "Garoto Podre", também não está descartado. "Na verdade, as músicas da banda qualquer pessoa pode tocar. Se a pessoa quiser tocar no bar, não tem nada que proíba. E eu ainda posso dizer que sou o autor e compositor da maioria das faixas", explica."


Fonte: Uol Musica

Confira o som dos Garotos Podres que rolaram por aqui no blog.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...