Hebe de Bonafini |
A emblemática associação argentina "Madres de Plaza de Mayo" comemorará hoje 35 anos de vida, paixão e luta, iniciadas quando o país estava submetido a uma ditadura militar que deixou o nefasto saldo de 30 mil detidos desaparecidos.
Capazes de transformar a dor em uma força positiva de afirmação de vida, liberdade, verdade e justiça social, agora transmitimos a nossa juventude e a nosso povo a necessidade de manter viva a memória, verdade e justiça, disse Marta Vásquez, diretora do "Madres de Plaza de Mayo - Linha Fundadora".
Em uma breve nota difundida ontem através da agencia de noticias Télam, Vásquez destacou que desde 2003 é possível julgar a repressores que aplicaram o brutal terrorismo de estado contra o povo argentino e hoje vemos centenas deles com condenações que cumprem em carceres comuns.
Desde o inicio, o que tentamos foi dar vida permanentemente a nossos filhos, lembrou por sua vez a presidenta da Associação de Plaza de Mayo, Hebe de Bonafini.
A partir de nosso trabalho, intenso e incrível, temos tratado de trazer-los a vida, de manter-los vivos em cada coisa que fazemos, disse Hebe, para quem 35 anos para as Madres "não são quase nada", pois todas tem mais de 80 anos.
Mas nos sentimos cada vez mais felizes, reconheceu la lutadora pelos direitos humanos e ressaltou que nestas três décadas e meia viveram muitas coisas e todas com intensidade e paixão.
Hebe Bonafini também lembrou que em dezembro de 1977, três das mães fundadoras, Azucena Villaflor, Maria Eugenia Ponce de Bianco e Esther Ballestrino de Careaga, foram sequestradas, torturadas e jogadas vivas ao rio.
Levaram a elas para nos destruir e tivemos que voltar a começar, escreveu Bonafini e disse que então teve que caminhar casa por casa, Mãe por mãe para voltar a começar, para que ninguém abandonasse a Praça.
O ato comemorativo do trigésimo quinto aniversário das "Madres de Plaza de Mayo" teve lugar na tarde de hoje e foi precedido pela transmissão, desde as 11:00 hrs, do horário local de ontem, de um programa especial de 35 horas de duração transmitido pela emissora de rádio "La voz de Las Madres".
PUBLICADO: WEB GUERRILLERO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!