" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quinta-feira, 22 de julho de 2010

***OPINIÃO: MUNDO***--> Colômbia virou uma marionete dos Estados Unidos?




O presidente da Venezuela Hugo Chavez anunciou hoje - quinta feira 22/07 - o rompimento das relações com a Colômbia, após negar categoricamente as alegações deste último país da presença de guerrilheiros das FARC e do ELN na Venezuela.

Depois de negar as acusações feitas contra seu governo lançadas pelo embaixador da Colômbia junto à OEA, Luis Alfonso Hoyos, o líder venezuelano disse "Não temos outra escolha senão, por dignidade, romper totalmente nossas relações com nossa nação irmã Colômbia"


Assita o pronunciamento de Hugo Chavez

Chavez lamentou a decisão "Colômbia eu carrego no meu coração, porque me sinto muito colombiano", mas disse que não poderia permitir que a oligarquia colombiana continuasse a atacar a Venezuela, uma oligarquia que "sempre teve a divisão para a guerra” e continuam a desrespeitar aos venezuelanos.

“Por dignidade me vejo obrigado a romper totalmente as relações diplomáticas com a irmã Colômbia e isso me causa lágrimas em meu coração", disse Chavez.

Chavez disse que o presidente colombiano é capaz de qualquer coisa, “é capaz inclusive de mandar montar um acampamento simulado em algum lugar na selva venezuelana, mandá-lo atacar para gerar uma guerra entre Venezuela e Colômbia, os alerto desde já."

Ele lembrou que Uribe atacou o território de outros países” quando eles atacaram no Equador (...). Se atreveu (Uribe) a bombardear território estrangeiro do Equador, a matar estudantes que estavam realizando pesquisas sobre movimentos políticos da América Latina".


"Nós chegamos nesta casa com a dignidade à frente e somos capazes de morrer com a verdade, a nossa verdade e a dignidade deste povo", disse Chavez.

Ele pediu que a população mantenha-se otimista sobre o novo governo colombiano liderado pelo presidente eleito, Juan Manuel Santos, "Eu desejo que o novo presidente da Colômbia se inunde do espírito latino-americano, que entenda que aqui podemos conviver entre governos de direita e esquerda".

"Eu espero que depois de 7 de agosto (data em que Santos toma o poder) possamos fazer reuniões de chanceleres em um tabuleiro de respeito mútuo e falar das boas relações entre os dois povos", concluiu o presidente bolivariano.

Um pouco mais tarde, o presidente Hugo Chavez disse que havia telefonado para o secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Nestor Kirchner e os seus homólogos do Equador e do Brasil, Rafael Correa (presidente temporário da Unasul) e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, que se manifestaram preocupados com a recente ruptura das relações entre Caracas e Bogotá.

"Acabo de conversar com Lula, preocupado com tudo isso", disse ele.

"Isto preocupa a todos, é claro", disse ele, em seguida advertiu que a administração na Colômbia é "um governo belicista, violador dos direitos humanos como ninguém."

“Não há nenhuma maneira para se qualificar a um governo que se vai e pretende botar fogo antes de sair", disse ele.



Faz muito tempo que estou querendo falar sobre isto, estou acompanhando na medida do possível o comportamento da Colômbia em relação a Venezuela e a cada dia que passa fico mais preocupado, tanto que eu tinha planejado visitar Los Roques na Venezuela e estou mudando o roteiro.
Me refiro ao fato de que a Colômbia através do governo de Uribe estar sendo manejada pelo governo dos Estados Unidos, causando perigo a soberania dos países da América do Sul, pois com as bases instaladas na Colômbia, sete no total, é possível que aviões possam atingir metade do continente sul-americano sem a necessidade de reabastecimento, isso é inaceitável!
veja neste site sobre as bases yankess na Colômbia (é do globo.com mais é bem explicativo)
Chavez está mais que correto de se impor contra a armadilha que estão formando na Colômbia e nós também não podemos deixar quieto.
Além de que, é claro que os Estados Unidos estão de olho na Venezuela, lógico! Por quê??? Pelo Chavez? Não... Só lembrando ou informando aos que não sabem, a Venezuela é o maior produtor de petróleo da América latina e o 5º maior produtor do mundo, deu pra entender???
Ah falando em petróleo onde estão as armas químicas de Sadan Hussein?????????



Finalizo este post com a frase mais marcante do pronunciamento de Chavez...Triste mais real! Vamos torcer para que o povo da Colômbia não deixe que os outros tomem seu país como uma "colônia" e que não sejam "lacaios" como afirmou hoje Evo, presidente da Bolívia, afirmações estas, que posso dizer que são no mínimo verídicas.Queremos paz no NOSSO continente - Yankess Go Home!

"(O presidente da Colômbia, Álvaro) Uribe é um doente e está cheio de ódio. Alerto à comunidade internacional que nós não aceitaremos nenhum tipo de agressão nem de violações à nossa soberania ... eu teria que ir chorando para uma guerra na Colômbia, mas teria que ir", alertou.







"Nosotros somos hermanos de Colombia, de Argentina, de Brasil, del Caribe... este es una solo patria..." HUGO CHAVEZ!

2 comentários:

  1. Realmente es alarmante como pueblos hermanos se ven enfrentados por intereses de países que no tienen nada que ver con latinoamérica. Todos somos hermanos, sería una pena enfrentarnos, pero como tu dices Itamar no debemos dejar que un país latino se convierta en colonia yankee.
    Hermanos Latinoamericanos! todos somos un solo corazón y debemos estár unidos para defender nuestro orgullo y nuestra tierra!

    ResponderExcluir
  2. Seguro Michael, somos hermanos, tenemos que vivir en PAZ e juntos! gracias!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...