" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

domingo, 1 de agosto de 2010

***INFORMAÇÃO: VIAGENS*** Ilha do Mel - 1ª parte - Turismo no Paraná



Amigos, hoje vou iniciar uma nova fase aqui no Loco Mundo, tenho notado que muita gente está visitando o blog e procurando informações sobre turismo, então eu como uma pessoa que ama viajar e paranaense nato, a partir de hoje vou compartilhar algumas informações sobre lugares que temos aqui no meu estado.

Para começar muito bem, vou falar sobre um lugar que fazia bastante tempo que não visitava e estive lá na semana passada, sem dúvidas um dos locais mais lindos que temos no Paraná e no Brasil, um lugar que amo de paixão, a ILHA DO MEL.


Farol das Conchas


A Ilha do Mel é um lugar incrível, um orgulho para o litoral do Paraná, um verdadeiro paraíso e um lugar inesquecível sem sombra de dúvidas.
A Ilha possuí 2.762 hectares de mata preservada, sendo 2.585 hectares constituídos por reservas ecológicas. Não é permitido na ilha veículos de tração motor ou animal, assim como desde 1983 não se pode construir ou reformar as casas sem autorização do IAP – Instituto Ambiental do Paraná – o que torna a ilha um lugar rústico e mais mágico...
Por ser uma reserva ambiental não é permitido que se leve animais de estimação também, somente os animais nativos podem usufruir da Ilha, rs...
Para se locomover na ilha o contato com a natureza é total e isto é um de seus charmes. Existem trilhas, todas bem sinalizadas, que levam o visitante a todos os lados da ilha. Ainda existem locais em áreas de reservas ambientais onde não é permitida a presença de visitantes, mesmo porque o acesso é muito difícil.
Basicamente a Ilha está dividida em três partes principais, ao norte esta a Fortaleza, ao centro esta Nova Brasília e ao sul esta Encantadas.


Existem algumas maneiras diferentes para chegar até a Ilha do Mel.

A principal e mais rápida é pela BR-277 – partindo de Curitiba são cerca de 130 km por uma estrada duplicada e bem sinalizada, é pedagiada pela empresa Ecovia (0800-410-277) que mete a faca – (12,70 ida e +12,70 volta , acho um absurdo, pagar isso em um trecho de pouco mais de 100 km), é a maneira mais rápida de chegar, porem tirando a bela vista que se tem na serra do mar, não possui mais nenhum atrativo. Pode-se chegar até Paranaguá (sempre pela BR-277) ou até Pontal do Sul (através da PR-407, depois pela PR-412).

Para quem vem do Norte ou para quem dispõe de mais tempo e quer conhecer outros lugares vale a descida pela PR-410 à tradicional ESTRADA DA GRACIOSA, por este caminho o visitante tem a oportunidade de viajar por entre a mata atlântica, rodeado pela natureza abundante. O caminho é feito entre montanhas, picos, flores, cachoeiras, rios e visões espetaculares, vale citar que este caminho exige baixa velocidade tanto pelas lindas paisagens a serem observadas, também por se tratar de uma estrada bastante sinuosa e bastante estreita, é normal apresentar nevoeiro o que deixa a estradinha bastante escorregadia, pois em alguns trechos a estrada é feita de paralelepípedos. Pela estrada da Graciosa você pode conhecer a simpática cidade de MORRETES, que fica aos pés do Conjunto de montanhas Marumby, e se tiver um pouquinho mais de tempo pode ir até a cidade histórica de ANTONINA, que é bastante próxima de Morretes. Para ter acesso a estrada da Graciosa é preciso pegar a BR-116 sentido Curitiba – São Paulo e entrar no Km 61, no portal que dá inicio a estrada histórica, são cerca de 40 km até a saída na BR-277, lembrando que por este caminho da pra “escapar” do pedágio. Após estar na BR-277 o caminho restante é o mesmo do descrito anteriormente, também pode chegar até Paranaguá (sempre pela BR-277) ou até Pontal do Sul (através da PR-407, depois pela PR-412).


Estrada da Graciosa

Outra opção principalmente para quem vem do Sul do Brasil é pela BR-376, por este caminho é preciso que se entre na cidade de Garuva em Santa Catarina e se siga pela PR-412, neste trajeto viajante vai passar pelas principais praias do litoral paranaense a começar com Guaratuba. Passando por “Guará” é necessário que se pegue um Ferry – Boat em uma travessia de aproximadamente 20 minutos que é bastante interessante, logo se chega a Caiobá e Matinhos, passando por praticamente todos os balneários até o destino final Pontal do Sul, onde está o embarque para Ilha. (Também é possível ir até Paranaguá, caso alguém deseje conhecer a cidade de Paranaguá ou o porto e depois partir para Ilha por Paranaguá).

Uma quarta opção, é fazendo o belíssimo trajeto de trem partindo de Curitiba até Paranaguá pela empresa Serra verde Express (41- 3888-3488), é uma vergonha que eu nunca tenha feito esse passeio, pois sei que é deslumbrante, mas ta na lista, quem sabe logo relato pra vocês...


Curitiba - Paranaguá

Para quem está indo de ônibus, quem faz este trajeto é a empresa Viação Graciosa (41- 3223-0873) que disponibiliza durante todos os dias em muitos horários, ônibus para Pontal do Sul e para Paranaguá. Na temporada ônibus extras são colocados a disposição dos veranistas.

Então, após escolher uma destas vias de acesso até Paranaguá ou até Pontal do Sul, que são os dois locais de onde se é possível pegar a famosa “Barca para Ilha” (que já foi inclusive tema de sucesso de uma banda paranaense chamada Djambi). Deve-se escolher o destino a seguir, já que tanto de Paranaguá como de Pontal as barcas seguem para Nova Brasília ou para Encantadas. Chegando à Ilha existem barcas fazendo o trajeto Encantadas – Nova Brasília e vice versa.



Terminal de embarque - Pontal do Sul


Partindo de Pontal do Sul, que é a maneira mais utilizada e mais comum para seguir até a Ilha (e de onde eu sempre fui) existem barcas desde as 8:00 até as 18:00hrs, partindo de uma em uma hora conforme a lotação, no período da alta temporada partem barcas até as 21:00 hrs, o tempo de travessia é de aproximadamente 30 minutos, no caminho pode-se ter a companhia de grandes navios que chegam e saem do porto de Paranaguá e com mais sorte pode-se ter a companhia de botos.
O valor da travessia é de 23,00 reais (ida e volta) e já está incluso o valor de todas as taxas inclusive da taxa de visitação (valor este que teoricamente é revertido para melhorias na Ilha).

Partindo de Paranaguá existe a barca saindo as 9:30 e as 15:00 hrs, custo de 27,00 reais (ida e volta e taxas) com duração de quase 2:00 horas de travessia. Na temporada existem mais horários.

Deve-se ainda prestar atenção ao fato que por medida para evitar a degradação ambiental, somente 5000 pessoas podem entrar na Ilha, portanto na alta temporada fique esperto com este detalhe. Informe-se antes... 41-3455-2616.

Fico por aqui nesta primeira parte sobre a Ilha do Mel, logo continuo relatando um pouquinho mais... Até breve.




15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oi o blog record mudou de nome agora é http://portalcidadesbr.blogspot.com/ muda o link me

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, não vejo a hora de voltar pra ilha do mel, lindo demias!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Vou fazer minha primeira viagem a ilha, sobre a questão dos 5000 visitantes permitido, como tenho reserva em uma pousada, preciso fazer alguma outra reserva?
    A ilha tem boas atrações para quem viaja sozinho?

    Grato

    ResponderExcluir
  5. Amigo Anônimo, na realidade é bastante dificil passar este limite de 5000 pessoas, exceto na virada do ano e carnaval, não existe reserva para fazer a travessia... no caso que passe o limite de pessoas é necessário esperar outras pessoas sairem da ilha para poder entrar, já que muitas pessoas vão apenas passar o dia, etc... mas como te disse é raro passar este limite...

    Quanto a ter o que fazer na Ilha sozinho, pode ter certeza que têm muita coisa pra fazer lá... abraço!

    ResponderExcluir
  6. PRATICAMENTE IMPOSSÌVEL ELES BARRAREM A ENTRADA DE PESSOAS.. quando supostamente o limite de 5000 é ultrapassado!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie! Li seu post sobre a Ilha do Mel no "Mochileiros" e achei muito bacana! Parabéns!Se Deus quiser, vou para Curitiba dia 09/dez e voltarei dia 14/dez e passarei dois dias na Ilha. Vou até Morretes de trem, conhecer a cidade, depois irei de bus para Paranaguá e me hospedar lá, para no dia seguinte, cedinho, ir para a Ilha. Mas como a travesia saindo de Paranaguá é muito demorada, eu gostaria de saber, se tem como eu pegar um bus de Paranaguá e ir até Pontal do Sul pra fazer a travessia. Vc acha que compensa? De Paranaguá até Pontal do Sul demora-se de bus, quanto tempo? Dependendo, talvez nem compense, pela questão do tempo...O problema na demora não é tanto na ida, mas na volta, e pelo que li nos blogs, não tem como eu ir por um lugar (Paranaguá) e voltar por outro (Pontal do Sul) né? Eu quero conhecer Antonina tb, mas farei isso na volta, depois que chegar em Pontal do Sul (se eu for por lá mesmo), irei para Antonina, depois para Curitiba e assim arrumar as malinha e voltar para SP. Se eu for fazer até Paranaguá, provavelmente não dará para conhecer Antonina, muito corrido! Espero q me ajude, por favor! Se tiver alguma sugestão para o meu roteiro, será bem-vinda! Obrigada!! Sophie

    ResponderExcluir
  8. olá Sophie, sim, vc pode ir de Paranaguá para Pontal tranquilamente, vc pode pegar o onibus na rodoviaria de Paranaguá e ir pra pontal, o valor é 4 pilas + ou - e compensa, o tempo creio que leva uns 40 minutos, a vantagem é que em Pontal tem barca o dia todo praticamente... Morretes é do lado de Antonina creio que a melhor opção seja fazer as duas no mesmo dia... Se vc quer conhecer Paranaguá, na minha opinião é valido, o centro histórico é legal e vc pode ir pra pontal a qualquer momento de lá...
    em relação a ir de um lugar e voltar por outro eu não posso dizer prq nunca fui por Paranaguá, acredito que deve ser outro tipo de passagem, mas de qualquer forma o tempo q vc vai levar indo por Paranaguá, vc pode ir pra Pontal e ir por Pontal :) espero q tenha ajudado algo, qualquer coisa grite! bj valew

    *Desculpe a demora pra responder, voltei hoje do Peru. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá novamente, rsrs...Obrigada pelas informações, me ajudaram muito, já pude definir algumas coisas...Mas com uma observação sua, fiquei em dúvida sobre uma coisa...Se devo ou não conhecer Morretes e Antonina num único dia, pois estou imaginando assim: Devo chegar em Morretes por volta do 12h(+ou-)...Irei procurar um restaurante, comer...Vai ser por volta das 14h até terminar de rangar...Vou dar um "rolé" por Morretes, até eu chegar em Antonina,acredito eu, será meio q o fim da tarde (se eu não me engano)...Chegarei, provavelmente em Paranaguá ao entardecer e dá para aproveitar a cidade durante a noite? Digo os museus, os centros históricos...Quero conhecer os lugares com certa "calma", sem ficar muito preocupada com horário sabe? Por isso estou em dúvida! No dia seguinte partirei cedinho para a Ilha, e não vou andar mais por Paranaguá...Ah, tem outra opção que me veio a mente: só se eu conhecer a Morretes/Antonina no mesmo dia,chegar durante o entardecer em Paranaguá, pernoitar na cidade,ir para a Ilha do Mel e somente na volta(da Ilha para Pontal do Sul)ao invés de ir para Antonina, conforme disse no outro comentário, vou para Paranaguá passar o dia...O que você acha? E de lá vou direto para Curitiba ( outro detalhe: é mais fácil e rápido bus para Curitiba em Paranaguá do que Antonina?)...Ah, sei que foge do assunto abordado neste post mas, vc tem alguma sugestão para o que se fazer em Curitiba durante a noite? Restaurantes/bares...Q não sejam caro...Com preços modestos, rs
    Obrigadíssima mais uma vez, espero q minhas dúvidas ajudem outras pessoas...Obrigada pela disposição em responder!Sophie

    ResponderExcluir
  10. Olá, então, Morretes e Antonina são cidades bem pequenas, você pode conhecer "o principal" de cada cidade em uma ou duas horas no máximo, tranquilamente... Não deixe de experimentar o - prato típico local – “Barreado”.
    Na realidade em Paranaguá eu nunca fui a nenhum museu, portanto não posso te dizer, mas creio que poucas horas são suficientes para conhecer a cidade (sem museus), Se gosta de permanecer nas cidades "com calma" eu acho melhor você posar em Paranaguá mesmo, porque existem mais opções de hospedagem do que em Pontal, além disso, caso você chegue à noitinha de Morretes/Antonina, você pode conhecer um pouquinho mais de Paranaguá pela manhã, acordando cedinho... O primeiro ônibus sai 6:00 da manhã para Pontal e depois tem outros em vários horários.. Veja aqui -> http://www.viacaograciosa.com.br/consulta.asp

    Em relação à noite de Curitiba -
    Se você quer algo mais "modesto" vai ao largo da ordem, lá tem diversas opções para TODOS os gostos e todas as tribos, inclusive ali está localizado um dos mais tradicionais bares de Curitiba o "alemão"...
    Outra opção, porém mais "top" é a Avenida Batel, lugar bastante conceituado na noite, onde existem diversos bares, baladas e etc...
    Existem outros bares e baladas espalhados por ai, mas é um pouco complicado te indicar algum, porque não sei seu gosto e o que quer dizer modesto para você. Se é que me entende... hehehe...
    Quanto a restaurantes, se quer comer bem, vá ao bairro de Santa Felicidade um dos maiores centros gastronômico do Brasil. (preços um pouco mais salgados também)...

    Espero que tenha ajudado em algo, qualquer dúvida, to aqui!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Bem legal seu blog...
    Tenho uma dúvida: Quando desembarcamos em brasília, para passar para o otro lado não dá mais pra ir apé? o mar já invadiu lá? (digo, do lado que vc desembarca em brasília até ali onde fica a toca do abutre, sabe?) é que faz uns 10 anos q não vou pra lá, e naquela época o mar já estava bem adiantado.
    Agradeço se puder me ajudar.
    Valeu!

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernada, você pode ir para todo lado a pé, só é dificil passar de Brasilia para Encantadas porque você tem que passar pelo morro do Sabão, também fica complicado ir de Brasilia para a fortaleza quando a maré está cheia,não sei se é isso que me perguntou...

    A toca do Abutre é pertinho do trapiche de desembarque :)

    Qualquer dúvida, grite ...

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo, muito obrigada pelo relato, em todas as suas partes! Sairei do Rio na próxima segunda com destino final à Ilha do Mel e já acrescentei Morretes/Antonina no roteiro. Abs

    ResponderExcluir
  14. Japa, vou ressuscitar o post kkkk

    Queria saber qual horário em que NÃO é possível atravessar o istmo a pé?

    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, nossa! rsrsr Gisele depende da maré, não tem horário pré definido,não tem como saber, depende da maré, totalmente... Vc deve olhar uma tábua de marés nos dias que antecedem sua trip... :)

      Excluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...