" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

domingo, 28 de março de 2010

***HOMENAGEM: CIDADES***--> Parabéns Curitiba, 317 anos!


Curitiba, a capital do estado do Paraná, foi fundada oficialmente em 29 de março de 1693, está completando nesta segunda-feira 317 anos. Conhecida como a capital européia do Brasil, Curitiba está localizada à cerca 110 km do litoral paranaense, no primeiro planalto do Paraná a 945 metros de altitude, é a 7ª cidade mais populosa do Brasil e a maior do Sul do Brasil.


A capital paranaense foi a única cidade brasileira a entrar no século XXI como referência nacional e internacional de planejamento urbano e qualidade de vida, numa pesquisa feita pela revista americana Reader's Digest, foi o município brasileiro mais bem colocado no ranking das melhores cidades do mundo para se viver. Em março de 2001, uma pesquisa patrocinada pela ONU apontou Curitiba como a melhor capital do Brasil pelo Índice de Condições de Vida (ICV) e segundo melhor IDH dentre as capitais.



Curitiba é também a cidade brasileira que mais recicla seus resíduos: atualmente, 22% de todo o resíduos produzido, cerca de 450 toneladas por dia são reciclados.
No ano de 2007 a cidade ocupou o terceiro lugar numa lista das "15 Cidades Verdes" do mundo, de acordo com o site estadunidense Grist.
Mas nem tudo é festa, Curitiba sofre com atitudes dos prefeitos anteriores que através de propaganda da cidade, como sendo um paraíso, atraíram muita gente que buscava a tal cidade “maravilhosa” para se morar, isso tornou Curitiba uma metrópole em pleno crescimento, fazendo com que a cidade se se torna em uma das mais violentas do Brasil.
O trânsito de Curitiba que foi considerado modelo durante muito tempo está se transformando em um caos e a prefeitura atual não toma as medidas suficientes para acompanhar o crescimento da demanda de carros da cidade.



O curitibano é conhecido nacionalmente por ser fechado e não gostar muito de falar com quem não conhece (sou assim) e também por ser um horrível motorista (não sou assim, mas reconheço isso, porque é difícil mesmo andar por aqui, é cheio de meia roda), mas também é um povo muito justo e honesto.
Esta cidade está repleta de atrações, muitos parques, monumentos, Arena da baixada e um monte de coisas legais pra conhecer. Não é a toa que apesar de não ter praias é uma das cidades mais procuradas por turistas no Brasil.


O clima é uma loucura, predomina o frio, mas existem dias que não se podem definir, chove, esfria, esquenta, chove de novo, faz sol, esquenta muito, chove de novo, esfria, enfim é uma loucura mesmo.

Curitiba capital européia, cidade sorriso, capital ecológica, capital das Araucárias, enfim “Curitiba tem a imagem de um paraíso na terra”!


PARABÉNS MINHA CIDADE AMADA!!!





HINO DA CIDADE DE CURITIBA

LETRA:
Cidade linda e amorosa da terra de Guairacá.
Jardim luz, cheio de rosa Capital do Paraná.
Pela ridente paisagem
Pela riqueza que encerra,
Curitiba tem a imagem
Dum paraíso na terra.

Viver n’ela é um privilégio
Que goza quem n’ela está.
Jardim luz, cheio de rosa.
Capital do Paraná.

Pérola deste planalto
Toda faceira e bonita.
Na riqueza e na opulência
Vive, resplande, palpita.

Subindo pela colina.
Altiva sempre será.
Jardim luz cheio de rosa
Coração do Paraná.
Salve! cidade querida
Glória de heróis fundadores.
Curitiba, linda jóia
Feita de luz e de flores.

Composição: Ciro Silva / Bento Mossurunga

12 comentários:

  1. uma cidade cheia de mendigos

    ResponderExcluir
  2. Nasci e moro aqui há mais de 30 anos... Já foi uma boa cidade, mas agora... Quando puder ($$$) vou embora de vez...

    ResponderExcluir
  3. de fato a cidade ta foda como disse:

    "Mas nem tudo é festa, Curitiba sofre com atitudes dos prefeitos anteriores que através de propaganda da cidade, como sendo um paraíso, atraíram muita gente que buscava a tal cidade “maravilhosa” para se morar,"

    já era o tempo que Curitiba era top, ta virando um inferno aqui... como o colega citou cheio de mendigos etc...foda mesmo!
    Não é a toa que a cidade com maior desigualdade social do País!

    ResponderExcluir
  4. frutos do trabalho dos "jaimes. Lesnnis" da vida...

    ResponderExcluir
  5. É VIOLENTA ASSIM MESMO??? Poxa!!! Eu já tava pensando em me mudar pra lá... então acho que vou pra Maringá mesmo, ou pra Gramado. Qualquer lugar não violento e sem mendigos. Aqui em São Paulo eu tropeço em mendigos todos os dias, e olha que moro em um dos bairros mais ricos da cidade.... kisses!!!!

    ResponderExcluir
  6. Penso que este mundo está se degradando cada vez mais, não por culpa de mendigo, mas por vivermos num mundo anti-social. Mendigo não faz mal a ninguém mas ricos já fizeram mal a ele. Não se é mendigo por acaso!

    ResponderExcluir
  7. Olhe amigo, eu não comento com receio, até porque faz parte da cidadania, agora, quem aceita ou não o comentário, é que pode ou não cumprir com essa cidadania, ou porque tem medo do comentário, ou porque vá-se lá saber porquê...eu sou portuguesa e não tenho esse preconceito...aceito tudo, quer me agrade ou não!

    ResponderExcluir
  8. Parece que você fica muito feliz se o comentário for do seu agrado né?

    ResponderExcluir
  9. Paula, calma lá... eu não fico o dia todo na frente do pc pra aceitar o comentário imediatamente, por isso não tinha aceitado os seus ainda...

    O problema da cidade não são os mendigos lógico! Aliás este é um problema social do mundo todo, não desta cidade em si! Os maiores problemas da cidade, são outros, assaltos, transito, violência, etc... isto é problema! E isso tem aumentado a cada dia aqui...

    Entramos no assunto MENDIGO porque alguém citou, simplesmente por isso...
    Claro que isso que você disse sobre os mendigos é verdade, concordo com você, eles estão na situação que estão justamente porque os mais poderosos financeiramente vão esmagando os mais fracos, isto é o capitalismo, mas isto é outro papo. Discutimos aqui os problemas da cidade de Curitiba e infelizmente os mendigos não deixam de ser um problema (a razão deles terem chegado a esta situação, infelizmente não vem ao caso)...

    Outra coisa que não entendi muito bem é o que tem haver o fato de você ser portuguesa?
    Mas de qualquer forma valeu pelo comentário, e lógico que fico feliz quando me agrada, principalmente... :)

    ResponderExcluir
  10. Madalena, ainda não chegamos ao nível de São Paulo, em termos de violência (Graças a Deus), mas também não ficamos muito atrás não...
    Curitiba não é mais como antigamente, isso sim!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...