"Dia de La Raza" (Dia da Raça), é o nome que recebe em países hispano americanos a comemoração do avistamento de terra pelo marinheiro Rodrigo de Triana em 1942, depois de haver navegado mais de 2 meses por mando de Cristóvão Colombo, que daria início a invasão do continente e o posterior massacre dos nativos.
O nome foi imposto pelo ex ministro espanhol Faustino Rodriguez - San Pedro, como presidente da União Ibero americana, que em 1913 pensou em uma celebração que unisse a espanha com a América Latina, foi então estabelecido o dia 12 de outubro.
Porém está denominação é considerada pelos indígenas Latinoamericanos como "discriminatória, racista e pejorativa!.
Para os povos e nações indígenas, o dia 12 de outubro não será jamais lembrado como "dia da raça", mas sim como o "Dia da Resistência Indígena"...
Na Argentina hoje é comemorado pela primeira vez em sua história o "Día del Respeto a la Diversidad Cultural" (Dia do respeito a Diversidade Cultural) em rechaço ao dia da raça que foi celebrado por mais de um século. No Equador o dia da Raça passou a se chamar "Día de la Interculturalidad y la Plurinacionalidad" (Dia da Interculturalidade e Pluri nacionalidade)
Aqui deixo um vídeo que achei no perfil do Facebook de um amigo sulamericano...
A canção se chama "El Condor Pasa" e é lindíssima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!