" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

***HOMENAGEM: LATINOAMÉRICA***--> Dia da resistência Indigena

Hoje é comemorado em alguns países da América Latina o dia da resistência Indígena, já que os herdeiros culturais dos conquistadores europeus consideram o dia 12 de outubro como o início da "civilização" na América Latina. Porém, para os habitantes genuínos deste território representa o sangue derramado dos nativos que foram vítimas da violência dos colonizadores fazem mais de 500 anos.

"Dia de La Raza" (Dia da Raça), é o nome que recebe em países hispano americanos a comemoração do avistamento de terra pelo marinheiro Rodrigo de Triana em 1942, depois de haver navegado mais de 2 meses por mando de Cristóvão Colombo, que daria início a invasão do continente e o posterior massacre dos nativos.

O nome foi imposto pelo ex ministro espanhol Faustino Rodriguez - San Pedro, como presidente da União Ibero americana, que em 1913 pensou em uma celebração que unisse a espanha com a América Latina, foi então estabelecido o dia 12 de outubro.

Porém está denominação é considerada pelos indígenas Latinoamericanos como "discriminatória, racista e pejorativa!.



Para os povos e nações indígenas, o dia 12 de outubro não será jamais lembrado como "dia da raça", mas sim como o "Dia da Resistência Indígena"...

Na Argentina hoje é comemorado pela primeira vez em sua história o "Día del Respeto a la Diversidad Cultural" (Dia do respeito a Diversidade Cultural) em rechaço ao dia da raça que foi celebrado por mais de um século. No Equador o dia da Raça passou a se chamar "Día de la Interculturalidad y la Plurinacionalidad" (Dia da Interculturalidade e Pluri nacionalidade)



Aqui deixo um vídeo que achei no perfil do Facebook de um amigo sulamericano...
A canção se chama "El Condor Pasa" e é lindíssima...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...