" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

domingo, 29 de agosto de 2010

***INFORMAÇÃO: VIAGENS*** Ilha do Mel - 3ª parte - Turismo no Paraná


Olá meus amigos, hoje vou finalmente mostrar pra vocês um pouquinho mais das lindas atrações existentes na querida Ilha do Mel, vou postar hoje sobre os principais pontos turísticos da Ilha...

Difícil dizer qual o lugar mais legal, mas talvez o que tenha mais a cara da Ilha é o FAROL DAS CONCHAS, localizado em cima do morro de mesmo nome (morro das conchas), o Farol já é avistado de longe, logo que se parte de Pontal do Sul em direção a Ilha, já é possível visualizar o farol, já na Ilha é possível avistá-lo de diversas partes. Construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá. Foi feito de ferro fundido, com uma altura de 18 metros, vindo de Glasgow – Escócia orienta os navegantes através de o seu piscar, desde 1º de abril de 1872. Atualmente é alimentado por energia solar.


Morro/Farol das Conchas

Originalmente havia uma edificação de alvenaria com espessas paredes brancas, assoalho de cedro e o forro de imbuia. Acima da porta havia uma placa de bronze comemorativa. Lamentavelmente, a casa do faroleiro (monumento histórico) foi demolida sem que se saiba por que.
Para chegar ao farol, é necessário subir uma escada com quase 140 degraus em uma linda visão da Ilha, que vai ficando cada vez mais bonita na medida em que se sobe. Lá de cima é possível visualizar quase por completa a Ilha do Mel e região.

Escadaria no Morro das Conchas


A FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES ou Fortaleza da Barra é outro lugar de visitação obrigatória ao visitante na Ilha, sem dúvida imperdível.
Construído com paredes de um metro e meio de espessura, entre os anos de 1766 e 1769 por determinação do Rei de Portugal Dom José, para proteger a Baía de Paranaguá contra o avanço das tropas espanholas que já haviam invadido a ilha de Santa Catarina (hoje Florianópolis, SC). A Fortaleza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1972.

Canhões da Fortaleza

A Fortaleza está localizada aos pés do MORRO DAS BALEIAS e se alguém vai até o Farol, não pode deixar de subir o morro das baleias, seu acesso é feito por uma trilha em meio à mata atlântica e pleno contato com a natureza, ao chegar ao alto do morro prepare-se para ter uma das mais bonitas vistas da Ilha, existe um mirante que possibilita uma vista panorâmica espetacular. Além do bonito visual no alto do morro estão os canhões remanescentes da segunda guerra mundial (também existem diversos canhões sobre o forte, lá em baixo), eu pessoalmente acho muito interessante estes canhões, ainda no alto do morro outro ponto legal é a trincheira de pedras, uma espécie de labirinto construído em pedras.

Vista de cima do Morro das Baleias


Partindo de Nova Brasília até a Fortaleza você obrigatoriamente (desde que esteja caminhando) passa por uma das atrações da Ilha o ISTMO, ou como é chamado pelos locais, o “passa-passa”... Está é a parte mais estreita da Ilha do Mel e vem sofrendo com a erosão desde 1930, chegou a ameaçar a divisão da Ilha principalmente na década de 90, mais especificamente em 95, mas atualmente a água só atravessa a Ilha em épocas de forte ressaca, a largura da facha de areia hoje chega a 30 metros.

Istmo


Já no lado de encantadas o principal atrativo é a GRUTA DE ENCANTADAS, esta gruta é repleta de lendas e histórias, o que a torna mais apreciada, a lenda mais famosa é que ali existiam sereias que atraiam aos pescadores para seu interior fazendo com que estes desaparecessem, de fato, o lugar é fascinante e sem dúvida apresenta um misticismo envolvente, além disso, segundo dizem, sua composição mineral concentra espetacular energia salutar aos visitantes. Há alguns anos foi construída uma passarela que facilita o acesso até a gruta.

Gruta de Encantadas


Outro atrativo em Encantadas é o FAROL DO CARAGUATÁ, construído em local com um visual espetacular, muito bonito, permite que o visitante possa admirar os navios que passam bastante próximos a Ilha, no canal, chegando ou saindo do Porto de Paranaguá.

Não posso deixar de citar as PRAIAS da Ilha que são naturalmente lindíssimas, são 30 belas praias espalhadas pela Ilha, sem dúvida praias paradisíacas.
Destaque para as praias de Fora e Grande em Nova Brasília, Praia da Fortaleza na região da Fortaleza e para a Prainha em Encantadas, está última a mais procurada da Ilha do Mel.

Vista da Praia De Fora e aos fundos, a Praia Grande


Pra finalizar este post vou citar algumas das hipóteses de como surgiu o nome da Ilha...
Várias hipóteses (folclóricas) são conhecidas para a origem do nome:
• A extração de mel silvestre, anterior a 1950, quando os alimentos eram adoçados com o mel ou com o açúcar extraído da cana da própria ilha, devido à dificuldade de obter o açúcar industrializado;
• A existência de uma família de origem alemã que habitava a região da Fortaleza, e onde havia um engenho para produção de farinha de mandioca. Farinha em alemão escreve-se “mehl”;
• A cor da água do mar vista do alto do Morro das Conchas – Farol, principalmente no início da Praia do Farol (Paralelas);
• O formato da Ilha, cuja parte oeste lembra mel saindo da boca (istmo) de um recipiente (parte sul);
• A lua-de-mel que os escravos mais fortes desfrutavam com várias negras, onde os mesmos eram deixados na Ilha por vários dias, para a reprodução, no século passado.
• Entre tantas outras.

Ainda bastante curioso é como surgiu o nome de “Nova Brasília”
Contam os mais antigos que os primeiros moradores que vieram habitar o local, oriundos da Ponta Oeste, na Ilha, o fizeram na época em que estava sendo construída a capital federal, Brasília. Daí a homenagem.
Contam outros, que o nome se deve ao fato de a localidade abrigar em suas areias, uma espécie de isca para pesca, cujo nome é “corrupto”...


13 comentários:

  1. Fala aê Japa!

    Gostei dessa hipotese pro nome... "A lua-de-mel que os escravos mais fortes desfrutavam com várias negras, onde os mesmos eram deixados na Ilha por vários dias, para a reprodução, no século passado".

    Realmente qualquer casal gotaria de passear nesse belo local!!

    O Brasil tem lugares encantadores.... O brasileiro devia conhecer mais esse País lindo!

    ResponderExcluir
  2. Wooow....que lugar mas paradisiaco y con tanta historia y leyendas.

    Espero que siempre se conserve asi, y la gente del lugar cuide mucho y valore lo que tiene.

    ResponderExcluir
  3. fala Patrick - pois é, se for esta a verdadeira hipotese, sorte destes escravos ai que ficam só na boa, enquanto os outros se ferravam trampando ...hehe...

    ResponderExcluir
  4. Twiggy, sí nosotros tambien tenemos muchas partes muy hermosas así como en Bolivia.... Seguro que tenemos que cuidar de todo!!! Saludos !

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus que perfeição de Deus!!!
    Nosso Brasil é realmente bonito por natureza!!!

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Deny, de fato somos abençoados com tantos lugares lindos!

    ResponderExcluir
  7. E como é lá? animado? tem bares? tem baladinhas?
    Estou pensando em ir no carnaval!

    ResponderExcluir
  8. E como que é lá? tem festinhas? bares? é animado?
    estou pensando em passar o carnaval lá!

    ResponderExcluir
  9. Animado, festinha... pode ter certeza que vai se divertir muito, não vai se arrepender... Toca do Abutre é o "point" mais famoso, mas tem altos lugares alternantivos na ilha...

    Valew Martha!

    ResponderExcluir
  10. estou indo ver essas maravilhas d perto ! Wallas

    ResponderExcluir
  11. Wallas, espero que tenha gostado, rs abraço!

    ResponderExcluir
  12. Japa,

    Vou ressuscitar o post kkkkk
    Queria uma informação sobre a questão da maré. Qual os horários que não dá para atravessar pelo Istmo?

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...