" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

terça-feira, 19 de junho de 2012

10 Dicas para Aprender um Idioma

O blog do site Live Mocha, (ótimo site para aprender idiomas, conforme já falei pra vocês aqui) publicou um post com 10 dicas da blogueira Kelly Doscher, que aprendeu  Francês na ocasião, sobre como ajudar no aprendizado de novos idiomas, vamos a elas...




1.  Olhe para cima… depois para baixo, e para cima de novo

Ao procurar uma palavra no dicionário, eu iria aprendê-la, então, eu iria aprender as três palavras acima e as três palavras abaixo. Fazendo isso, não estou apenas expandindo meu vocabulário, mas estou conhecendo versões diferentes da mesma palavra, como: correr, correndo, corrido.



2.  Leia os filmes

Eu assistia a filmes franceses com legendas em francês. Você fica um pouco confuso (OK, muito!), mas ler e ouvir as palavras ao mesmo tempo ajudou a solidificar o significado no meu cérebro. Assistir filmes franceses dessa maneira também me ajudou a aprender a entonação e o ritmo do idioma muito mais fácil do que apenas lendo livros ou ouvindo meus professores.



3.  Assista aos noticiários.

Um dos requisitos em nosso departamento foi que os alunos assistissem noticiários de televisão online. Esta era uma maneira desafiadora e eficaz de aplicar o que estávamos aprendendo na sala de aula porque a língua é falada rapidamente e de forma adequada, o que nos obriga a prestar atenção.



4.  Procure no Google

Um dos meus professores me deu uma ótima dica para verificar o meu uso da gramática ao escrever textos: Copie e cole uma frase que você não tem certeza na Pesquisa do Google. Se o que você escreveu aparece nos resultados da pesquisa, a gramática e ortografias estão corretas. Se isso não acontecer, uma versão mais adequada do que você escreveu pode aparecer. Se nada for encontrado, você precisa repensar o que está dizendo.



5.  Leia livros infantis

Quando eu estava começando meus estudos, descobri que livros infantis era uma boa maneira de ganhar exposição à língua na prática. As estórias são fáceis de seguir e (mais frequentemente do que em livros adultos) existem imagens para ajudar o leitor a compreender o contexto. O benefício adicional para a leitura de livros infantis é que você provavelmente vai ler um livro que faz parte da cultura daquele lugar. (No meu caso eu li muito Le Petit Prince e a série Madeline).



6.  Coma a comida!

Aprender um novo idioma não é apenas aprender as palavras, é também a aprendizagem da cultura. Uma das melhores maneiras de aprender sobre uma cultura é comendo comidas típicas. Conheça a história de um prato e você vai aprender muito sobre as pessoas que o criaram: se eles eram pobres, se eles eram nômades ou se eles eram simplesmente engenhosos.



7.  Cante

Eu gosto tanto de francês que para mim era fácil querer cantar junto com Edith Piaf e Jaques Brel. Encontre músicas populares na sua língua-alvo, pegue as letras e cante!

Se você estiver aprendendo francês, aqui  neste Blog sobre o Idioma Francês  está um grande exemplo de como cantar junto. Le Roi Lion’s Hacuna Matata… en français!!



8.  Siga seus interesses

Se você tem um hobby, encontre notícias ou programas de televisão sobre isso. Por exemplo, quando eu morava em Paris, me deparei com uma loja de livro de receitas antigas. Minhas malas ficaram muito pesadas ao voltar para casa.



9.  Fale, fale, fale

Encontre um lugar fora da sala de aula para realmente falar o idioma que está aprendendo. Não importa o quão cedo você está no seu processo de aprendizagem, a exposição pessoal à língua falada é a melhor maneira de internalizar o que você está aprendendo com o seu livro, sem ter que viajar para um país onde sua língua-alvo é falada. Pratique no Livemocha ou encontre uma mesa de conversação onde outros alunos, e talvez até mesmo falantes nativos, se reúnem para conversar. Você vai encontrar pessoas com interesses semelhantes e ser incentivado por elas. Se você for um pouco como eu, vai se sentir intimidado no inicio e seu cérebro vai doer no final, mas vai valer a pena! Olhe para sua dor de cabeça desta maneira: você só cresceu a massa cinzenta!!



10.  Viaje

Se você puder, vá a um lugar onde o idioma que você quer aprender é falado. Certifique-se de aprender algumas palavras-chave (“por favor”, “muito obrigado” e “me desculpe” já é um bom começo) e algumas regras de etiqueta simples para não ser ignorado, ou pior, ofender alguém.



Essas foram as dicas da Kelly, espero que sejam úteis na sua jornada! Agora quais são as suas melhores dicas para aprender um novo idioma?

Um comentário:

  1. ótimas dicas, algumas para quem já está iniciado na lingua.
    Ver filmes realmente ajuda muito!
    Noticiários também pois os reporteres e apresentadores costumam ser bons comunicadores falando de forma bem articulada.
    Uma coisa que ajuda muito é ver desenhos animados. A linguagem voltada para crianças ajuda muito.
    Musica é fundamental, a musica é a lingua universal, se vc gosta da melodia, vai acabar aprendendo a letra e as palavras vão ficar na sua cabeça, para você pronunciá-las.
    Uma coisa bem legal de se fazer é pensar na lingua que está aprendendo. Por exemplo se você for ao supermercado, tente saber como é cada palavra do produtos que você está comprando, tente imaginar como você iria perguntar alguma informação. No trabalho a mesma coisa. Quando você for viajar, vão te perguntar sobre seu trabalho.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...