" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

domingo, 17 de junho de 2012

Curiosidades sobre a América do Sul




Encontrei um post muito interessante no blog Sucessos da Rede e não posso deixar de compartilhar com vocês, são algumas curiosidades legais sobre o continente Sulamericano, minha querida "Patriagrande"...


O Chile é um dos países do mundo com maior quantidade de vulcões em seu território. Entre ativos e inativos, existem cerca de 15 vulcões no país.

A bandeira chilena é quase idêntica ao do estado norte-americano do Texas.

O deserto mais árido do mundo fica no Chile. Alguns estudiosos afirmam que uma área do Deserto de Atacama passou incríveis 571 anos sem ver uma gota de chuva. Outro detalhe sobre o Atacama: as temperaturas podem varias de 40º C ao dia a 0º C à noite.

O deserto do Atacama, no Chile, é uma das regiões com maior número de telescópios do mundo. Muitas das mais importantes descobertas da astronomia foram feitas graças a telescópios instalados lá.

A maior mina a céu aberto do mundo é a chilena Chuquicamata. Ela é uma gigantesca cratera com quatro quilômetros de comprimento e 2 de largura, com profundidade de 780 metros.

Além do Chile, o Equador não faz fronteira com o Brasil.

A origem do nome Equador não podia ser outra. O Equador tem esse nome justamente por que é cortado ao meio pela Linha do Equador (Ecuador, em espanhol). Metade do país fica no hemisfério Norte e a outra metade no Hemisfério Sul.

Acredite se quiser: o Equador tem 64 vulcões num espaço territorial 30 vezes menor do que o Brasil. De cada três equatorianos, um vive aos pés de um vulcão.

Apenas 11 dos 64 vulcões equatorianos são ativos. Existe uma estrada chamada de Avenida dos Vulcões. Isso por que existem oito vulcões ativos ao longo dela.

O chapéu Panamá é produzido no Equador. Uma observação: os produtores locais estão enfrentando a concorrência (que consideram desleal) do Panamá feito… imagine, na China.

Afinal, como surgiu o nome Galápagos? A expressão surgiu do verbo “galopar” e é uma alusão ao hábito espanhol de montar nas tartarugas gigantes do arquipélago antes de matá-las e consumir sua carne.

As tartarugas gigantes de Galápagos são animais de vida longa. Uma tartaruga pode passar com facilidade dos 100 anos. Recentemente, um exemplar morreu aos 176 anos no zoológico de Queensland, Austrália.

Uma curiosidade muito interessante: o ar é tão salgado que quase todos os materiais que contém ferro são destruídos em pouquíssimo tempo pela corrosão.

Outra mais interessante: localizado na ilha Isabela, o maior vulcão de Galápagos chama-se Wolf. Ele está a 1.075 metros acima do nível do mar e é cercado por 2.500 mini-vulcões.

As Ilhas Galápagos são consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas.

Colômbia significa Terra de Cristóvão Colombo e recebeu esse nome em homenagem ao "descobridor" da América.

Você sabia que a Colômbia já foi chamada de Estados Unidos da Colômbia?

Você sabia que existe um estado colombiano (por lá conhecido como departamento) chamado Amazonas?

Nem todos sabem, mas a Colômbia é um grande produtor de flores. As rosas colombianas são famosas no mundo todo. Conhecidas pela sua durabilidade e pelo seu tamanho (elas chegam a medir 11 cm), as rosas da Colômbia tem no Brasil um dos maiores compradores.

O país é o primeiro produtor latino-americano de carvão e o maior produtor mundial de esmeraldas. Mais de 95% da produção mundial de esmeraldas saem da Colômbia.

Com exceção do Natal e do Ano Novo, todos os feriados colombianos são remanejados para a segunda ou sexta-feira. Ou seja, lá não existe feriado no meio da semana.

A Bolívia foi fundada com o nome de República Bolívar,em homenagem a seu libertador Simón Bolívar. Aliás, Bolívar foi o primeiro presidente do país.

Você sabia que o estado brasileiro do Acre pertenceu a Bolivia?

O maior depósito de sal a céu aberto do mundo é o salar de Uyuni, na Bolívia. Acredite, o salar fica a 3.800 metros de altitude na Cordilheira dos Andes.

Cerca de 25 mil toneladas de sal de cozinha são extraídos por ano do salar. À propósito, você sabia que ele é sete vez maior que a cidade de São Paulo?

Situado na fronteira entre Peru e Bolívia e com cerca de 8.300 km², o Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo. Ele está a 3.821 metros de altitude. também na cordilheira andina.

Você sabia que existe nas margens do Titicaca uma cidade chamada Copacabana? Foi de lá que partiu para o Rio de Janeiro uma réplica de uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana, que batizou um dos bairros mais famosos da Cidade Maravilhosa.

Existe na Bolívia e no Peru um refrigerante chamado Inka Kola.

Ainda não há um consenso sobre a origem da palavra Peru, que dá nome ao país. Uma das teorias mais difundidas é, até certo ponto, engraçada. Ao chegarem naquelas terras, os espanhóis perguntaram aos nativos qual o nome do lugar, e ouviram como reposta: “Biru”. O nome pegou, mas o detalhe é que “biru” significa “não entendo”.

Quando chegaram no território do atual Peru, os colonizadores espanhóis encontraram uma população de quase 10 milhões de indígenas. O problema foi que vírus, bactérias e escravidão vieram de carona com os europeus e, como consequência, reduziram os nativos a apenas 600.000 em 100 anos.

Você sabia que a moeda peruana é chamada de Novo Sol (Nuevo Sol)?

Machu Pichu significa “velha montanha”. A cidade só foi descoberta em 1911 por um explorador norte-americano à serviço da National Geographic Society chamado Hiram Bingham.

Você sabia que existem mais de 3.000 variedades de batatas na região dos Andes?

O nome Argentina vem do latim argentum, que significa prata.

A Argentina foi descoberta em 1502 pela frota do espanhol Américo Vespúcio, o mesmo que batizou o continente americano.

A Argentina possui a segunda maior população judia das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

A população da Argentina é de 39,7 milhões de habitantes, menor do que a do estado de São Paulo, com 40 milhões de pessoas (dados de 2011).

Mais da metade da população do país se concentra na região de Buenos Aires.

A maior parte das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu estão no lado argentino, não no brasileiro. Já as maiores, ficam no lado brasileiro.

A cidade mais ao Sul do planeta (ou cidade mais austral da Terra!!) é Ushuaia, na Terra do Fogo, bem próximo da Antártida.

A montanha mais alta das Américas é o Aconcágua, com 6.962 metros, próximo da cidade argentina de Mendoza.

Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, Buenos Aires não é capital da província argentina de Buenos Aires, mas uma cidade autônoma. Aliás, seu nome formal é Cidade Autônoma de Buenos Aires (Ciudad Autónoma de Buenos Aires).

Os argentinos de outras províncias e cidades costumam se referir a Buenos Aires como “Capital Federal” justamente para não haver confusão com a Província de Buenos Aires.

O nome Buenos Aires vem de Nossa Senhora dos Bons Ares, santa venerada pelos marinheiros e navegantes. A cidade já foi chamada de Nuestra Señora del Buen Ayre e Ciudad de la Santísima Trinidad y Puerto de Nuestra Señora del Buen Ayre.

Nem todos os brasileiros sabem, mas assim como o gaúcho não passa sem um chimarrão e o pantaneiro sem um tererê, o argentino gosta muito de um mate (ou “yerba mate”).

O nome oficial da Venezuela é República Bolivariana da Venezuela.

O nome oficial de Caracas, a capital, é Santiago de León de Caracas.

Um dos nomes mais comuns na geografia venezuelana é Símon Bolívar, herói da independência do país. Além de um estado chamado Bolívar, existe uma cidade, uma montanha…. Aliás, a moeda venezuelana é o bolivar. E o nome do país é República Bolivariana da Venezuela. E o presidente Hugo Chávez segue uma ideologia de esquerda chamada por ele e por seus seguidores de bolivariana.

O Brasil pode ser o país das modelos, mas o país que forneceu o maior número de vencedoras dos concursos de Miss Universo e Miss Mundo foi a Venezuela. Aliás, os concursos de miss são uma verdadeira mania no país.

A maior cachoeira do mundo é a venezuelana Salto Angel, com 979 metros de altura.

Os venezuelanos comemoram a independência do país em três datas diferentes, todas feriados nacionais: 19 de abril, 24 de junho e 5 de julho.

A palavra Paraguay é de origem guarani e significa “mar imenso” – referência a uma das bacias hidrográficas locais, a do rio Paraguai.

A bandeira do Paraguai é a única em todo o mundo com o emblema dos dois lados diferentes.

Já pensou em visitar uma praia e pegar um bronze no Paraguai? Apesar de não possuir litoral, o país é rico em praias de água doce. As mais badaladas são as do lago Ypacaraí.

E já pensou em curtir o carnaval no Paraguai? Pois isso também é possível. O carnaval mais animado é o da cidade de Encarnaceno, que, durante o mês de fevereiro, reúne milhões de animados foliões para aproveitar a festa.

E tomar um chimarrão paraguaio, já pensou? Chamado por lá de terere, a bebida é amplamente consumida pelos paraguaios. Tanto o chimarrão quanto o terere são produzidos a partír da erva-mate, com a diferença de que o terere (tererê, no Brasil) é doce e comumente servido com água fria.

O nome Uruguai veio provavelmente da palavra indígena “urugua”, que significa “caranguejo”. Outro hipótese é que pode ter vindo de “uru” (uma espécie de pássaro) e “gua” (água).

O Uruguai é um dos países mais seguros e com melhor qualidade de vida das Américas.

A população do Uruguai é quase 7 vezes menor do que a da região metropolitana de São Paulo.

O Uruguai é um dos poucos países de língua não lusófona a ensinar o português nas escolas.

Fonte: Sucessos da rede


3 comentários:

  1. Muito interessante esse post em Japa!

    Nem sabia que a maior cachoeira do mundo ficava na Venezuela...

    Abs e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, valew... é meu amigo tem bastante coisa nesse continente maravilhoso!

      Excluir
  2. Legal ganhar mais um pouco de cultura.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...