" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pra recordar... Os horrores da guerra.

Hoje fazem 40 anos que uma das fotos mais conhecidas do mundo e ao mesmo tempo uma das fotos que mais representa a estupidez do ser humano foi tirada.
Trata-se da foto de Phan Thị Kim Phúc, também conhecida como Kim Phúc, nascida em 1963 que aos seus nove anos se tornou uma das imagens mais tristes e mais conhecidas no mundo.

Kim Phúc 



 Foi no dia 8 de junho de 1972 que o fotografo Huynh Cong, conseguiu as imagens do sofrimento da menina após serem bombardeados com bombas de Napalm lançadas pelo exercito Estadunidense. Depois de ter capturado a dor da menina, o fotógrafo foi responsável também pela sobrevivência da menina ele a levou para um hospital próximo pedindo aos médicos para atendê-la e que não se esquecessem dela, ninguém acreditava em sua sobrevivência devido a gravidade das queimaduras, seus 2 primos morreram neste ataque.
 A menina recebeu alta treze meses depois e permaneceu em tratamento  até a  adolescência, recebendo analgésicos para as dores que permaneceram como sequelas das queimaduras.
 Depois de um longo tratamento, ela conheceu um jovem vietnamita, quando era estudante e se casou em 1992. Hoje vive no Canadá e é embaixadora da Boa vontade da UNESCO.
Esta imagem representa um pouco do horror da guerra do Vietnã também conhecida pelos locais como Guerra Americana, onde mais de 3 milhões de CIVIS vietnamitas morreram. Mais tarde em 1973 os Estados Unidos tiveram que abandonar a batalha com o rabinho entre as pernas, mesmo com todo seu poder bélico e o Vietnã voltou a ser unificado tornando-se a Republica Socialista do Vietname (ou Vietnã).



No ano de 2000 Kim contou um pouco de sua história em uma entrevista para uma rede de TV:


"Em 1972, os americanos lançaram uma bomba de napalm em meu povoado, no sul do Vietnã.
Um fotógrafo, Nick Ut, tirou uma foto minha fugindo do fogo, a foto que hoje é tão famosa. Eu me lembro que tinha 9 anos, era apenas uma menina. Naquela noite, nós do povoado havíamos ouvido que os vietcongues estavam vindo e que eles queriam usar a vila como base. Então, quando já era dia, eles vieram e iniciaram os combates no povoado. Nós estávamos muito assustados. Eu me lembro que minha família decidiu procurar abrigo em um templo, porque nós acreditávamos que lá era um lugar sagrado. Nós acreditávamos que, se nos escondêssemos lá, estaríamos a salvo. Eu não cheguei a ver a explosão da bomba de napalm; só me lembro que, de repente, eu vi o fogo me cercando. De repente, minhas roupas todas pegaram fogo, e eu sentia as chamas queimando meu corpo, especialmente meu braço. Naquele momento, passou pela minha cabeça que eu ficaria feia por causa das queimaduras, que eu não ia mais ser uma criança como as outras. Eu estava apavorada, porque de repente não vi mais ninguém perto de mim, só fogo e fumaça. Eu estava chorando e, milagrosamente, ao correr meus pés não ficaram queimados. Só sei que eu comecei a correr, correr e correr. Meus pais não conseguiriam escapar do fogo, então eles decidiram voltar para o templo e continuar abrigados por lá. Minha tia e dois de meus primos morreram. Um deles tinha 3 anos e o outro só 9 meses, eram dois bebês. Então, eu atravessei o fogo."

 — Kim Phuc




Um comentário:

  1. Acho essa foto sensacional que mostra todo sofrimento da guerra... pena que o mundo já teve muitas tristes histórias... infelizmente...

    Bom fds pra ti Japa!

    Absss

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...