" A mi no me ofende que por hablar mucho me llamen loco, Tú dices poco porque sabes poco!"
Calle 13

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Embargo dos EUA a Cuba completa 50 anos hoje.





Em 3 de fevereiro de 1962, o então presidente dos Estados Unidos da América, emitiu a proclamação presidencial 3447, decretando embargo total por parte daquele país a Cuba.


O bloqueio provocou prejuízos econômicos, estimados pelas autoridades cubanas de cerca de 975 bilhões de dólares, tendo em conta a depreciação do dólar em relação ao Ouro.


Em 1962, um dia depois do bloqueio, em 4 de fevereiro, mais de 1 milhão de pessoas (a maior reunião pública realizada na ilha até o momento) vibraram e aplaudiram o famoso documento intitulado Segunda Declaração de Havana.


A declaração não só denunciou a manobra contra Cuba e o grau de dependência de outros países latinos, mas também "a essência do domínio dos EUA e da exploração e miséria de milhões de filhos de nossa América".


Vários anos após o estabelecimento do embargo e apesar das votações sucessivas na ONU contra a medida, os EUA apertaram as coisas com a Lei Torricelli, promulgada em 1992 por George Bush - que cortou o comércio de alimentos e remédios cubanos com filiais de empresas estadunidenses estabelecidas em outros países.


Alguns anos mais tarde, em 1996, a presidência de Clinton intensificou o embargo com a promulgação da lei "Hekms, Burton", que estabelece que as empresas não americanas podem estar sujeitas a represarias legais e os representantes não consigam entrar nos EUA se negociarem com Cuba.





Desde 1992 ( 59 votos a favor da condenação, 3 contra e 71 abstenções) o embargo foi condenado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, podendo se destacar a condenação de 2011 onde 186 países condenaram o embargo, e apenas 2 (E$tados Unidos e I$rael) se mantiveram a favor, ainda 3 países se abstiveram (Ilhas Marshall, Micronésia e Palau), ou seja os representantes das nações não se intimidaram com a pressão...  Até o Papa João Paulo II considerou como "injusto" e "eticamente inaceitável" em 1988, quando visitou Cuba.


Recentemente a rede Globo exibiu uma série de reportagens, sobre Cuba, o que falar destas reportagens? É o tipo de coisa que uma rede de televisão desprezível e tendenciosa como esta, está acostumada a fazer, reportagens no mínimo tosca, uma reportagem baseada em opinião de uma mulher que reclama do sistema de saúde pública... e mais um monte de informações no minimo duvidosas, que por incrível que pareça, alcança seu objetivo, fazer com que muitas pessoas tenham antipatia ao governo de Cuba... Sim, Cuba não é perfeita, tem muitos problemas, mas boa parte deles não existiriam se não fosse o embargo que hoje completa 50 anos!

17 comentários:

  1. Isso que fizeram com Cuba é um dos maiores absurdos da história da humanidade!!!!

    ResponderExcluir
  2. Posso afirmar que cresci ouvindo que o comunismo é coisa do capeta, mas sinceramente não sou fan de politica, mas pelo que começo a entender com minha experiência de vida é que muito do que dizem foi criado e é uma forma a qual os países capitalistas usaram durante décadas para evitar que os povos e governos pendessem para o lado da antiga União Soviética, como ditaduras militar em toda América do Sul, que tinham claro objetivo de freiar qualquer tentativa de algum governo sul americano de se unir aos "comunistas" nem que para isso fosse preciso derramar muito sangue, ou quase intervenção militar estrangeira propriamente dita como no caso do Chile, com Salvador Allende... onde navios da marinha Americana esperavam no litoral chileno, se Allende resistisse prontamente os Marines estariam alí para impor o regime a favor dos EUA...isso aconteceu de formas distintas em todos os países sulamericanos inclusive aqui no Brasil... mas Cuba é castigada até hoje, por querer que seu povo seja um povo que não ostente a luxuria consumista e as desigualdades sociais impostas pelo capitalismo.
    acho que é isso...

    ResponderExcluir
  3. Pois é.
    Eu já morei em Cuba e posso afirmar que não fosse a intervenção da "maior democracia do mundo", a situação seria outra.
    Mas ao contrário do que a mídia divulga, o povo cubano é mais nacionalista que muitos democratas brasileiros de araque.
    Um abraço.
    Seguindo e compartilhando.

    ResponderExcluir
  4. Pra começar se eles ainda não se gostam, pq diabos a guantanamo fica ali? =)
    Fora que, turismo é permitido, com restricões mas é.

    É, parece que ambos os lados mentem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre guantanamo, da uma lida neste post aqui pra entender um pouquinho melhor

      http://prestesaressurgir.blogspot.com/2012/01/devolvam-guantanamo-cuba.html


      abraço

      Excluir
    2. Então, a pergunta ainda continua...

      Guantanamo não é nada mais que o forte mostrando quem manda no pedaço.

      E outra, acho que existe sim comercio mesmo que seja ilicito, claro que o governo não sabe, de todo tipo de produto. Famoso charuto cubano alguem? Ou nem armas para controlar a população teriam.

      Nações aparecem e desaparecem, foi assim no passado e pq não amanhã?

      Enfim, esse negocio imho é, finjo que bato e vc finge que apanha. E ainda fazemos estardalhaço na midia.

      Excluir
    3. Guantanamo é mais uma prova do desrespeito dos EUA ao ser humano, isto sim...Claro que existe comércio, o que acontece em um embargo resumidamente é que os EUA proíbem que outros países comercializem com Cuba...

      Excluir
  5. um país aonde o direito mais simples de ir e vir tem que ser aprovado pelo governo, aonde os governates tem luxo e a população comum, sob pressão de armas e coação só tem que aceitar, não pode nem deve ser levado a sério.

    o princípio do comunismo, que tudo pertence ao povo, que todos tem tudo, é bonito no papel, claro que o capitalismo é uma porcaria, mas o problema do comunismo são as pessoas no poder, pois para elas tudo é permitido, luxos inclusive e cabe aos trabalhadores sustentarem essa corja que desfruta, por aqui não é diferente, com governos populistas e as pessoas cada x mais ignorantes.

    ResponderExcluir
  6. Sou contra o embargo,,mas se o comunismo é tão bom porque iria precisar de um país capitalista??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem precisa de um país capitalista?
      Na verdade você está confundindo as coisas, Cuba não precisa dos necessariamente dos EUA, como você está dando a entender, precisa sim que ninguém proíba que eles sobrevivam comercialmente... o que não quer dizer que Cuba se tornaria capitalista!

      Excluir
  7. O embargo foi primeiramente motivado quando Cuba "nacionalizou" as propriedades privadas e investimentos dos americanos naquele país. O "embargo" continuará enquanto Cuba não buscar a democracia e atentar para os "direitos humanos". Desde 2000 o embargo foi relaxado permitindo a venda de produtos agrícolas e medicinais para Cuba por razões humanitárias. Mesmo assim, de início, o Governo Cubano recusou tal ação, repensando a questão quando foram vitimados pela destruição do furacão "Michelle" em Novembro de 2001. Já em 2007, os EUA passou a ser o principal fornecedor de alimentos para Cuba e o 5o. maior exportador. O "embargo" ainda é fortemente apoiado pelo Cubanos-Americanos (exilados) aka "Lobby de Cuba"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você diz propriedade privada, podemos concluir que você está querendo dizer latifúndios estadunidenses que utilizavam Cuba como fonte de enriquecimento próprio, da mesma maneira empresas envolvidas com petróleo como a Esso, que da mesma maneira exploravam o país (assim como o fazem em diversos outros no mundo)...
      DIreitos Humanos? se alguém quer falar em direitos humanos vamos falar de países como os da Africa e Oriente Médio onde pessoas morrem ou de fome ou pela violência imposta pela DEMOCRACIA estadunidense, e pelas "crises" mundiais que visam favorecer alguns bancos poraí...

      Excluir
  8. E viva a "democracia e a liberdade" do Tio Sam.

    "Aos muitos admiradores brasileiros e portugueses dos yankees minha sincera admiração, e muita coragem ariscar suas existências para defender um projeto delirante de um povo descontrolado, onde você naturalmente não esta incluído." Ciro - acirrando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Cuba é o país que tem menos prisioneiros comuns e prisioneiros de consciência no mundo Lá a justiça cumpre seu papel de julgar os crimes cometidos, inclusive de terroristas fascistas. Já nos EUA pessoas estão presas sem julgamento e o país mantém em países estrangeiros milhares de pessoas em igual situação. Os EUA possuem a maior população carcerária do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os EUA possuem a maior população carcerária do mundo porque possúem a terceira maior população absoluta do mundo, e lá a as leis se cumprem, a justiça é eficiente e a impunidane não vigora. Em cuba as pessas estão presas dentro do próprio país e de sí mesmas, sendo impedidas de demonstrar qualquer tipo de descontentamento para com o estado. Para os defensores deste tão MARAVILHOSO regime, queria perguntar qual é a justificativa para a fuga em massa de atletas da delegação cubana durante o pan americano de 2008, que teve como consequencia o vexatório retorno da delegação inteira?

      Excluir
    2. Postei sobre o sistema carcerário do paraíso...
      Segue:
      Maior população prisional do mundo
      Elevando-se desde os anos 80, a surreal taxa de encarceramento dos EUA é um negócio e um instrumento de controle social: à medida que o negócio das prisões privadas alastra-se como uma gangrena, uma nova categoria de milionários consolida seu poder político. Os donos destas carcerárias são também, na prática, donos de escravos, que trabalham nas fábricas do interior das prisões por salários inferiores a 50 cents por hora. Este trabalho escravo é tão competitivo, que muitos municípios hoje sobrevivem financeiramente graças às suas próprias prisões, aprovando simultaneamente leis que vulgarizam sentenças de até 15 anos de prisão por crimes menores como roubar chicletes. O alvo destas leis draconianas são os mais pobres, mas, sobretudo, os negros, que representando apenas 13% da população norte-americana, compõem 40% da população prisional do país.


      Em relação a Cuba, você se refere a "fuga" de pugilistas... o ser humano é ,corrompível. imagine que estas fugas devem ao fato de empresários do boxe chegarem aos lutadores e oferecerem, mulheres, luxo, carros, milhões, etc tudo que quiserem, em troca da ex-vida tranquila de um país, "sem conforto"... não seja ridículo, o patriotismo pode até ser forte, mas muitos atletas são comprados... alias pode ser até q nem sejam empresários, pode ser até que o próprio governo dos EUA, pague a eles apenas pra fazer esta propaganda negativa do país, para que trouxas assim como muitos por aí, saiam papagaiando coisas más de Cuba...

      Te deixo uma pergunta você já foi a Cuba?

      Excluir
  10. Existe essa arrogância enorme por parte das pessoas ao discutirem, e fazerem parecer que o que falam é tão óbvio, que quem pensa o contrário é taxado. Quando alguém foge de Cuba, é porque foi manipulado, quando alguém se diz contra e critica a saúde publica e outras coisas, esta errada e quem concorda é alienado e reaça. É muita arrogância por um sistema que mata, que rouba, que prende e tira a liberdade do POVO, e que sozinha não sobreviveria, uma vez que o comércio nunca foi socialista. Eu tenho um imenso respeito a quem dialoga, quem argumenta, mas sinceramente, ao ler comentários você vê quem é o alienado, e quem vive a realidade.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário! Volte sempre!

Não deixe de ver também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...